Ação de obrigação de fazer com pedido de antecipação de tutela

08/04/2015 às 13:31
Leia nesta página:

Modelo de Ação de Obrigação de Fazer, com pedido de liminar, contra a TIM, visando evitar o bloqueio da internet após o consumo da franquia diária, fundamentada na ilegalidade da alteração unilateral do contrato existente e propaganda enganosa veiculada.

EXCELENTISSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ PRESIDENTE DO E. JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DO FORO CENTRAL DA COMARCA DE SÃO PAULO.

_______________________, brasileiro, solteiro, estudante universitario, portador da Cédula de Identidade RG __________, inscrito no CPF/MF sob o nº _____________, residente em domiciliado em ___________, na Rua _______________, CEP _____________ (doc. 01), por seu advogado (mandato – doc. 01), vem, respeitosamente a presença de V. Exa., propor a presente

AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER com PEDIDO DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA

contra TIM CELULAR S.A., pessoa jurídica inscrita no CNPJ sob nº 4.206.050/0001-80, com sede na Avenida Giovanni Gronchi, 7.143, Vila Andrade, CEP 05724-005, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir aduzidos.


O autor é cliente da TIM já há muitos anos (linha telefônica número 11 _________). Mantém com a Ré o plano “pré-pago” INFINITY PRÉ, efetuando recargas periódicas de créditos, gastando cerca de R$ 50,00 (cinqüenta reais) mensais para usufruir dos serviços (docs. 02 e 03).

Além de utilizar a linha para fazer e receber ligações, faz parte do contrato do Autor o pacote de serviço de dados “INTERNET 3G”, que lhe permite acessar a rede mundial a partir de seu aparelho celular. Esse serviço de acesso foi contratado com as seguintes características:

  • Acesso ilimitado à internet, pagando-se R$ 1,00 (um real) por dia de utilização, sendo-lhe franqueado um volume de 30MB de transferência de dados em alta velocidade;

  • Caso o volume de dados utilizados ultrapassasse os 30MB contratados, haveria redução da velocidade de acesso, oferecendo-se ao Autor a opção de efetuar a contratação de nova franquia de 30MB, pagando nova tarifa ou, se não tivesse interesse navegar pela internet com velocidade reduzida, até o final do dia.

O valor da franquia diária variava em função da quantidade de dados que poderiam ser transferidos em alta velocidade, mas todos os contratos obedeciam à mesma sistemática, que era amplamente divulgada em anúncios publicitários patrocinados pela Ré:

Os arquivos com as imagens dos anúncios estão anexados à presente (docs. 04 a 07) e estão disponíveis na internet, podendo ser facilmente acessados a partir do site do google, ou para maior facilidade, por meio deste link: anuncios publicitários da Ré

Como se percebe claramente o argumento principal da oferta publicitária, o elemento de persuasão que tornava o produto da Ré único e diferente da concorrência era o fato de possibilitar o acesso ILIMITADO à internet.

E foi isso que fez o Autor se decidir pela contratação da Ré, que realmente lhe franqueava o acesso ilimitado à internet em alta velocidade pelos primeiros 30 MB de dados e com velocidade reduzida após isso. Nesta ocasião, a Ré enviava mensagem “SMS” informando a diminuição de velocidade e oferecendo a possibilidade de compra de nova franquia, que mesmo se não fosse atendida não causava o bloqueio do serviço.

Porém, em 20.02.2015, unilateralmente, a Ré modificou o contrato havido entre as partes, tornando-o mais oneroso para o Autor. Pelas novas regras impostas pela Ré quando o limite de 30 MB de utilização de internet fosse atingido, o acesso seria imediatamente bloqueado, cabendo ao consumidor efetuar novo pagamento de franquia, ou a interrupção dos serviços até o fim do dia.

Em seu site a Ré explicou sumariamente as alterações nos seguintes moldes (informativo TIM, doc. 08):

A partir de 15/01/2015, as ofertas diárias: Infinity Web 10, Infinity Web 30, Infinity Web 100, Infinity Web 10 + Torpedo, Infinity Web 30+ Torpedo e o benefício de internet na oferta Turbo 7 sofrerão alterações no que se refere a navegação de internet após atingimento da franquia de dados contratada nos estados RS e PE, além do DDD19. Demais regiões do Brasil sofrerão a alteração a partir de 20/02/2015.

Ao atingir o limite de uso da franquia diária de internet das ofertas mencionadas, a conexão de dados será interrompida. Para continuar navegando, os clientes devem acessar o Portal TIM através do link que será enviado automaticamente via SMS assim que a conexão for interrompida. O cliente também poderá entrar nesse Portal ao tentar acessar qualquer website em seu navegador, após atingir o limite da sua franquia. No Portal TIM serão disponibilizadas duas opções : opção 1 será contratar um pacote adicional de internet para navegar até o final do dia e opção 2 será migrar para outra oferta de internet com franquia superior, caso exista. O cliente poderá consultar seu consumo de internet enviando um SMS para o número 4141 com a expressão “Consumo Web”. Serão enviados torpedos avisando o consumo do cliente ao atingir 80 e 100% da franquia de dados.

Se o cliente optar em não seguir com nenhuma das opções apresentadas, sua conexão de dados seguirá bloqueada até o fim do dia. Após as 00:00hrs, inicia-se um novo fluxo de cobrança, e caso o cliente tenha créditos suficientes para ativar uma nova franquia, a ativação da mesma se dará após o primeiro uso do serviço de dados. Mesmo que haja interrupção do serviço de dados e o cliente opte por não contratar o pacote adicional, alguns serviços dependentes de internet como ,por exemplo, o aplicativo Blah, o aplicativo Meu TIM e o aplicativo recarga Express poderão continuar a ser acessados pelos clientes.

Evidentemente, a alteração unilateral do contrato tornou-o mais oneroso para o Autor, como de resto para todos os consumidores, uma vez que passou a utilização da internet antes ilimitada (com velocidade reduzida), passou a ser limitada, a menos que novo pagamento seja realizado, o que rapidamente é oferecido pela operadora quando se atinge a franquia.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Ao alterar o contrato a Ré retirou uma de suas maiores vantagens, o acesso ilimitado á internet, fator preponderante para determinar a escolha da operadora da Ré e contratação dos serviços.

Por meio de atendimento telefônico – SAC – a Ré justificou que o acesso ilimitado era promocional e que poderia ser alterado, como de fato foi.

Ora, o argumento é pueril, quando se recorda que toda a publicidade da Ré sempre enfatizou o acesso ilimitado a internet e até mesmo o nome do serviço INFINITY, remetendo a infinito, ilimitado, sem fim, sem fazer qualquer menção a restrições promocionais.

Nos termos do Artigo 30 do CDC a Ré é obrigada a manter a oferta anunciada, que integrou o contrato celebrado com o Autor, que jamais poderia ser modificado unilateralmente, de acordo com o Artigo 51, incisos X e XIII do mesmo diploma.

Artigo 30 – Toda informação ou publicidade, suficientemente precisa, veiculada por qualquer forma ou meio de comunicação com relação a produtos e serviços oferecidos ou apresentados, obriga o fornecedor que a fizer veicular ou dela se utilizar e integra o contrato que vier a ser celebrado.

Artigo 51 – São nulas de pleno direito, entre outras, as cláusulas contratuais relativas ao fornecimento de produtos e serviços que:

X - permitam ao fornecedor, direta ou indiretamente, variação do preço de maneira unilateral;

XIII - autorizem o fornecedor a modificar unilateralmente o conteúdo ou a qualidade do contrato, após sua celebração;

O que se pretende com a presente demanda é a preservação do negócio jurídico perfeito celebrado pelas partes, nos exatos moldes em que foi contratado, ou seja, com acesso ilimitado à internet, ressalvada a redução de velocidade de conexão, após ser excedida a franquia diária estabelecida, mas sem a interrupção dos serviços, até que novo pagamento seja realizado.

A busca da Ré pelo lucro é legítima, mas não pode ser feita a custa do atropelamento da lei e do pactuado com os clientes. Não pode haver alteração unilateral de cláusulas dessa forma.


Tendo em vista a prova inequívoca trazida aos autos a respeito da alteração unilateral do contrato de prestação de serviços, a verossimilhança das alegações, baseadas em princípios básicos de nosso Código de Defesa do Consumidor e o fundado receio do aprofundamento dos danos já causados ao Autor, que utiliza o celular para fins profissionais de contatos com clientes e colegas e até mesmo para acompanhamento de processos digitais, requer-se que sejam antecipados os efeitos da tutela, nos termos do Artigo 273 do CPC.

A jurisprudência considera os serviços de telefonia como essenciais, sendo notória a “dependência” hoje existente de imediato e continuo acesso a emails, sites de gerenciamento de processos digitais, site do E. Tribunal de Justiça deste Estado e a ininterrupta troca de mensagens instantâneas entre colegas de escritório e clientes.

Assim, está presente o perigo de demora na prestação jurisdicional, que pode agravar (e muito) os danos já causados ao Autor.


Ante o exposto, é a presente para requerer que V. Exa. se digne a:

  1. Deferir a antecipação dos efeitos da tutela, sem oitiva da parte contrária, para que a Ré seja obrigada a desconsiderar a alteração unilateral do contrato, mantendo o mesmo serviço oferecido anteriormente, pelo mesmo preço: pacote de dados de 30 MB por dia e redução da velocidade após a utilização dessa franquia, sem interrupção dos serviços, ou cobranças adicionais e majoradas, ou redução na qualidade dos serviços oferecidos, no prazo de 48:00 horas, sob pena de multa a ser arbitrada por V. Exa.;

  2. Determinar a citação da Requerida para, querendo, contestar a presente ação, sob pena de revelia;

  3. Dar procedência a presente Ação de Obrigação de Fazer, tornando definitiva a tutela antecipada e obrigando a Ré a desconsiderar a alteração unilateral do contrato, mantendo o mesmo serviço oferecido anteriormente, pelo mesmo preço: pacote de dados de 30 MB por dia e redução da velocidade após a utilização dessa franquia, sem interrupção dos serviços, ou cobranças adicionais e majoradas, ou redução na qualidade dos serviços oferecidos, bem como condenação ao pagamento dos ônus decorrentes da sucumbência;

  4. Determinar a inversão do ônus da prova, por se tratar de matéria consumerista e ser o Autor hipossuficiente.

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova admitidos em direito, em especial a oral e documental.

Dá-se a causa o valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), meramente para efeitos fiscais.

Termos em que,

Pede deferimento.

São Paulo _______________________

YYYYYYYYYYYYYYYYYYYYYY

OAB/SP ___________

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Arthur Werner Menko

Advogado especializado em Direito da Saúde, formado pela PUC/SP há mais de 20 anos, professor universitário há 10 anos. Atualmente, faço parte do Centro de Estudos e Pesquisas em Direito da Saúde da Faculdade de Saúde Publica da USP

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos