Ir direto ao conteúdo

Redes Sociais do Jus Navigandi

1. Marcus Vasques
    20/12/2010 22:07

Tenho dúvidas sobre quem deve pagar honorário de sucumbência.

Fui parte ganhadora em uma ação de indenização e que foram estipulados honorários de sucumbência em 15% do valor da indenização.

Sei que quem deve pagá-los é o advogado da parte perdedora.

Mas minha dúvida é:-

Esses 15% são retirados do valor que receberei ou pagos a parte pelo advogado perdedor ao meu?

Pois se esses 15% forem retirados do valor pago a mim, entendo que quem está pagando a sucumbência sou eu e não o advogado perdedor.

Grato.
  2. Adv. Antonio Gomes
    21/12/2010 00:33

Advogado nada paga, pelo contrário, o advogado vencedor recebe da parte perdedora (auor ou réu), o percentual determinado na sucumbencia.
    No seu caso, se vencedor, receberá o valor da condenação integral, inclusive com juros de mora e correção monetária. Ao seu advogado pagará os honorários contratados, seja ele fixo ou percentual, digo, é o que constar no contrato asssinado advogado/clinte, por fim, o seu advogado irá receber o percentual de 15% da sucumbência da parte perdedora. O valor que você recebeu serve apenas de parametro para calcular a sucumbência.
  3. Marcus Vasques
    21/12/2010 12:11

Antonio Gomes,

Então, só pra esclarecer, por exemplo recebo de indenização R$10.000,00 e a parte perdedora é condenada a pagar 10% de honorários de sucumbencia.

Além de me pagar os R$10.000,00 eles deverão pagar mais R$1.000,00 ou esses R$1.000,00 serão retirados da minha parte e receberei apenas R$9.000,00?

Muito Obrigado por sua explanação.
  4. MARIA DA GLORIA PEREZ DELGADO SANCHES
    21/12/2010 12:25

Boa tarde, Marcus.
    Passa-se como o Antonio explicou. Tomando o seu exemplo:

por exemplo, recebo de indenização R$10.000,00 e a parte perdedora é condenada a pagar 10% de honorários de sucumbencia.

Além de me pagar os R$10.000,00 eles deverão pagar mais R$1.000,00.