Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória

Reforma trabalhista atualiza a legislação

19/04/2018 às 15:24
Leia nesta página:

Com a alteração na lei, o trabalhador não é obrigado a pagar o importo sindical.

Advogado de Itatiba Glauber Sanfins ao Jornal SBT Brasil - rede nacional.

https://www.youtube.com/watch?v=RnKJa6oI_yk&feature=youtu.be

Contribuição Sindical deixa de ser obrigatória. Reforma trabalhista atualiza a legislação.

Questionamentos sobre o fim da contribuição sindical obrigatória — previsto na Lei 13.467/2017, conhecida como reforma trabalhista — devem ser feitos por alegação de inconstitucionalidade, e as ações judiciais dos Sindicatos devem ser rejeitadas.

A União pode exercer seu poder tributário, estando livre para extinguir determinado tributo por escolha política submetida ao Congresso, via processo legislativo, e ao Poder Executivo, via sanção ou veto presidencial.

Ao alterar os artigos 545, 578, 579 e 582 da CLT, inverteu a lógica corporativa introduzida por Vargas. No lugar da contribuição compulsória, agora o desconto e respectivo recolhimento da contribuição sindical, a cargo do empregador, está condicionado à autorização prévia e expressa do empregado.

As mudanças trazidas pela nova lei buscaram atender a livre escolha do trabalhador em contribuir ou não para com o sindicado.

A nova lei é clara: É obrigatória autorização do colaborador para desconto da contribuição sindical.

Devido a reforma na lei, o tema causou polêmica.

De um lado, 16,6 mil sindicatos, preocupados em manter sua principal fonte de receita, poucos (e elogiáveis) com verdadeira representatividade e atuação, sem se falar dos sindicatos patronais;

De outro, empregados que agora cobram do sindicato uma contrapartida para o descontos da contribuição sindical e empregadores com receio de adotar uma ou outra conduta enquanto as ações direta de inconstitucionalidade não forem definitivamente julgadas.

Reportagem Darlison Dutra - SBT Brasil, entrevistado advogado Glauber Sanfins.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Dr. Glauber Sanfins

Advogado e consultor jurídico em Itatiba/SP e região, especializado e experiente, atua nas áreas: Empresarial, Comercial, Trabalhista, Civil, Visite: www.sanfins.com.br

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos