Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/55025
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

Cobradora de ônibus receberá adicional de insalubridade

Cobradora de ônibus receberá adicional de insalubridade

Publicado em . Elaborado em .

Você sabia que a Quinta Turma do Tribunal Superior do Trabalho garantiu a uma cobradora de ônibus o direito a receber adicional de insalubridade em razão da vibração do veículo?

O TST, reverteu acórdão do TRT da 3ª Região e condenou a Rodopass Transporte Coletivo de Passageiros Ltda. No caso concreto, a cobradora trabalhou para a empresa até junho de 2013, e, na reclamação trabalhista, pediu a realização de perícia para provar que teria direito ao pagamento do adicional em razão dos tremores em seu assento decorrentes dos desníveis no asfalto. Por outro lado, a Rodopass argumentou que a natureza, as condições e os métodos de trabalho nunca expuseram a ex-empregada a agentes nocivos à saúde.

O juízo da 18ª Vara do Trabalho de Belo Horizonte (MG) julgou procedente o pedido e deferiu adicional de 20% sobre o salário mínimo (grau médio), conforme o artigo 192 da CLT. A decisão teve fundamento em prova pericial que demonstrou a exposição da cobradora, por mais de seis horas diárias, a vibrações com velocidade de 0,54 m/s2, valor que indica potencial risco à saúde e caracteriza insalubridade, nos termos da ISO 2631-1– norma sobre a avaliação da exposição humana à vibração de corpo inteiro. A decisão do Juiz, conforme dito, foi confirmada pelo Tribunal Superior do Trabalho.

Fonte: http://www.blogdotrabalho.com/


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.