ENSAIOS SOBRE A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL

Leia nesta página:

O presente parecer trata-se da delineação realizada por renomados profissionais na área do Direito no país de alguns aspectos relativos à redução da maioridade penal e suas implicações para a Ciência Jurídica na Contemporaneidade.

O I Colóquio de Direito da Faculdade de Ilhéus teve como temática central “A Redução da Maioridade Penal” delineando aspectos relativos ao tema e suas implicações para a Ciência Jurídica na Contemporaneidade. Estiveram presentes renomados profissionais na área do Direito no país, como o Professor Universitário e Delegado de Polícia Noberto Cordeiro, o Magistrado e Professor Universitário Maurício Barra, o Advogado Criminalista Robson Cavalcante, o Defensor Público Rodrigo Gouveia e a Promotora Renata Caldas. O Evento teve como objetivo reafirmar o compromisso acadêmico com o debate de temas contemporâneos e de extrema relevância social no contexto do Direito Penal e do Direito da Criança e do Adolescente.

Durante a abertura houve a apresentação dos convidados, onde foi concedida a palavra para que todos fizessem uma breve introdução de seus históricos e envolvimento com o tema objeto do debate. A primeira pergunta disparadora para a explanação da Mesa foi: “Será que com a redução da responsabilização penal e a aplicação de rígidas penas haverá sensível redução da violência juvenil?”.  

Dentro desta temática, o Advogado Criminalista Robson Cavalcante alertou que a 1º Constituição Federal já se falava em como tratar o homem, o menor e as coisas, e como deveria ser a aplicação do Direito. De acordo com o palestrante, em hipótese alguma a redução da maioridade penal diminuiria a violência, ressaltando que não é possível reduzir os problemas da sociedade adotando o parâmetro da redução, pois, segundo ele, não é uma Lei que vai mudar a violência do país.

Em seguida, o Dr. Maurício Barra apresentou análises pontuais sobre o tema, alertando que reduzir a maioridade penal não significa um valor diretamente proporcional a diminuição do crime. Disse ainda que acredita na possibilidade de ainda existir uma política pública eficaz de educação e saúde no Brasil, e que a redução da maioridade penal não mudará em nada o alto índice de criminalidade no país. Pontuando que os técnicos do Direito devem avaliar cada situação isoladamente para que se tenha uma justiça justa e eficaz para todos.

Em seguida, o Delegado Noberto Cordeiro fez um contraponto, trazendo para os presentes algumas informações científicas que evidenciam que os adolescentes antes dos 18 anos já possuem discernimento acerca da concepção do certo e do errado, tendo aí uma certa formação de identidade. Baseado no movimento Lei e Ordem, o mesmo acredita que o Direito Penal deve ter como objetivo principal a solução dos conflitos sociais.

Dando prosseguimento, o Defensor Público Rodrigo Gouveia pontuou que o problema das infrações cometidas pelos menores não é só do jovem, do adolescente ou da criança, mas que é um problema do Estado. Afirmando que a internação é uma forma eficaz de tratamento dos menores infratores e que os resultados vêm mostrando este método tem sempre será mais eficaz que os possíveis resultados que a redução da maioridade penal pode gerar.

Já a Promotora Renata Caldas, disse que é preciso que o ECA funcione para que as alternativas que já existem sejam mais eficazes. Ressaltando a importância do funcionamento correto dos centros e que isso é fundamental para que os jovens possam passar pela reeducação necessária e serem reabilitados para a conivência em sociedade. A palestrante disse ainda que se a redução da maioridade penal for aprovada, haverá uma grande possibilidade do menor que for detido já sair da cadeia recrutado por quem já está lá e que já possui mais experiência no mundo do crime.    

A segunda parte dos debates teve o seguinte tema disparador: “Estudos no campo da criminologia demonstram que não há relação direta de casualidade entre a adoção de soluções repressivas e a diminuição no índice de violência”.

Sobre este segundo tema, o Dr. Robson Cavalcante utilizou como referência a Lei na contramão da evolução humana. Dizendo que se a forma como o tema vem sendo tratado não mudar, o ordenamento jurídico do Brasil retroagirá devido a pressão social gerada pelo efeito midiático.

Ademais, o Dr. Maurício Barra ressaltou que o Estatuto da Criança e do Adolescente é um grande avanço no ordenamento jurídico, mas que a estrutura estatal ainda precisa entender a importância da aplicação plena desta Lei. Disse também que todo adolescente internado na região sul da Bahia é encaminhado para a Comunidade de Atendimento Socioeducativa (Case), em Salvador, e lá são oferecidos estudos, alimentação, etc., dando ao menor infrator a possibilidade de trilhar outro caminho que não seja o do crime. Pontuou ainda que tem certeza que o Brasil jamais criará um presídio específico para esses apenados adolescentes e que o que verdadeiramente pode melhorar a segurança pública é criação de uma estrutura estatal que possa tratar e reinserir o indivíduo na sociedade.

Segundo o Delegado Noberto Cordeiro, aqueles que cumprem pena nos presídios geralmente saem bem pior, e que adolescente não tem a identidade totalmente formada, desta forma, se reduzir a maioridade para 16 anos imagina-se que esse adolescente não terá como completar dentro de um presídio a formação da sua identidade baseada em princípios morais e éticos necessários para a convivência em sociedade.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O Defensor Público, Rodrigo Gouveia, pontuou que o índice de reincidência de crimes no Brasil era de 47,7% e quando o ECA foi aplicado em um determinado Estado o índice da violência na região caiu significativamente 20%. Em Belo Horizonte o índice homicídios caiu para 2% e no ano subsequente para nenhum homicídio. 

Dando prosseguimento, a Promotora Renata Caldas trouxe para os presentes diversas informações de leis que foram criadas com o intuito de diminuir algumas infrações, mas que os problemas não foram resolvidos 100%, dando como exemplo a Lei dos Crimes Hediondos e a Lei Maria da Penha, ressaltando que a criação destas leis gerou avanços significativos para a sociedade, mas não conseguiram reprimir totalmente a violência.

Por fim, o evento levou também aos estudantes e profissionais presentes a oportunidade de ampliar os conhecimentos através do contraponto dos aspectos teóricos e empíricos nos debates, que versou sobre essas questões polêmicas da atualidade jurídica. Destacando-se também outros temas de várias áreas do Direito, que se relacionam com o Direito Penal e com o Direito da Criança e do Adolescente.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Marlos Vinicius Morais Tinoco

Especialista em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas. Possui graduação em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Ilhéus - Faculdade de Ilhéus (2016). Cursou Administração na Faculdade Euclides Fernandes. Tem experiência na área de Direito Civil, Direito do Consumidor e Direito Administrativo, com ênfase em Direito Público, atuando principalmente nos seguintes temas: judicialização das políticas públicas e ativismo judicial. Trabalha desde de 2007 na área de desenvolvimento e gestão de projetos sociais e culturais dedicados à articulação de redes e baseados nos conceitos Patrimônio, Desenvolvimento Sustentável, Economia Criativa, cidades e negócios. Atuou como dirigente, conselheiro e coordenador de diversas entidades do Terceiro Setor que desenvolvem atividades voltadas para jovens e crianças, bem como para o público em situação de vulnerabilidade social. É Membro da Comissão de Relações Institucionais da Subseção da OAB em Ilhéus/BA.

Iana Gisele Barreto Simplicio

Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus - CESUPI

Mirandir José Fernandes dos Santos Júnior

Acadêmico do Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus - CESUPI

Lorena Carvalho de Figueiredo

Acadêmica do Curso de Direito da Faculdade de Ilhéus - CESUPI

Taiana Levinne Carneiro Cordeiro

Advogada criminalista, professora de penal e processo penal da faculdade de Ilhéus/BA, professora de cursinho preparatório para concurso, especialista em processo penal.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos