Mudança de nome
Sou acadêmico de Direito e preciso dirimir uma dúvida: Uma pessoa com 20 anos pode solicitar sua mudança de nome, uma vez que se sente prejudicada por tê-lo? Qual o procedimento correto? Qual a fundamentação Jurídica?
Agradeço pela resposta.
Marcelo
Meu irmão vai casar e resolveu tirar o sobrenome da minha mãe, assim como a noiva dele quer tirar o sobrenome da mãe dele, eles querem ficar com os mesmos sobrenomes. Por exemplo os nomes deles são: André Pereira da Silva Janaina Oliveira Nunes
E querem que seja:
André Nunes da Silva Janaina Nunes da Silva
Isto é permitido?
Olá pessoal, me chamo Elizabete Silva Araújo e minha irmã gêmea, Elizanete Silva Araújo. Temos 22 anos e já enfrentamos várias situações constrangedoras por termos os nomes parecidos. Um exemplo é uma ida a um congresso para estudantes e apenas um comprovante estar pronto, por acharem que duas inscrições foram mandadas com o nome da mesma pessoa. Isso por que data de nascimento é a mesma, filiação, endereço, enfim, vários dados. Além desse fato isolado, temos problemas constantes em bancos, concursos, documentos, sempre tendo que explicar e provar que não estamos trapasseando... Na verdade, o sobrenome é apenas Araújo, o Silva é prenome (dá pra acreditar?). Gostaria de saber se existe a possibilidade de mudança do Silva, sei lá Elizabete Maria Araújo e Elizanete Cristina Araújo, por exemplo, para acabar com esses constrangimentos. A verdade é que não mudará em nada como somos conhecidas pelas pessoas, pois o primeiro prenome prevalecerá, é mais para evitarmos essa "dor de cabeça". Gostaria de saber também, se possível, quanto tempo demora para resolução desse tipo de ação e quanto, aproximadamente, é o custo de um advogado para essa situação. Desde já agradeço. Aguardo retorno.
Olá, eu gostaria de esclarecer uma dúvida, após muita discussão com a minha mãe a respeito do meu nome chegamos a uma conclusão, eu necessito mudar meu primeiro nome. No entanto completarei 22 anos no dia nove do proximo mes, em aproximadamente um mês, gostaria de saber se é possivel entrar com um processo agora, ainda com 21 anos e ele ser válido. O meu primeiro nome é Jelis, e eu me sinto muito constrangida com esse nome, sendo alvo de piada e gozação desde a infância. Até hoje fico em pânico no primeiro dia de aula, um dia na faculdade a professora me chamou de Senhorito,nehum professor sabe falar esse nome, engasga. Também já, me apelidaram de Freejelis, Jeleca, Jealous,Jelão, Géris, sempre me perguntam dá onde sua mãe tirou esse nome? voce é nordestina? pai nordestino que gosta desses nomes (Nada contra nordestinos, por favor ) mas quando penso em todos os fatos fico infeliz. Eu morro de vergonha do meu primeiro nome, sempre falo pra me chamarem de Maiara, não gosto que vejam meus documentos e fico constrangida quando estou em locais onde sempre te chamam pelo primeiro nome ex. chamada de consulta médica, todo mundo me encara como se eu fosse uma alíenigena. Ficaria satisfeita com a retirada do nome, ou mesmo com uma aproximação de um nome mais comum e por entendimento feminino. No entanto gostaria de saber a opnião de vocês a respeito, se seria possível ou não. Obrigada desde já. E me desculpem pelo tamanho do texto.
ELIZABETE
Sim, é possível.
Provado o constrangimento, tem grandes chances de mudar da forma como deseja.
Quanto ao custo, depende de alguns fatores.
Veja no site da OAB de seu estado, a tabela de honorários, e nela RETIFICAÇÃO DE REGISTRO.
Esse será o valor minimo que um advogado cobrara de voce.
Ou procure a defensoria publica, onde comprovando que é pessoa que não tem como pagar honorários, nomearão um advogado para promover a ação para voce.
Documentos necessarios, o advogado te informará.
MAIARA
Seu nome é de fato, passível de constrangimento.
Se te deixa infeliz, constrangida, é possível a mudança.
boa sorte a todos.
Olá, boa tarde. Gostaria de saber o seguinte, tenho um filho de 2 anos e 7 meses, com nome composto, e o segundo nome dele quando coloquei não tive intensão de ser parecido com o pai, pois achei bonito e diferente, mas todos que sabem falam que foi por causa do pai, mas nao foi, porém o pai: nunca deu assistência, não paga pensão, nunca procurou, e não quero saber nada dele, cuido do meu filho e não falta nada a ele. Moro com meus pais, avós do meu filho, e ele considera o meu pai (avô do meu filho) como pai, e chama ele de papai, gostaria de saber se posso trocar o segundo nome do meu filho por um outro nome (queria por o do meu pai), ou então somente retirar, se posso, qual o processo?
Olá, há dois dias fui marcar o meu casamento no cartório, e na hora ecolhi ficar com o meu nome de solteira, mas meu noivo ficou muito chateado, e acabei me arrependendo da minha escolha.Gostaria de saber se consigo mudar os papeis e adquirir o sobrenome dele, já que isso gerou um clima ruim entre a gente. Ele acha que eu ñ quero me casar, já que eu ñ quis usar o sobrenome dele.Teria como eu mudar isso, marquei para 14/10/11.Preciso de uma resposta urgente.
Olá, há dois dias fui marcar o meu casamento no cartório, e na hora ecolhi ficar com o meu nome de solteira, mas meu noivo ficou muito chateado, e acabei me arrependendo da minha escolha.Gostaria de saber se consigo mudar os papeis e adquirir o sobrenome dele, já que isso gerou um clima ruim entre a gente. Ele acha que eu ñ quero me casar, já que eu ñ quis usar o sobrenome dele.Teria como eu mudar isso, marquei para 14/10/11.Preciso de uma resposta urgente.
Olá, há dois dias fui marcar o meu casamento no cartório, e na hora ecolhi ficar com o meu nome de solteira, mas meu noivo ficou muito chateado, e acabei me arrependendo da minha escolha.Gostaria de saber se consigo mudar os papeis e adquirir o sobrenome dele, já que isso gerou um clima ruim entre a gente. Ele acha que eu ñ quero me casar, já que eu ñ quis usar o sobrenome dele.Teria como eu mudar isso, marquei para 14/10/11.Preciso de uma resposta urgente.
Olá, há dois dias fui marcar o meu casamento no cartório, e na hora ecolhi ficar com o meu nome de solteira, mas meu noivo ficou muito chateado, e acabei me arrependendo da minha escolha.Gostaria de saber se consigo mudar os papeis e adquirir o sobrenome dele, já que isso gerou um clima ruim entre a gente. Ele acha que eu ñ quero me casar, já que eu ñ quis usar o sobrenome dele.Teria como eu mudar isso, marquei para 14/10/11.Preciso de uma resposta urgente.
meu nome é Valdiney Ferreira de Abreu tenho vergonha do meu nome acho horrivel , todo mundo pede para me chamar de val acho muito femenino, e é constrangedor par mim porque dizem valdigay, waldisney word enfin me constrange bastante, toda uma vida de constrangimento pelo nome gostaria de poder troca-lo tenho 28 anos moro na europa , ate aqui tem esas brincadeiras de pessimo gosto cheguei a odiar meu nome e ter vergonha de te-lo como faço para mudar? alguem se prontifica para me ajudar, meu email [email protected]
Oi, meu é esse acima. Tenho esse nome que pertenceu a meu avô, mas que eu odeio e só utilizo quando realmente é necessário. Sempre quiz mudar, mas não tive apoio e só soube que poderia ter mudado aos 19 anos quando já tinha 23. Ainda tenho vondade de mudar mas temo que não consiga pelo fato de meu avô não ter colocado seu sobrenome nos seus filhos, logo eu sou o único da familia com o sobrenome dele. Será que o fato de eu ser o unico com o sobrenome diferente na familia pode dificultar minhas chances de mudaça? E na opinião de vocês será que meu nome tem alguma chance de ser trocado, já que ninguém na minha familia me chama assim, e sempre tenho dificuldades por conta de erros gráficos e de pronuncia que as pessoas cometem?
Valdiney. a possibilidade existe, mas não será fácil, haja vista uma série de documentação que se exige para a troca de prenome. Deve procurar um advogado para requerer em Juízo a sua pretensão, desde que sofra constrangimento e vexame. Veja os documentos necessários para a mudança: Registro Civil de Nascimento e/ou Casamento Certidão de Distribuição de Protesto Certidão de Distribuição Cível Estadual Certidão de Distribuição Criminal Estadual Certidão de Distribuição Execuções Criminais Certidão de Distribuição Cível e Criminal Federal Certidão de Distribuição no Tribunal Regional Federal Certidão de Distribuição no Tribunal Superior Eleitoral Certidão de Débitos Conjunta da PGFN e Ministério da Fazenda Certidão de Situação Cadastral de CPF da Receita Federal Certidão de Distribuição na Justiça Militar da União Atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Estadual Atestado de Antecedentes Criminais da Polícia Federal
Gilvannewton: O prenome será mudado quando a pessoa sofre constreangimento e vexame com o nome e não simplesmente por odiar o nome. Leia os post acima e tire as dúvidas.
Olá, eu me chamo Alisson, queria esclarecer uma duvida, tenho 19 anos e desde criança venho enfrentando problemas como chacotas e até preconceito por ter um nome estrangeiro e feminino cujo seu significado é "mulher de respeitável fama" teve uma ocasião em que meu professor de filosofia passou um filme e uma das personagens principais era uma mulher que se chamava alisson, a situaçao foi muito constrangedora para mim por causa das piadas, ano que vem pretendo fazer um intercâmbio nos Estados Unidos, mas eu estou com receio de ir viajar e passar vexame, por essa situação seria possível eu trocar o meu nome ?
Boa noite GLC. Gostaria da sua orientação. Tem um cliente que pretende alterar o sobrenome dele, talvez por erro do cartorario. O sobrenome foi registrado como Sousa e o correto e Souza com Z. Neste caso preciso requerer toda essa documentação que voce passou para o Valdiney ou só a certidão de nascimento com o CPF E RG, já bastam para entrar em Juizo requerendo a alteração. No aguardo de sua resposta, agradeço antecipadamente.