Modelo de petição Inicial de despejo por falta de pagamento c/c cobrança de alugueis

11/03/2018 às 14:26
Leia nesta página:

Modelo de Petição Inicial de despejo por falta de pagamento c/c cobrança de alugueis.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ____VARA CÍVEL DA COMARCA DE...

NOME...,nacionalidade, estado civil..., profissão, domiciliado e residente na rua..., número..., CEP..., bairro..., cidade-UF, endereço eletrônico..., vem respeitosamente à presença de vossa excelência, através do seu advogado infra-assinado, procuração em anexo, inscrito na OAB, Seção do..., sob n.º..., endereço eletrônico... com escritório na rua..., n.º CEP..., bairro..., cidade-UF, onde receberá intimações de costume, vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, com fundamento nos artigos 9º, III, 23, I, 59 e 62, I, todos da Lei 8.245/91, propor:

AÇÃO DE DESPEJO POR FALTA DE PAGAMENTO C/C COBRANÇA DE ALUGUEIS

em face de NOME..., ...,nacionalidade, estado civil..., profissão, domiciliado e residente na rua..., número..., CEP..., bairro..., cidade-UF, endereço eletrônico..., em razão dos fatos e fundamentos a seguir expostos:

  1. DOS FATOS

O requerente é proprietário de um imóvel situado na rua... número... CEP... bairro... cidade-UF, registrado com matrícula de número... registrada no cartório de registro de imóveis da cidade…-UF O referido imóvel foi locado ao requerido pelo prazo de ... meses através de contrato escrito e assinado pelas partes (doc. 01), com valor mensal de aluguel de... com data de vencimento a cada dia... de cada mês tendo como data de início... e término...

No início do contrato o requerido vinha efetuando o pagamento das parcelas normalmente, mas passado algum tempo passou a atrasar os pagamentos e deixou de efetuar os pagamentos dos meses de ..., ..., ...,

De acordo com o contrato assinado pelas partes verifica-se que em caso de inadimplência o requerido pagaria multa contratual no valor de ...% (... por cento) do valor do débito, juros de mora de ...%, (... por cento) além da correção monetária.

Diante do não recebimento dos alugueis não restou alternativa ao autor senão socorrer-se ao judiciário para obter justiça.

  1. DO DIREITO

O artigo 9º, III da Lei 8.245/91 diz que a locação poderá ser desfeita em decorrência da falta de pagamento de aluguel, vejamos:

Art. 9º A locação também poderá ser desfeita:

I - por mútuo acordo;

II - em decorrência da prática de infração legal ou contratual;

III - em decorrência da falta de pagamento do aluguel e demais encargos;

IV - para a realização de reparações urgentes determinadas pelo Poder Público, que não possam ser normalmente executadas com a permanência do locatário no imóvel ou, podendo, ele se recuse a consenti-las.

Por sua vez o artigo 62, I da mesa lei diz:

Art. 62.  Nas ações de despejo fundadas na falta de pagamento de aluguel e acessórios da locação, de aluguel provisório, de diferenças de aluguéis, ou somente de quaisquer dos acessórios da locação, observar-se-á o seguinte: (Redação dada pela Lei nº 12.112, de 2009)

I – o pedido de rescisão da locação poderá ser cumulado com o pedido de cobrança dos aluguéis e acessórios da locação; nesta hipótese, citar-se-á o locatário para responder ao pedido de rescisão e o locatário e os fiadores para responderem ao pedido de cobrança, devendo ser apresentado, com a inicial, cálculo discriminado do valor do débito; (Redação dada pela Lei nº 12.112, de 2009)

Diante disso assiste total direito ao autor de ver satisfeito o pagamento dos alugueis atrasados, juntamente com a desocupação do imóvel.

  1. DOS PEDIDOS

Diante do exposto, requer:

  1. Citação do requerido para responder aos termos da presente ação, apresentando a defesa no prazo legal, sob pena de confissão e revelia;
  2. Após regular instrução, seja julgado procedente o pedido, decretando o despejo do demandado, determinando-se a expedição do respectivo mandado judicial e ainda, condenando-a ao pagamento dos aluguéis atrasados, acrescidos de juros de mora, custas processuais e honorários advocatícios.

            Tendo em vista a aplicabilidade subsidiária do procedimento comum, conforme parágrafo único do artigo 318 do CPC, além de ter demonstrado sempre a iniciativa de resolução do conflito, o autor desde já, conforme art. 334 do Código de Processo Civil, manifesta interesse em auto composição.

 Protesta provar o alegado por todos os meios de prova em direito admitidos, em especial o depoimento pessoal das partes, prova testemunhal, documental, pericial e todas as que se fizerem necessários a efetivação da justiça.

Dá-se a causa o valor de R$... (valor por extenso).

Nestes termos,

pede deferimento.

            Local e data,

            advogado, OAB nº...

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos