Prezados colegas. Minha dúvida é simples. Queria saber, levando em consideração a expertise profissional dos senhores que já lidaram alguma vez com processo de naturalização de estrangeiro, quanto tempo demora, em média, até sair a decisão que reconheça a naturalização de estrangeiro em nosso país pelo Ministério da Justiça nos termos da Lei n. 6815/1980?

Por fim, após o procedimento de naturalização e a pessoa reconhecida como brasileira naturalizada, esta poderá adquirir propriedade rural sem ter que se submeter as regras de limitação à aquisição de imóvel rural para estrangeiros previstas no artigo 3, incisos da Lei 5709/1971 ?

Muito obrigado por quem puder me dar uma luz nesse túnel escuro da dúvida!!! Att, Luís Felipe

Respostas

    Lee Jiann Huey

    Lee Jiann Huey Terça, 12 de novembro de 2019, 14h30min

    @Frank Nma,
    meu processo já foi deferido, o documento deve encaminhar para MJ pelo correio ou pelo site do MJ atraves do SEI.

    Frank Nma

    Frank Nma Terça, 12 de novembro de 2019, 14h39min

    @Lee jiann Huey,
    Eu só tem cópia comigo original tá com polícia federal.
    Posso enviar cópia também?

    Lee Jiann Huey

    Lee Jiann Huey Terça, 12 de novembro de 2019, 14h50min

    @Frank Nma,
    Eu não sei se pode ser a copia, porque na minha cidade, PF nao tinha recolhido os documentos originais, e tambem, eu entreguei o documento pelo SEI do MJ, quando voce recebeu a carta do MJ? se dar tempo, é mais fácil solicitar o acesso pelo SEI, voce pode entregar o documento pelo sistema e depois ainda pode consultar o andamento do seu processo tb.

    Frank Nma

    Frank Nma Terça, 12 de novembro de 2019, 15h02min

    @Lee jiann Huey,
    Posso enviar uma carta junto cópia explicado que PF tá com documentos originais do meu processo?
    O que vc acha.

    Herntz Kelly Dorvil

    Herntz Kelly Dorvil Terça, 12 de novembro de 2019, 23h12min

    @frank numa
    Olha vá até o departamento da polícia federal onde você protocolou o seu pedido, e explica certinho eles vão te orientar, lembrando tem que cumprir a exigência dentro do prazo para não ser indeferido.

    Herntz Kelly Dorvil

    Herntz Kelly Dorvil Terça, 12 de novembro de 2019, 23h14min

    @ Lee jiann Huey
    Obrigado!
    Olha quanto tempo o seu processo leva até ser deferido?

    O meu está no acesso restrito.

    Lee Jiann Huey

    Lee Jiann Huey Quarta, 13 de novembro de 2019, 5h14min

    @Herntz Kelly Dorvil
    meu processo demorou mais de um ano e meio.

    Lee Jiann Huey

    Lee Jiann Huey Quarta, 13 de novembro de 2019, 5h19min

    @Frank Nma,
    eu nao sei se pode ou nao, mas voce pode ir ate PF e pede orientação, talvez eles tem o seu documento original guardado. E depois solicitar o acesso SEI - http://fazenda.gov.br/sei/usuario-externo, pode mandar o documento pela sistema, é bem mais fácil.

    Frank Nma

    Frank Nma Quarta, 13 de novembro de 2019, 13h14min Editado

    @Lee jiann Huey,
    Mandei os documentos pra MJ hoje pelo DHL, dá aqui 2,3 dias chegar lá.
    Muito Obrigado todos.

    C

    Cchupi kliw Quinta, 14 de novembro de 2019, 23h14min

    @Lee jiann Huey ,faz qnt tempo que vc enviou a resposta de carta ,pois eu enviei pelo Sei mes passado ,

    C

    Cchupi kliw Quinta, 14 de novembro de 2019, 23h15min

    @frank numa eu tambem enviei o mes passado

    Herntz Kelly Dorvil

    Herntz Kelly Dorvil Quinta, 14 de novembro de 2019, 23h39min

    Pessoal se alguém pode me ajudar por favor agradeço, não estou conseguindo ver em que divisão o meu processo está, dei uma pesquisada ainda hoje estava no acesso restrito, alguém sabe o que tenho que fazer? Desde já agradeço pela resposta

    Yoanky Cordero Gómez

    Yoanky Cordero Gómez Terça, 19 de novembro de 2019, 0h23min Editado

    Pessoal alguém saberia me dizer quais são os trâmites legais para tirar os documentos brasileiros após pedido de naturalização deferido e publicado no DOU? GRATO

    Lee Jiann Huey

    Lee Jiann Huey Terça, 19 de novembro de 2019, 9h23min

    @Herntz Kelly Dorvil
    nao tem nada para fazer nesse momento, só aguardar o seu nome a ser publicado no diário, voce pode entrar nesse site http://www.in.gov.br/web/guest/inicio, e coloca seu nome para pesquisar se saiu ou nao, e fica atento no caso se MJ encaminha email pedindo documentos. Voce tb pode solicitar acesso ao SEI, tem mais informações sobre seu processo..

    @Yoanky Cordero Gómez
    se seu processo ja foi deferido, pode ir no poupatempo para tirar o RG e título eleitor

    Herntz Kelly Dorvil

    Herntz Kelly Dorvil Terça, 19 de novembro de 2019, 20h29min

    Olá pessoal, o meu nome já foi publicado hoje , o meu processo foi bem rápido. O problema agora é que nome do meu pai foi publicado com erro.

    Yoanky Cordero Gómez

    Yoanky Cordero Gómez Sexta, 22 de novembro de 2019, 1h08min

    @Lee, muito obrigado mesmo. Foi super útil. Grato

    Y

    Youssef oliveira Domingo, 01 de dezembro de 2019, 0h19min

    Tenho 90 dias desde que eu protocolei o meu pedido na PF , e quando eu consulto esta me dando protocolo nao foi econtrado alguem pode me informar oque isso oque vou fazer

    Y

    yuli niles Domingo, 01 de dezembro de 2019, 12h00min

    Bom dia a todos. Deu entrada no meu processo dia 29.11.2019 mas tem uma dúvida. Desde que chegou no Brasil em 2012 nunca mais saiu do pais, então meu passaporte venceu no ano 2017, nunca tive necessidade de optar por outra, pois tenho visto permanente... em fim! quando deu entrada na PF falaram que vão processar meu pedido mesmo assim porque as vezes isso não seja um impedimento pois seus outros documentos estão certo e em dias. Alguém sabe me informar se isso será um impedimento no processo? Por segurança vou pedir outro passaporte se eles pediram teria para entregar. Desde já agradeço as respostas.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.