Câmara Municipal de Marília - Projeto de Lei Democrática e Ética

13/08/2017 às 23:42
Leia nesta página:

RESUMO: incluir a democracia e o direito ético.

Art. 1º: A Prefeitura de Marília acolhe como lei, que entra em vigor imediatamente, o “Programa Municipal de Direitos Humanos” – celebrado com o Poder Público em 1999.
Parágrafo único: não se alegará ignorância da lei ou falta de eficácia; pois, trata-se de Programa de Ação que deveria ter sido observado há duas décadas.

Art. 2º: Todas as leis municipais deverão repelir o Fascismo.
§ 1º: Fascismo é a prática antipopular que se impõe pelas práticas antipolíticas.
§ 2º: São práticas de antipolítica as iniciativas do Executivo ou do Legislativo que criam privilégios diretos ou indiretos.
A – São privilégios direitos ou indiretos as ações legislativas ou executivas que mitigam prerrogativas de inclusão ou acesso à democratização do espaço público.
B – Dificultam ou impossibilitam o aceso ao espaço público todas as ações dos poderes instituídos que respeitam os apelos do mercado e mitigam ou violam os direitos fundamentais.
C – Em respeito aos direitos fundamentais, o Poder Público deverá criar formas de “discrímen” para manter, fiscalizar, regularizar o acesso de deficientes físicos, gestantes e idosos em locais que, mesmo tendo atividade privada, realizam-se como prestadores de serviço público.

Art. 3º: Todos os estabelecimentos comerciais deverão se ajustar ao ordenamento federal, consoante à Constituição Federal – e terão, manterão e irão zelar pelo atendimento especial a deficientes físicos, gestantes e idosos.
Parágrafo único: Parlamentares ou gestores do Poder Executivo que agirem em contrário ao Espírito da Lei – democrática e ética – receberão na sessão seguinte da Casa de Leis uma Moção de Repúdio por prática político-ideológica racista, antidemocrática, antirrepublicana, fascista ou antipopular; dependendo do caso em que se encaixar sua violação.

Art. 4º: O Edil que insistir na manobra legislativa violadora de direitos fundamentais responderá diretamente ao Conselho de Ética, por quebra de decoro, e às demais penalidades previstas em lei.
Parágrafo único: Proposta legislativa que retira prerrogativas e impede a ação cuidadora da equidade – “tratar os desiguais, desigualmente” –, retirando, por exemplo, condições de atendimento preferencial a deficientes físicos, gestantes e idosos, não será levada ao Plenário.

Art. 5º: A Casa de Leis municipal deverá prezar pelo direito democrático e ético, bem como cuidará do espaço público na forma distinta que se atribui à sua capacidade de vereança.
§1º: Vereança vem de “zelador de veredas”, aquele que cuida do espaço público de acordo com os interesses da coletividade.
§2º: O Edil deve se pautar pela “inclusão” e repelir a discriminação ou o preconceito legislativo.

Art. 6º: Todos os projetos de lei que violem a ação efetiva do discrímen colacionado deverão ser removidos da pauta.
§1º: Posto que está em curso de transição esta lei, o autor de medida discriminatória e atentatória ao mínimo senso jurídico, será chamado para que retorne ao bom senso popular.
A – Na recusa de se guiar pela prudência e insistir em violar direitos fundamentais de deficientes físicos, gestantes e idosos, o Edil será recebido com “um minuto de silêncio” em todas as sessões seguintes da Casa de Leis, até o término do seu mandato.

Art. 7º: Esta Lei será conhecida, como se reconhece e legitima o bom direito, como “Lei da Inteligência Democrática Legislativa no Município de Marília”.

Art. 8º: Revogam-se todas as decisões em contrário ao interesse republicano, democrático, ético e inclusivo constantes no rol da legislação municipal.

(Ps: se houver interesse, faço “pro bono”, uma versão técnica da proposta)

Vinício Carrilho Martinez (Pós-Doutor em Ciência Política)
Professor Associado da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar/CECH

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Vinício Carrilho Martinez

Pós-Doutor em Ciência Política e em Direito. Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia, da UFSCar. Professor Associado II da Universidade Federal de São Carlos – UFSCar. Departamento de Educação- Ded/CECH. Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade/PPGCTS/UFSCar Head of BRaS Research Group – Constitucional Studies and BRaS Academic Committee Member. Advogado (OAB/108390).

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos