Usucapião extrajudicial

Resumo:


  • A usucapião administrativa ou extrajudicial é possível, desde que preenchidos os requisitos do art. 216-A da Lei de Registros Públicos.

  • Entrevista com o Dr. Leonardo Brandelli pela ARISP aborda o tema da usucapião. Confira o vídeo no link fornecido.

  • Para mais informações sobre Direito Imobiliário, acesse a página do Facebook da Carlos Coimbra Advocacia Imobiliária.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

"Posso adquirir a propriedade de um imóvel que eu só tenho a posse, através de um procedimento cartorial (sem a necessidade de mover uma ação judicial)?"

Sim, mediante o procedimento conhecido por usucapião administrativa ou extrajudicial, desde que preenchidos alguns requisitos, conforme previsto no art. 216-A da Lei n. 6.015, de 1973 (Lei de Registros Públicos), introduzido pelo Novo Código de Processo Civil (Lei n. 13.105, de 2015).

Abaixo segue link para entrevista feita ao Dr. Leonardo Brandelli, realizada pela Associção de Registradores de Imóveis de São Paulo - ARISP, na qual se aborda o tema em questão:

https://www.facebook.com/ARISPBR/videos/10154017586732953/?hc_ref=ARSPSzWsPsweMZEsqOi73IbFiSkB3zrSzpTiZD6OSBGcWhI7fXpHilLn7JIbWDq69HA

Fique por dentro deste e demais temas presentes no universo do Direito Imobiliário.

Acesse/curta a página do Facebook: Carlos Coimbra Advocacia Imobiliária (https://www.facebook.com/Carlos-Coimbra-Advocacia-Imobili%C3%A1ria-930170017141211/)

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Carlos Alberto Sobral Coimbra Junior

Advogado. Especialista em Advocacia Imobiliária, Urbanística, Notarial e Registral (pós-graduado pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc). Pesquisador selecionado pela Academia Brasileira de Direito Registral Imobiliário – ABDRI (2016). Convidado para Congresso Nacional de Direito Imobiliário na qualidade de debatedor (Encontro IRIB 2014). Foi Coordenador de Regularização Cartorial e também Coordenador-Geral de Gestão Econômica de Ativos Imobiliários da Secretaria do Patrimônio da União, do Ministério do Planejamento.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos