Este texto foi publicado no Jus no endereço https://jus.com.br/artigos/64453
Para ver outras publicações como esta, acesse https://jus.com.br

O que é ser um avalista?

O que é ser um avalista?

|

Publicado em . Elaborado em .

Avalista, é aquele que aceita ser responsável pelo pagamento do empréstimo ou financiamento realizado por outra pessoa. Ou seja, quem dá o aval é garantidor da dívida, assumindo o risco de que, se o devedor não pagar, ele será responsável.

Avalista é aquele que aceita ser responsável pelo pagamento do empréstimo ou financiamento realizado por outra pessoa. Ou seja, quem dá o aval é garantidor da dívida, assumindo o risco de que, se o devedor não pagar, ele será responsável pelo pagamento, com todos os seus bens.

Esta modalidade de garantia existe para que, em operações de crédito em geral, os credores tenham a segurança de que a dívida será paga, senão pelo devedor principal, por aquele que assume o ônus solidariamente. O aval é uma garantia acessória e possui natureza pessoal e o avalista responde pela obrigação com todo o seu patrimônio.

Para se tornar avalista, não existe forma padrão a ser seguida, bastando, para tanto, que se assine o título de crédito ou que expresse “Por aval a Fulano de Tal”, conforme dispõe o artigo 898 do Código Civil[1].

É importante saber que, se o responsável pela dívida não pagar o que deve, o credor poderá cobrar do avalista apenas o valor emprestado, com os respectivos juros moratórios e sanções contratuais.

O avalista pode ser acionado para pagar antes do avalizado – devedor principal, o que não ocorre na fiança, por exemplo, em que se estabelece, em princípio, o benefício de ordem.

Importante ressaltar que, no aval, o avalista não pode alegar, perante terceiros de boa-fé, exceções pessoais que teria contra o avalizado. O contrário, todavia, opera-se na fiança, em que é dado ao fiador o direito de alegar defesas pessoais contra o credor. Ademais, ainda que a obrigação principal seja nula, o aval é válido e deve ser honrado por quem avalizou.

Em regra, não pode haver a penhora do bem de família do avalista, para satisfação da dívida garantida. Diferentemente, na fiança, em caso de contrato locatício, o bem de família do fiador pode sim ser penhorado. Ou seja, o fiador, em contratos de locação, responde pela obrigação até com seus bens de família, enquanto o devedor principal, não.

Se o avalista pagar parte ou toda a dívida, de forma judicial ou extrajudicial, terá o direito de regresso para com o devedor principal. Porém, isto vem gerando bastante insegurança aos mesmos, eis que se o devedor não adimpliu a obrigação principal e não possuía bens para garantir tal débito, muito dificilmente uma ação de regresso atingirá seus objetivos.

Em suma, quem se dispõe a avalizar a dívida de uma terceira pessoa deve estar plenamente ciente e disposto a ter que pagar voluntariamente ou coercitivamente a dívida garantida, correndo o risco ainda de não conseguir ser indenizada, se o devedor principal não se dispor a reembolsá-la ou não tiver bens penhoráveis.


Nota

[1] Art. 898. O aval deve ser dado no verso ou no anverso do próprio título.

§ 1° Para a validade do aval, dado no anverso do título, é suficiente a simples assinatura do avalista.

§ 2° Considera-se não escrito o aval cancelado.


Autores

  • João Domingos da Costa Filho

    Reconhecido nacionalmente, desde 1984, nosso escritório destaca-se na prestação de serviços especializados voltados a consultoria e defesa de produtores rurais, pessoas físicas e jurídicas que estejam endividados, bem como na suspensão e anulação de leilões judiciais e extrajudiciais.

    O âmbito territorial de atuação de nosso escritório é circunscrito a todo o território nacional.

    Sob a administração do Dr. João Domingos da Costa Filho, OAB/GO nº 7.181, temos alcançado excelentes resultados, sendo o único escritório no país especializado no seguimento. Portanto, caso tenha interesse pelo trabalho ora proposto, ou tenha dúvidas, entre em contato e teremos enorme satisfação em prestar maiores informações, bem como em defendê-lo se necessário

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor

  • Marcelo Antônio Taveira Miguel Filho

    Marcelo Antônio Taveira Miguel Filho

    Marcelo Taveira é estudante de Direito na Universidade Salgado de Oliveira, entusiasta do Direito Civil, escritor e atualmente é estagiário no escritório João Domingos Advogados Associados.

    Textos publicados pelo autor

    Fale com o autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.