Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/34472
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

A inconstitucionalidade do parágrafo 5 do artigo 28 do Código de Defesa do Consumidor

A inconstitucionalidade do parágrafo 5 do artigo 28 do Código de Defesa do Consumidor

Publicado em . Elaborado em .

Apenas a empresa é obrigada a reconhecer a existência de prejuízos ao consumidor; entretanto, o referido parágrafo a todos obriga.

Este artigo defende que o parágrafo 5 do artigo 28 do CDC, que diz Também poderá ser desconsiderada a pessoa jurídica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores”, tal como está escrito, viola norma constitucional.

Isto deriva do fato de que o artigo 472  do CDC diz que A sentença faz coisa julgada às partes entre as quais é dada, não beneficiando, nem prejudicando terceiros”. Como consequência, apenas a empresa é obrigada a reconhecer a existência de prejuízos; entretanto, o artigo 28 obriga a todos a reconhecerem tais prejuízos. Não cabe aqui arguír que tal reconhecimento deriva da desconsideração, pois a letra do artigo 28 condiciona a desconsideração à existência prévia de obstáculo ao ressarcimento de prejuízos causados aos consumidores”.

Portanto, o referido parágrafo viola o artigo 5 da CF, incisos LIV e LV ao obrigar o atingido pela desconsideração a reconhecer o resultado de julgamento do qual não participou e no qual não pôde apresentar defesa. 



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.