Precaução e Prevenção sobre a Luz do Direito Ambiental.

Ambos os princípios (precaução e prevenção) anelam formas jurídicas, mediando tomada de decisões e a associação de tais decisões (jurídicas, cientificas, econômicas, entre outras) a eventos futuros. Na prevenção se indicam estratégias que lidam com as  consequências que produzem danos para o meio ambiente.

O princípio da precaução está presente em vários tratados, com maior expressão na Declaração do Rio: “Com o fim de proteger o meio ambiente, o principio da precaução deverá ser amplamente observado pelos estados, de acordo com  suas capacidades. Quando houver ameaça de danos graves ou irreversíveis, a ausência de certeza cientifica absoluta não será utilizada como razão para o adiamento de medidas efetivas eficazes e economicamente viáveis para prevenir a degradação ambiental.”.

Enquanto princípios jurídicos, ambos são programas que condicionam a validade de várias decisões e fornecem bases importantes para as decisões políticas voltadas ao meio ambiente, permitindo que o sistema político se desonere dos riscos políticos de decisões. Zapater (2020) salienta que no direito, particularmente no direito ambiental, a partir dos princípios da prevenção e da precaução são desenvolvidas estratégias e formas jurídicas que podem ser utilizadas por outros sistemas e pelo próprio direito para processar o risco, legitimando, do ponto de vista do sistema, a tomada de uma decisão arriscada e repassando o risco a um outro sistema. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CENTENÁRIO, Gabriel Henrique Arnhold.DIREITO AMBIENTAL II.UNEMAT. 2021.

ZAPATER, Tiago C. Vaitekunas. Princípio da prevenção e princípio da precaução. Enciclopédia jurídica da PUC-SP. Celso Fernandes Campilongo, Alvaro de Azevedo Gonzaga e André Luiz Freire (coords.). Tomo: Direitos Difusos e Coletivos. Nelson Nery Jr., Georges Abboud, André Luiz Freire (coord. de tomo). 1. ed. São Paulo: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 2017. Disponível em: https://enciclopediajuridica.pucsp.br/verbete/356/edicao-1/principio-da-prevencao-e-principio-da-precaucao.

MILARÉ, ÉdisDireito do ambiente. 10. ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2015.


Autor


Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pela autora. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi.

Comentários

0

Autorizo divulgar minha mensagem juntamente com meus dados de identificação.
A divulgação será por tempo indeterminado, mas eu poderei solicitar a remoção no futuro.
Concordo com a Política de Privacidade e a Política de Tratamento de Dados do Jus.

Regras de uso