Modelo GRATUITO de recurso contra Multa de Trânsito

04/06/2018 às 08:55
Leia nesta página:

Modelo de peça processual relativa à infração de trânsito a ser interposta perante à Junta Administrativa de Recursos de Infrações.

ILUSTRÍSSIMOS SENHORES MEMBROS DA JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÕES - JARI, DA DIRETORIA DE TRÂNSITO DA SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ/SP.

Ref.: Nº do A.I.T.: 5P0077145

VALTER DOS SANTOS, brasileiro, solteiro, advogado, com inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas CPF/MF sob o nº ...., titular da carteira de identidade RG nº ........, com a Carteira Nacional de Habilitação nº ........., Avenida São Gabriel, nº 134 - Jardim São Gabriel, CEP 12340-000, Jacareí/SP, proprietária do veículo de Marca/Modelo: JTA/SUZUKI EN125 YES, Tipo: MOTOCICLO, de Placa: ...-3040/SP, Renavam: 00...., com endereço eletrônico e-mail: [email protected], telefone (11) 9.5338-2021, vem, respeitosamente a presença de Vossa senhoria, interpor

RECURSO ADMINISTRATIVO

em face da notificação de imposição de penalidade de multa de trânsito, o que o faz com fundamento na Resolução nº 299, de 04 de dezembro de 2008, do Conselho Nacional de Trânsito – CONTRAN, pelos fatos e fundamentos a seguir aduzidos:

INICIALMENTE

Autorizo a DIRETORIA DE TRÂNSITO DA SECRETARIA DE MOBILIDADE URBANA DA PREFEITURA MUNICIPAL DE JACAREÍ/SP, a seu critério, enviar para o correio eletrônico (e-mail), acima informado, as notificações e os resultados de defesas/recursos de multa e outras petições.


I – DOS FATOS

Consta na inclusa NOTIFICAÇÃO DE IMPOSIÇÃO DE PENALIDADE POR INFRAÇÃO À LEGISLAÇÃO DE TRÂNSITO (ANEXA), que esta Recorrente teria, em tese, na Data/Hora: 15/02/2018, às 16:32:00, quando transitava pela Rua Padre Eugenio, Oposto Ao N, neste Município, cometido infração de trânsito por supostamente infringir o capitulado no Art. 218, do CTB, ou seja:

Art. 218. Transitar em velocidade superior à máxima permitida para o local, medida por instrumento ou equipamento hábil, em rodovias, vias de trânsito rápido, vias arteriais e demais vias:

I - quando a velocidade for superior à máxima em até 20% (vinte por cento):

Contudo, tal pleito definitivamente não merece prosperar, conforme restará amplamente demonstrado a seguir:

A recorrente não teve qualquer conhecimento da autuação, não recebera qualquer notificação de autuação para tomar conhecimento que contra ela fora lavrado o auto de infração, além do mais não cometera a infração ora em comento, não lhe sendo franqueado sequer a possibilidade da notificação para argumentar ou indicar o real condutor se fosse o caso.

Logo, estar-se diante da ausência de dupla notificação das infrações de trânsito. Devendo a E. JUNTA ADMINISTRATIVA DE RECURSOS DE INFRAÇÕES – JARI, julgar a nulidade da imposição de penalidade conforme se argui a diante.


II – DO DIREITO

A mudança de posicionamento da autoridade de trânsito é medida que se impõe, no sentido de arquivar o presente feito.

O ato administrativo não deve ser considerado para fins de imposição de penalidade, pois houve desrespeito às formalidades legais.

É cediço a obrigatoriedade da dupla notificação constantes nos artigos 280, VI, e 281 do Código de Trânsito Brasileiro, sob pena de invalidade da multa aplicada.

Inobservadas as regras legais para a aplicação da punição, deve esta ser reputada inválida, ainda que tenha sido paga.

Assim, ausente a informação do prazo de defesa e a notificação da aplicação da pena decorrente da infração (primeira notificação), deve ser arquivado o presente feito, por afronta aos princípios do contraditório e da ampla defesa, e ao disposto na Súmula 312 do STJ.

Cabe ressaltar que, o Código de Trânsito Brasileiro (lei nº 9.503 /97) prevê a necessidade de notificação do cometimento da infração, de forma a resguardar no âmbito administrativo os princípios do contraditório e da ampla defesa.

Destarte, referido procedimento advém da interpretação do código de trânsito brasileiro, independentemente da previsão contida na resolução nº 697/2017 do CONTRAN, a qual uniformizou no âmbito administrativo a necessidade de expedição de ambas as notificações e normatiza os procedimentos para a aplicação das multas por infrações.

Em arremate, o Código de Trânsito Brasileiro, em se tratando de imputação de infrações e respectivas sanções, prevê duas notificações: a primeira, que tem a ver com o cometimento da infração e a comunicação ao infrator, e uma segunda, que diz com a aplicação da penalidade correspondente, após o julgamento da consistência do auto de infração (artigos 280 e 281). Súmula 312 do STJ.

Por outro lado, quanto aos aspectos formais do auto de infração, sobreleva notar que, ao lavrá-lo, o agente da autoridade de trânsito apura os fatos e realiza a capitulação legal, propondo a aplicação de penalidade, que poderá ser acolhida ou não pela autoridade de trânsito. Já a notificação da autuação concretiza o conhecimento formal dessa, assegurando ao administrado a possibilidade de defesa antes da imposição da penalidade, quando oportunizado o recurso administrativo no prazo da lei, antes, inclusive, da efetiva exigência da pena pecuniária.

A par disto, resta anêmico e capenga o ato administrativo, quinado a erros e fragilidade, não servindo para imputar qualquer responsabilidade à recorrente, sendo o caso de ser declarado inconsistente e irregular, o que fica desde logo requerido.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Observe Ínclito julgador, que no referenciado Auto de Infração, não há qualquer alusão no campo observação acerca da identificação da Recorrente. O que por si só, da azo a entendimento de fragilidade da presunção de veracidade a que goza o agente público.

Ante tal fato, dado o desequilíbrio entre a aplicação da multa e a norma, é o bastante para requerer seja considerado o Auto de Infração irregular o qual deve ser arquivado e seu registro julgado insubsistente, nos termos do artigo 281 do CTB.


III – DOS PEDIDOS

Diante do exposto REQUER-SE digne-se Vossa Senhoria em determinar:

a) A anulação do Auto de Infração: A.I.T.: 5P0077145, no pé em que se encontra, por tudo que fora alegado;

b) Requer-se, outrossim, a fim de impedir incidência de cobrança moratória, bem como não seja aplicada qualquer restrição, inclusive para fins de licenciamento e transferência, enquanto não for encerrada a instância administrativa de julgamento de infrações e penalidades, (com fulcro no Art. 284, § 3º, do CTB);

c) caso o recurso não seja julgado em até trintas dias como manda o Art. 285, do CTB, REQUER o efeito suspensivo, a fim de que não seja descontados pontos na carteira da recorrente enquanto o recurso não for julgado ou qualquer outra imposição enquanto possível de recursos;

d) Requer-se, caso a anulação do Auto de infração, não seja o entendimento de Vossa senhoria, o que o faz apenas por hipótese, que junte no presente recurso a Comprovação da dupla notificação a fim da comprovação de plano do direito reivindicado.

Por fim, pugna-se que todos os argumentos sejam motivadamente cotejados, sob pena de serem reivindicados nas próximas fases recursais, a aplicação analógica do princípio de que todo argumento que não for contestado, deverá ser considerado como verdadeiro, o que o faz com fulcro no art. 15 e 489 do CPC, por ser medida da mais LÍDIMA JUSTIÇA!

Termos em que, Pede deferimento.

Jacareí /SP, 28 de junho de 2018.

______________________________________________________

                                valter dos santos

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Valter dos Santos

Acesse: www.professorvalterdossantos.com

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos