Bom dia , sou casada em regina de comunhao parcial de bens (15 anos de casada), tenho 3 filho menores de idade, meu marido tem 2 filhos maior de idade do 1º casamento. Recentemente consegui fazer minha casa propria com recursos exclusivamente meus (fiz acerto na firma onde trabalho e peguei mais dinheiro empresto so pra fazer essa casa) . Se eu me separar ou meu marido vier a falecer os filhos do 1º casamento dele tem direito na minha casa? que eu lutei tanto pra conseguir? Se eu me divorciar ele pode abrir mao da casa , assumindo que a casa é minha pois os recursos foram TODOS meus? Me ajudem por favor .

Respostas

    R

    Rafael F Solano Sexta, 16 de janeiro de 2015, 16h07min

    É claro que ela não tem direito ao que ela em nada colaborou para conquistar. O filho é tanto dela quanto seu, o filho fica na sua casa, sob a sua guarda, mas ela não fica se vc não permitir.

    N

    nadia cruz Quarta, 11 de fevereiro de 2015, 1h06min

    tenho uma casa que comprei em 1995 e me casei em 2003 minha anteada esta querendo me tomar pois meu marido faleceu há três meses ela pode fazer isso a casa esta em meu nome.

    R

    Rafael F Solano Sexta, 13 de fevereiro de 2015, 14h26min

    Ela é doida, não dê importância.

    Exceto se vc casou sob união total de bens. Mesmo assim ainda lhe restaria o direito real de habitação e ela não poderia exigir sua saida.

    P

    Pamela Quinta, 26 de fevereiro de 2015, 20h27min

    Oi boa noite , estou amigada faz 5 anos e quando mi envolver com meu marido nós não tínhamos nada .. Construímos tudo juntos , mas 1 casa que compramos meu marido colocou no nome do pai dele ., quando eu mi separar irei ter direito a essa casa ?

    R

    Rafael F Solano Quinta, 26 de fevereiro de 2015, 23h47min

    Por que a casa foi colocada no nome de seu sogro???

    Se está em nome dele É DELE.

    Se eram vcs 2 comprando, por que não ficou no nome de vcs 2???????????

    D

    Desconhecido Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 15h09min

    olá doutor, moro com um rapaz há 3 anos,tenho dois filhos de outro relacionamento e tenho minha casa que fiz sem a ajuda dele.Em uma separação ele terá direito na minha casa mesmo eu não tendo filho com ele?
    qual é a melhor maneira de passar a minha casa para os meus filhos para que ele não tenha direito sobre ela,no casa de separação?

    R

    Rafael F Solano Sexta, 27 de fevereiro de 2015, 15h29min

    Cleide, o dinheiro aos bens conquistados na vigência de uma união não depende de haver filhos, mas por se entender que como o casal se deve mutuamente o amparo e o apoio, direta ou indiretamente houve contribuição na conquista do patrimônio.

    O imóvel será somente seu se vc o conquistou antes de se juntar com seu companheiro, neste caso ele não terá direito ao imóvel.

    Vc pode doar seu bem a seu filho e seu companheiro assinará concordando, assim ele não terá direito sobre o imóvel..

    A

    Adelaide Quarta, 17 de junho de 2015, 3h40min

    Boa noite! Meu namorado tem dois filhos c uma ex namorada eles não se casaram, namoro com ele a 7 anos e estamos querendo casar, ele vai comprar um apartamento e tava pensando em ajudar na compra, se ele comprar sozinho e nos casarmos e no futuro vier falecer ou nos separarmos os filhos dele tem direito de me tirar do apartamento? Como ficarei nesse caso? Obrigada

    R

    Rafael F Solano Quinta, 18 de junho de 2015, 0h22min

    Adelaide, como vc vê, mulher ou marido podem virar ex, certo?? Mas quando se é pai ou mãe nunca se tornam ex pai ou ex mãe. Assim tmb é com os filhos, não existe ex filho.

    Logo, os filhos serão sempre os mais garantidos herdeiros, são os sucessores naturrais de seus pais, eles o sucedem nos bens e direitos que eles por ventura vierem a deixar quando morrer. Se seu noivo falecer e tiver bens e direitos, os filhos deles irão sucedê-lo (assumir seu lugar) nestes bens e direitos.

    Quanto a vc ter de sair do imovel vai depender, se não tiver outro bem vc poderá permanecer morando. Mas isso é hoje, o amanhã a Deus pertence!!

    N

    Nildinha Martins Terça, 27 de outubro de 2015, 16h47min

    eu tinha uma casa antes de me casa, fizemos uma reforma depois de casados ele tem dois filhos e uma ex que ja disse que quer a minha casa, se ele morrer eu terei que dividir a casa com o filho dela?
    mesmo a casa ja sendo minha antes do casamento. devido ele ter feito uma reforma ? o que devo fazer? eu quero vender a minha moto pra compra um carro mais estou desistindo por medo de ter que dividi com os filhos dele.
    me ajudem .

    R

    Rafael F Solano Terça, 27 de outubro de 2015, 19h32min

    A ex dele não tem direito algum. Se não quer que os filhos dele tenha direito aos bens adquiridos por vc a que o pai terá direito estando em união com vc, firmem acordo de união estável elegendo o regime de separação de bens, assim, o que vc adquirir é só seu, e o que ele adquirir é só dele.

    A reforma só irá gerar direitos se foram obras de ampliação, de melhorias no imóvel, então ele teria direito a indenização na metade do valor gasto, e por conseguinte, os filhos deles o sucederiam neste direito caso o pai faleça.

    A

    anira Quarta, 09 de março de 2016, 15h42min

    Ola, Eu e meu marido nao somos casados, só moramos juntos, ele passou a casa em meu nome, se a gente se separar ele tem direito? ????

    A

    anira Quarta, 09 de março de 2016, 15h43min

    Ola, Eu e meu marido nao somos casados, só moramos juntos, ele passou a casa em meu nome, se a gente se separar ele tem direito? ???? por favor se possivel mande resposta pelo email. [email protected]

    R

    Rafael F Solano Quarta, 09 de março de 2016, 18h42min

    Se a casa é dele, Anira, é claro que ao receber dele metade é dele. Fora o fato de que qualquer filho que ele tenha pode requerer na justiça a anulação dessa doação.

    S

    Samia Molinari Terça, 21 de junho de 2016, 21h54min

    Pessoal mais se ela colocar a casa no nome do filho dela do marido, mesmo assim os filhos do primeiro casamento tem direito ?

    R

    Rafael F Solano Segunda, 04 de julho de 2016, 22h27min

    Samia, o que é de direito de uma pessoa somente ela pode dispor, seja vender ou doar, portanto, os filhos dele poderão anular a doação da parte do pai deles, é claro!!! A mulher é livre para doar ao filho dela, mas a parte DELA!

    José Anderson Izidoro

    José Anderson Izidoro Sexta, 21 de outubro de 2016, 0h08min

    Olha
    Meu pai morreu faz três anos
    Ele era manejado com uma mulher a 10 anos.
    Mas nao era casado no papel. Ele tem duas casas
    Queria scasasos meus direitos
    Enquer tenho direitos?

    José Anderson Izidoro

    José Anderson Izidoro Sexta, 21 de outubro de 2016, 0h08min

    Ele tem tres filhos. Encluindo eu

    R

    Rafael F Solano Sexta, 21 de outubro de 2016, 9h38min

    José, abra o inventário e peça a extinção do condominio que se formará entre vcs os herdeiros. Só assim vc terá acesso ao seu direito. Não demore, quanto mais o tempo passa mais caro vai ficando o inventário!! Inclusive vc pode pedir a venda de um dos imóveis para levantar recursos para pagar as despesas do inventário.

    Sandrinha Oliveira

    Sandrinha Oliveira Segunda, 31 de outubro de 2016, 0h23min

    Meu falecido marido me deixou uma casa pra me e pro meu filho construiu pra nois queria saber se o outro filho dele tem direito na casa sendo que meu marido nunca foi casado nem Nada sor fez Mesmo e registrou so isso mais comigo elle me assumiu e quem tem direito na pensão atual ou a ex?