Ação de Repetição de Indébito Fiscal

Ficha Mnemônica da Ação de Indébito Fiscal

15/09/2017 às 16:40
Leia nesta página:

A ficha mnemônica é ferramenta auxiliar da memória por meio de escrita curta e objetiva. Permite consulta fácil e ágil dos elementos necessários à propositura da Ação de Repetição de Indébito Fiscal.

AÇÃO DE REPETIÇÃO DE INDÉBITO FISCAL

  • Objetivo: reaver valores pagos indevidamente ou a maior.
  • Cabimento: quando o Contribuinte já realizou o pagamento do tributo ou penalidade pecuniária indevidamente ou a maior.
  • Fundamento Legal: artigo 165 (verificar qual o inciso aplicável ao caso), do CTN e artigo 319 do CPC.
  • Nomenclaturas: 
  1. Sujeito Ativo: Autor
  2. Sujeito Passivo: Réu
  3. Propor
  • Estrutura:

Endereçamento: Verificar o artigo 109, I, da CF/88.

Tributos Federais:

"Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz Federal da ... Vara Cível (ou Federal) da Seção (ou Subseção) Judiciária de..."

Tributos Estaduais, Municipais e do Distrito Federal:

"Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ... Vara da Fazenda Pública (onde houver Vara Especializada) ou Vara Cível da Comarca de...(onde não houver vara especializada)"

Sem epígrafe: sem autos no processo

Qualificação completa: Sujeito Ativo e Sujeito Passivo.

Dos Fatos: Breve resumo dos fatos.

Do Direito: citar e nomear as teses e justificar o cabimento da peça citando e parafraseando o artigo 165 (verificar o inciso aplicável ao caso) do CTN, além de mencionar a devolução dos valores pagos de acordo com os encargos legais (citar e parafrasear o artigo 167 do CTN) e por fim, citar o prazo de 5 anos para o pedido de restituição nos termos do artigo 168 do CTN.

NÃO CABE PEDIDO DE CONCESSÃO DE TUTELA: deferida a concessão frutifica a possibilidade de frustar a ordem de pagamento dos precatórios na observância do artigo 100 da CF/88.

Dos Pedidos:

a) procedência do pedido com a condenação à devolução dos valores pagos (indevidamente ou a maior), nos termos do artigo 165 (verificar o inciso aplicável ao caso) do CTN, diante da...(citar e nomear as teses), acompanhado dos encargos legais, nos termos do artigo 167 do CTN, realizados nos últimos cincos de acordo com o artigo 168 do CTN;

b) citação do réu na pessoa de seu representante judicial para manifestar-se no prazo legal;

c) condenação em custas processuais e honorários advocatícios;

d) informar interesse na audiência de conciliação e mediação nos termos dos artigos 319, VII e 334 do CPC.

Das Provas:

Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, bem como a juntada do comprovante de recolhimento do tributo.

Do Valor da Causa: 

Dá-se à causa o valor de R$...(valor por extenso)

Fechamento:

Termos em que pede deferimento.

Local e data.

Advogado...

OAB...

OBS: Na ocorrência de retenção na fonte do Imposto de Renda pelos Estados, Distrito Federal e Municípios, a ação deverá ser ajuizada perante a justiça ESTADUAL da localidade onde ocorreu o pagamento indevido ou a maior.

No entendimento do STJ (REsp 769.969/RJ), aquele que não é proprietário, mas figura como promitente comprador, é parte legítima para pleitear a repetição de indébito fiscal.

Quanto aos tirbutos indiretos, ou seja, àqueles em que, por sua própria natureza, recai sobre terceira pessoa que arca com o ônus da ocorrência do fato gerador, reza a Súmula 546 do STF que:

"Cabe a restituição do tributo pago indevidamente, quando reconhecido por decisão, que o contribuinte de jure não recuperou do contribuinte de facto o quantum respectivo".

Frases no enunciado para identificação da peça:

"o autor já pagou"

"quer restituir"

"o tributo tornou-se indevido"

Referências

BARTINE, Caio. Prática Tributária. 4ª Ed. Rev., atual. e ampl.. -- São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2016. p. 89-98. (Coleção prática forense; v. 3/coordenação Marco Antonio Araujo Junior, Darlan Barroso)

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Amanda Mariano Capasciutti

Advogada, Graduada em Letras, Especialista em Língua Inglesa, Pós-Graduanda em Advocacia Tributária.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos