Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/noticias/63228
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O que é fator previdenciário

O que é fator previdenciário

Publicado em . Elaborado em .

Explicaremos um pouco mais sobre o fator previdenciário que reduz o valor das aposentadorias por tempo de contribuição.

Olá, tudo bem? Hoje vamos explicar o Fator Previdenciário e os efeitos que ele causa na aposentadoria. O Fator Previdenciário é um índice aplicado nos benefícios de aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria do professor.

Ele foi criado para desestimular a aposentadoria precoce nestes dois casos que não exigem idade mínima mas que, se forem concedidos cedo demais, podem causar um enorme desequilíbrio financeiro na Previdência, segundo o governo.

O Fator Previdenciário é calculado a partir da expectativa de vida do beneficiário, ou seja: a idade que ele tem e o tempo de contribuição total que ele somou no INSS. Assim, quanto menos tempo de contribuição ou menos idade a pessoa tiver, maior será o desconto no valor do benefício pelo Fator Previdenciário.

Em 2015, afim de afastar a incidência desse desconto nas aposentadorias, foi criada uma regra que beneficia os segurados da Previdência

É a Regra 85/95 em que quando a soma da idade e do tempo de contribuição do beneficiário atingirem 85 pontos, no caso da mulher, e 95 pontos, no caso do homem, não há incidência do Fator Previdenciário. Vale lembrar que, além disso, o tempo mínimo de contribuição exigido para a Regra 85/95 é de 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.

Aposentadoria por idade, especial, de trabalhador rural ou de pesca e outros tipos de benefícios da Previdência não são afetados também pelo Fator Previdenciário. Se você ficou com alguma dúvida, pode enviar sua pergunta para nossos consultores através do nosso site www.vitorionetto.com.br



Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelo autor. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.