Direito fiscal português: Isenção do IVA para as atividades terapêuticas não convencionais

Leia nesta página:

Primeira lei portuguesa de 2017 estende isenção do imposto às terapêuticas medicinais alternativas

A Lei nº 71/2013, que regulamenta as atividades terapêuticas não convencionais, sofreu sua primeira alteração. Com a publicação no Diário da República da Lei nº 01/2017, acresce-se ao diploma o art. 8º-A para estender aos profissionais do segmento o mesmo regime de isenção do IVA conferido às profissões paramédicas.

A nova regra beneficia os profissionais enquadrados na Lei nº 45/2013, atuantes na acupuntura, na fitoterapia, osteopatia, naturopatia, fitoterapia, quiropraxia, e na medicina tradicional chinesa.

Até então, por não haver previsão expressa equiparando as atividades terapêuticas às funções paramédicas, a Autoridade Tributária vinha aplicando o entendimento restritivo exposto no Ofício-Circulado nº 30.174 de 26 de agosto de 2015, pelo qual os profissionais do setor deveriam se sujeitar ao imposto.

Defendia a AT no campo da medicina alternativa que

"a regulamentação das atividades terapêuticas não convencionais previstas na Lei nº 45/2003 e concretizada na Lei nº 71/2013 e respetivas portarias regulamentadoras, não equipara as profissões de acupuntura, fitoterapia, homeopatia, medicina tradicional chinesa, naturopatia, osteopatia e quiropraxia a profissões paramédicas, requisito que se mostra necessário ao reconhecimento da isenção consignada na alínea 1) do artigo 9º do CIVA”.

Como a nova lei confere natureza interpretativa à isenção, abriu-se espaço para a devolução dos valores pagos e para a consequente extinção de um vasto contencioso travado entre cidadãos e Estado ao longo dos últimos anos.

Também considerada uma profissão paramédica, a podologia está isenta do IVA por força do art. 7º, 1, da Lei 65/2014.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Julian Henrique Dias Rodrigues

Advogado em exercício no Brasil, em Portugal e na União Europeia. Licenciado pela Faculdade de Direito de Curitiba desde 2008, é pós-graduado em Direito Constitucional pela Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, em Direito do Desporto pela Universidade Castelo Branco, e em Direito da Medicina pela Universidade de Lisboa. Mestrando em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Integrou a Comissão de Direito do Desporto da Ordem dos Advogados do Brasil (PR), e diversos Tribunais de Justiça Desportiva. Atuou como assessor de magistrado junto ao Tribunal de Justiça do Paraná.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos