A incultura que mata

Exibindo página 1 de 2
12/05/2015 às 08:09
Leia nesta página:

O que nossas crianças e adolescentes, nos dias de hoje, ouvem no rádio e assistem na televisão? O que esses pequenos assistem nos vídeos compartilhados na internet e nas redes sociais? Quem são os ídolos dessa garotada? E como são os bailes e as baladas dos jovens dos dias de hoje?

A resposta a estas poucas indagações é o suficiente para descobrirmos em que tipo de País vivemos e desejamos viver. Afinal, cultura é tudo. É a cultura de um povo que embala e determina os sentimentos e desejos de uma Nação. O desenvolvimento de um País é ditado precipuamente pela sua cultura geral.

Hoje nossos jovens ouvem qualquer coisa barulhenta e insuportável que proponha sexo sem limites – inclusive de idade – e sem contornos morais. Claro, a presença da cocaína e outras drogas, assim como o porte ilegal de armas de fogo, nas letras das músicas, as tornam ainda mais prestigiadas entre os jovens.

Os bailes dos dias de hoje são de provocar inveja em Sodoma e Gomorra. Por muito menos essas cidades foram riscadas do mapa. Orgias, venda e consumo de todos os tipos de drogas, ostentação e comercialização clandestina de armas de fogo de grosso calibre, meninas alcoolizadas dançando nuas, coreografias de socos, chutes e pontapés etc, tudo é encontrado nessas baladas sombrias.

Como resultado dessa vida desregrada, muitos desses jovens terão várias passagens pelas Varas da Infância e da Juventude, como acusados confessos da prática de diversos crimes hediondos, do tráfico de drogas, passando pelo porte ilegal de armas de fogo, até homicídios. Muitos adolescentes não chegarão à maioridade, morrerão fuzilados em troca de tiros com seus rivais – às vezes são mortos pelos próprios “amigos” – , sem se despedirem de suas viúvas de doze, catorze anos idade, já cheias de filhos e viciadas. Nesses arranjos de família, sogra vira mãe de fato. E o ciclo se repetirá...

Aí fica outra indagação. O que o Poder Público vem fazendo para minimizar essa cultura maldita da morte entre nossos jovens? Por que sob o manto hipócrita e mentiroso da liberdade de manifestação do pensamento é tolerada essa arte macabra, que só venera a ostentação, a luxúria, a cocaína e as armas de fogo?

No Brasil, a passos largos, estamos voltando para a idade medieval, multiplicam-se poderes paramilitares nas comunidades, com seus próprios códigos orais e juízes nomeados a dedo. Quem ainda acredita na piada da República Federal e no Estado de Direito é refém dentro de sua casa. Assiste, sem forças e indefeso, ao golpe de estado que está sendo preparado por essa cultura da morte, patrocinada pelas máfias do tráfico de drogas e das armas de fogo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Carlos Eduardo Rios do Amaral

Defensor Público dos Direitos da Criança e do Adolescente no Estado do Espírito Santo

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos