Petição Destaque dos editores

Ação anulatória de auto de infração de trânsito: petição inicial

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

DA MEDIDA LIMINAR

Considerando todo o exposto acima, conclui-se fatalmente que sobram razões para anular o AIT cuja validade é discutida na presente.

Assim, amparada pelos ditames do artigo 798 do CPC[1], a Requerente almeja a concessão de medida liminar afirmando que estão presentes em suas alegações a fumaça do bom direito e o perigo da demora da prestação judiciária.

Ora, não há dúvidas sobre a falta de notificação do Autor a respeito da autuação da infração, pois que, de maneira inequívoca restou comprovado nos autos. Também, há presunção nítida que não existem outros óbices a emissão da CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO do Autor, dado ao teor da notificação de cassação da permissão para dirigir em anexo.

Do “periculum in mora”:

O Autor é habilitado faz um ano, conta hoje com xxxanos, é ............................... e, portanto, necessita se deslocar para diversas partes da cidade para exercer sua profissão. É certo que já não consegue fazer tais trajetos em uma bicicleta e nosso transporte público é uma vergonha. Não bastasse, o Autor é pai de família e constantemente precisa de seu automóvel para transporta-la.

Ademais, é direito do Autor conduzir veículos para os quais foi habilitado, haja vista que submeteu-se a todos os exames legalmente exigidos e, notadamente, tem seu direito adquirido locupletado por ato de ilegalidade, como claramente demonstrado.

Excelência, não é razoável querer que a Autor aguarde o deslinde processual para somente então poder voltar a dirigir, uma vez que, estar-se-ia privando-o de um direito adquirido.

Assim, é indiscutível a existência do perigo da demora.

Do “fumus boni iuris”:

É indiscutível também, o fato de que o Autor faz jus CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO (definitiva), haja vista o fato de que, na verdade, nãocometeu nenhuma infração de trânsito capaz de impedi-lo de voltar a dirigir.

Necessário se faz “in casu” a decretação da emissão da CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO, já que é evidente o “periculum in mora” e, mais que o “fumus boni iuris”, está presente a verossimilhança das alegações do Autor, pelos fatos narrados na presente, bem como fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação, haja vista a cassação da PERMISSÃO PARA DIRIGIR.

Pelo exposto, estão presentes todos os pressupostos para a concessão da medida liminar ora pleiteada, qual seja, a emissão da CNH do Autor.


DA REPETIÇÃO DO INDÉBITO

Como nitidamente demonstrado, a aplicação da penalidade de multa atacada na presente afronta diametralmente todo o ordenamento jurídico Pátrio, em razão de vício de legalidade.

Ocorre que o Autor, com vistas a reduzir prejuízos financeiros, efetuou o pagamento da multa no valor de ..........., como consta no comprovante de pagamento anexo (doc. J.) e, portanto, tem direito a repetição, pois que pago indevidamente.

Diz o Código Civil em seu artigo 876 que “todo aquele que recebeu o que não era devido fica obrigado a restituir”. Assim, deve o DETRAN/MG restituir ao Autor o valor integral, devidamente corrigido, como medida de justiça.


DOS PEDIDOS

Diante de todo o exposto, REQUER

Ø  LIMINARMENTE, a concessão da medida liminar, com expedição de ofício a Ré, para que emita, IMEDIATAMENTE, a CARTEIRA NACIONAL DE HABILITAÇÃO do Autor, sob as pena da lei.

Ø A citação da Ré, para querendo, apresentar resposta no prazo legal, sob pena de revelia, nos termos do art. 319 do CPC.

ØSeja declarada, em definitivo, a NULIDADE ABSOLUTA do Auto de Infração de Trânsito nº ...................., em decorrência do vício apontado e comprovado e, consequentemente, da notificação ......................., emitida pelo DETRAN/xx, referente a cassação da PERMISSÃO PARA DIRIGIR do Autor;

Ø Seja declarado os efeitos extunc relativos a anulação do auto de infração de trânsito em questão;

Ø Ao final do processo, seja decretado, definitivamente a emissão da CNH do Autor;

ØOs benefícios da justiça gratuita, nos termos da Lei nº. 1060/40, tendo em vista que oAutor é pessoa pobre no sentido legal e não pode suportar despesas judiciais sem prejuízo do próprio sustento e dos seus familiares.

Ø Seja DETRAN/MG condenado a restituir o valor da multa pago indevidamente, corrigidos com os devidos acréscimos legais;

Ø   A condenação da Requerida nas custas processuais e honorários advocatícios a serem fixados por Vossa Excelência.

Para provar o alegado, requer todos os meios de provas admitidos em direito, especialmente prova documental, depoimento pessoal.

Dá-se a causa o valor de R$.....................................), apenas para fins fiscais.

Termos em que,

Pede deferimento.

Local, data.

Advogado

OAB nº


Nota

[1]Art. 798 - CPC - Além dos procedimentos cautelares específicos, que este Código regula no Capítulo II deste Livro, poderá o juiz determinar as medidas provisórias que julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil reparação.

Art. 799 - CPC -  No caso do artigo anterior, poderá o juiz, para evitar o dano, autorizar ou vedar a prática de determinados atos, ordenar a guarda judicial de pessoas e depósito de bens e impor a prestação de caução.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Cristiano Aparecido de Oliveira

Advogado, Bacharel em direito pelo Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM, ESpecialista em gestão de trânsito e transporte pela Faculdade do Noroeste de Minas - FINOM.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

OLIVEIRA, Cristiano Aparecido. Ação anulatória de auto de infração de trânsito: petição inicial. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3259, 3 jun. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/peticoes/21886. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos