Breves considerações sobre o Novo Código de Defesa do Usuário do Serviço Público: Lei 13.460/17

19/07/2018 às 00:31
Leia nesta página:

Não é novidade que o Brasil está atrasado em relação as políticas de controle da qualidade do serviço Público em relação aos usuários.

I - Considerações gerais

Me chamou a atenção matéria publicada no Jornal Gazeta do Povo, notícia no qual o Instituto Suiço IMD: "Classificou a eficiência da gestão pública nacional em 55.º lugar. Ou seja: o país fica em quinto lugar no ranking dos piores serviços governamentais analisados, à frente apenas de Grécia (56.º), Argentina (57.º), Ucrânia (58.º) e Venezuela (59.º). O melhor governo para sua população é de Hong Kong, seguido de Cingapura e Suíça". [1]

Sobre o tema, por sorte, existe novidade legislativa, refere-se a Lei 13.460/2017, sancionada em 26/06/2017, que preencheu lacuna existente desde a Constituição de 1988 que exigiu no artigo 37parágrafo 3º, da ConstituiçãoFederal, controle estatal em relação a gestação dos serviços públicos, vejamos:

“A lei disciplinará as formas de participação do usuário na administração pública direta e indireta, regulando especialmente: I – as reclamações relativas à prestação dos serviços públicos em geral, asseguradas a manutenção de serviços de atendimento ao usuário e a avaliação periódica, externa e interna, da qualidade dos serviços; II – o acesso dos usuários a registros administrativos e a informações sobre atos de governo, observado o disposto no art. 5º, X e XXXIII; III – a disciplina da representação contra o exercício negligente ou abusivo de cargo, emprego ou função na administração pública”.

Pois bem, o novo código vale para todos os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário) e órgãos da administração direta ou indireta, considerando usuário tanto a pessoa física quanto jurídica que: “[...] se beneficia ou utiliza, efetiva ou potencialmente, de serviço público”.

Importante destacar o avanço trazido pelo artigo 5º que define diretrizes de como o usuário deve ser tratado, vejamos:

"Art. 5º O usuário de serviço público tem direito à adequada prestação dos serviços, devendo os agentes públicos e prestadores de serviços públicos observar as seguintes diretrizes:

I - urbanidade, respeito, acessibilidade e cortesia no atendimento aos usuários;

II - presunção de boa-fé do usuário;

III - atendimento por ordem de chegada, ressalvados casos de urgência e aqueles em que houver possibilidade de agendamento, asseguradas as prioridades legais às pessoas com deficiência, aos idosos, às gestantes, às lactantes e às pessoas acompanhadas por crianças de colo;

IV - adequação entre meios e fins, vedada a imposição de exigências, obrigações, restrições e sanções não previstas na legislação;

V - igualdade no tratamento aos usuários, vedado qualquer tipo de discriminação;

VI - cumprimento de prazos e normas procedimentais;

VII - definição, publicidade e observância de horários e normas compatíveis com o bom atendimento ao usuário;

VIII - adoção de medidas visando a proteção à saúde e a segurança dos usuários;

IX - autenticação de documentos pelo próprio agente público, à vista dos originais apresentados pelo usuário, vedada a exigência de reconhecimento de firma, salvo em caso de dúvida de autenticidade;

X - manutenção de instalações salubres, seguras, sinalizadas, acessíveis e adequadas ao serviço e ao atendimento;

XI - eliminação de formalidades e de exigências cujo custo econômico ou social seja superior ao risco envolvido;

XII - observância dos códigos de ética ou de conduta aplicáveis às várias categorias de agentes públicos;

XIII - aplicação de soluções tecnológicas que visem a simplificar processos e procedimentos de atendimento ao usuário e a propiciar melhores condições para o compartilhamento das informações;

XIV - utilização de linguagem simples e compreensível, evitando o uso de siglas, jargões e estrangeirismos; e

XV - vedação da exigência de nova prova sobre fato já comprovado em documentação válida apresentada".

II – Direitos e deveres

Já o artigo 6º define os direitos básicos dos usuários, sendo eles:

"Art. 6º São direitos básicos do usuário:

I - participação no acompanhamento da prestação e na avaliação dos serviços;

II - obtenção e utilização dos serviços com liberdade de escolha entre os meios oferecidos e sem discriminação;

III - acesso e obtenção de informações relativas à sua pessoa constantes de registros ou bancos de dados, observado o disposto no inciso X do caput do art.  da Constituição Federal e na Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;

IV - proteção de suas informações pessoais, nos termos da Lei nº 12.527, de 18 de novembro de 2011;

V - atuação integrada e sistêmica na expedição de atestados, certidões e documentos comprobatórios de regularidade; e

VI - obtenção de informações precisas e de fácil acesso nos locais de prestação do serviço, assim como sua disponibilização na internet, especialmente sobre:

a) horário de funcionamento das unidades administrativas;

b) serviços prestados pelo órgão ou entidade, sua localização exata e a indicação do setor responsável pelo atendimento ao público;

c) acesso ao agente público ou ao órgão encarregado de receber manifestações;

d) situação da tramitação dos processos administrativos em que figure como interessado; e

e) valor das taxas e tarifas cobradas pela prestação dos serviços, contendo informações para a compreensão exata da extensão do serviço prestado".

A nova legislação também prevê deveres dos usuários:

Art. 8º São deveres do usuário:

I - utilizar adequadamente os serviços, procedendo com urbanidade e boa-fé;

II - prestar as informações pertinentes ao serviço prestado quando solicitadas;

III - colaborar para a adequada prestação do serviço; e

IV - preservar as condições dos bens públicos por meio dos quais lhe são prestados os serviços de que trata esta Lei.

III – Ouvidorias

No artigo 13 e seguintes, a nova legislação estabelece as funções das ouvirias de serviços públicos, como de “acompanhar a prestação de serviços, visando a garantir a sua efetividade”, “propor aperfeiçoamentos na prestação dos serviços” “auxiliar na prevenção e correção dos atos e procedimentos incompatíveis com os princípios estabelecidos nesta Lei” e etc.

A Lei também prevê relatório que cada ouvidoria deverá elaborar em relação a gestão com a indicação de falhas e sugestões de melhorias. Tal documento terá que indicar número de manifestações no ano, com as análises dos problemas recorrentes e providências tomadas.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

O Artigo 16 define ainda que a ouvidoria de cada órgão deverá encaminhar decisão administrativa ao usuário sobre a demanda em até 60 dias (30 dias, com uma prorrogação). Já os outros órgãos podem complementar as informações no prazo máximo de 40 dias.

IV – Conselhos de Usuários

O artigo 18 e seguintes, da Lei 13.460, trouxe uma inovação importante da referida Lei é a criação dos conselhos de usuários, onde as escolhas dos representantes serão realizadas em processo aberto a população, conforme cada segmento específico, sendo a participação do usuário relevante e não remunerada.

V – Avaliação continuada

A partir da nova legislação, os órgãos da administração pública direta e indireta deverão realizar auto avaliações para verificar a qualidade do serviço prestados uma vez por ano, devendo, inclusive ser a pesquisa de satisfação publicada no site do respectivo órgão.

V - Disposições finais

Nas disposições finais ficou determinado pelo artigo 25, que a nova legislação entrará em vigor após um ano, ou seja, a partir de 26/06/2018, devendo cumpri-la, a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios com mais de 500 mil habitantes.

Em relação aos municípios entre cem mil e quinhentos mil, será o prazo de 540 dias e, por último 720 dias para os municípios com população inferior a cem mil habitantes.

VI - Conclusão

A referida legislação trará um promissor avanço para o controle democrático das instituições, contribuindo para melhoria da infraestrutura e qualificação dos agentes públicos.

Fique atento aos seus direitos!

NOTAS

01 Galindo, Rogerio Waldrigues. Porque o Serviço Público não funciona. Gazeta do Povo. Disponível em <https://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/por-que-o-servico-publico-nao-funciona-9684xpuwd5lvz841xc68w7ham>  Acesso em: 15 Jun. 2017.


Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fabio Fettuccia Cardoso

1) Advogado atuante Santa Catarina. 2) Bacharel em Direito pela Faculdade CESUSC. Conclusão: 2014. 3) Especialista em Ciências Criminais pela Faculdade CESUSC. Conclusão: 2018.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos