Adicional de Insalubridade: município de Piraquara corta direito sem justificativa

08/12/2015 às 14:15
Leia nesta página:

O município de Piraquara cortou o pagamento do adicional de insalubridade devido à Servidora, para implementação de uma nova parcela salarial.

Em análise e encaminhamento de caso que nos foi confiado por Servidora Pública do Município de Piraquara/PR, constatamos que o Município de Piraquara simplesmente cortou o pagamento do adicional de insalubridade devido à Servidora, para implementação de uma nova parcela salarial.

A nova parcela foi chamada de Lei Municipal 1.439/2015, que é uma referência à lei que procurou equacionar o novo Piso Salarial Nacional para o cargo de Agente Comunitário de Saúde.

No caso concreto, a servidora é Agente Comunitária de Saúde desde 2012, pelo regime estatutário, e recebia regularmente pagamento de adicional de insalubridade.

Sem processo administrativo, sem realizar perícia técnica ou oportunizar manifestação da Servidora, o Município cortou a parcela de adicional de insalubridade, em prejuízo aos vencimentos da Servidora, que agora pleiteia mediante nosso patrocínio o restabelecimento da parcela com pagamento de diferenças vencidas e vincendas.

A implementação de uma parcela salarial nova, para atender a Piso Nacional estabelecido, não autoriza o corte de outra parcela, tendo o Município feito manobra jurídica para atender à orientação federal, mas desrespeitando o direito ao vencimento da Servidora.

Interessou-se pelo assunto e deseja ter mais esclarecimentos? Entre em contato e tire suas dúvidas com a Yamamoto Advogados! Será um prazer estudar o seu caso sem compromisso!

Confira abaixo o texto da Lei Municipal nº 1439/2015 de Piraquara na íntegra:

A CÂMARA MUNICIPAL DE PIRAQUARA, Estado do Paraná, Aprovou e eu, MARCUS MAURÍCIO DE SOUZA TESSEROLLI, Prefeito Municipal, sanciono e promulgo a seguinte Lei:

Art. 1º O piso salarial profissional municipal dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias fica fixado no valor de R$ 1.014,00 (mil e quatorze reais) mensais, com base na Lei Federal nº 12.994/2014.

Art. 2º O piso salarial nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS) e de Agente de Combate às Endemias (ACE), adotado pelo Município de Piraquara, será atualizado anualmente conforme os instrumentos normativos subsequentes editados e publicados pelo Ministério da Saúde.

Art. 3º O ingresso dos Agentes Comunitários de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias nos quadros do Município de Piraquara se dará exclusivamente por concurso público. Vedada a contratação temporária ou terceirizada, salvo na hipótese de combate a surtos epidêmicos, enquanto perdurar a epidemia.

Art. 4º As Despesas decorrentes da presente Lei correrão por conta das dotações do orçamento municipal, consignadas à Secretaria Municipal de Saúde, especificamente com auxílio dos recursos do repasse do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde, ficando o Poder Executivo autorizado a abrir créditos adicionais suplementares, se necessário.

Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação, retroagindo seus efeitos a 18 de junho de 2014.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Yamamoto Advogados

A Yamamoto Advogados é um escritório de advocacia com sedes em Curitiba e Londrina especializado em várias áreas do Direito. Atendemos clientes que necessitam de consultoria jurídica de um advogado trabalhista, previdenciário, civil, de família, do consumidor ou especialista em previdência privada.<br><br>A filosofia da Yamamoto Advogados é prestar serviços de qualidade a seus clientes, com o comprometimento que só uma advocacia tradicional, passada de geração em geração, pode oferecer.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos