Seguro-desemprego deve ser pago mesmo que segurado tenha pendências com Ministério do Trabalho

29/07/2016 às 19:04
Leia nesta página:

O fato de o segurado haver recebido parcela indevida de seguro-desemprego no passado não pode impedir que ele receba novamente o benefício.

Uma decisão tomada pela 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) na última semana determinou que a Caixa Econômica Federal (CEF) pague o seguro ao trabalhador e compense o valor.

O segurado mora em Criciúma (SC) e ajuizou ação após ser demitido sem justa causa, em maio de 2015, e ter o benefício negado pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Segundo o órgão, ele teria um débito de R$ 996,80 com a União referente a uma parcela de seguro-desemprego recebida indevidamente em 2013 e não poderia receber o benefício.

A 4ª Vara Federal de Criciúma determinou o pagamento e a compensação da dívida nas parcelas a serem pagas. O processo foi enviado ao tribunal para reexame.

Para a relatora, desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, a dívida anterior não exclui o direito a novo benefício. "É cabível o encaminhamento do pedido de seguro-desemprego mesmo que a parte impetrante possua dívida perante a União decorrente de seguro-desemprego anterior, uma vez que pode ser utilizado o procedimento da compensação, nos termos do art. 2º da Resolução CODEFAT nº 619/2009", concluiu a magistrada.

Fonte: Tribunal Regional Federal da 4ª Região

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Robson Pêgo

Advogado especialista em previdência (INSS) e trabalhista.<br>Formado pelo Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná - CEULJI/ULBRA.<br>Especialista em direito trabalhista, com exercício efetivo de função na área de recursos humanos / departamento pessoal por 18 anos.<br>Especialista do setor frigorífico com atividade exercida por 15 anos.<br>Pós graduado em Direito Tributário pela LFG.<br>Pós graduando em Direito Previdenciário pelo LEGALE.<br><br>E-mail: [email protected]<br>Skype: robsonpego

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos