eu tenho 13 anos , moro com a minha mae e vejo meu pai 2 finais de semana por mes . Gostaria de saber se com essa idade eu posso escolher com quem morar . Queria muito morar com o meu pai , eu me sinto melhor e nossa relacao eh bem mais saudavel , so que a minha mae diz q eu n posso opinar . Gostaria de saber se eu posso morar com o meu pai mesmo contra a votade dela ... por favor me ajudem Obrigada

Respostas

  • -6
    A

    Amanda Lucas Terça, 29 de janeiro de 2013, 16h07min

    Juliana, o que há de errado com a sua mãe? Porque é muito difícil um pai conseguir cuidar de uma filha como a mãe...tem que haver algo de muito errado. Acredito que você já possa opinar sim, mas acho que depende muito das suas razões o juiz deferir ou não seu pedido. Não pode ser porque tua mãe te impõe regras.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    M

    MSF F Quarta, 30 de janeiro de 2013, 9h56min

    Pessoal, ela não pode ter o desejo de morar com o pai???
    Acham que o pai não é capaz de cuidar de uma filha, tanto quanto a mãe??

    Juliana...

    Conte a seu pai o desejo de ir morar com ele, peça que ele entre com pedido de guarda, e no processo o juiz poderá te ouvir, e vc irá dizer os seus motivos, o porque quer ir morar com o seu pai, e dependendo o juiz aceita.

    Acho que é isso.

    B

    BIRASOUZA 257540/SP Quarta, 30 de janeiro de 2013, 14h00min

    Juliana

    Quando o Juiz defere a guarda de uma crinaça ou adolecente ele sempre irá atender o "MELHOR INTERESSE DA CRIANÇA" insto significa que ele irá avaliar o que é melhor para voce. Caso voce tenha argumentos fortes para morar com seu pai o juiz pode sim dar a guarda para seu pai. Voce certamente será ouvida, mostre ao Juiz porque voce deseja morar com seus pai. Falr sobre problemas que voce tem com sua mãe pode ajudar sim, as pessoas podem se amar, mas nem sempre conseguem conviver junto e não há nada de estranho se relacionar melhor com outra pessoa no caso seu pai.
    Peça a Seu pai que ajuize uma ação de guarda, isto é se sua guarda não foi reguylamentada por juiz, se já houve uma ação de guarda um dia no passado, peça que ajuize uma ação de revisão de guarda e exponha os motivos, requerendo inclusive seu depoimento.

  • -4
    M

    Minerva Quarta, 30 de janeiro de 2013, 14h32min

    Juliana,

    Como seu pai vai cuidar de você? Ele não trabalha? Se a resposta for SIM. Como você poderá morar com ele se passará todo tempo sozinha com essa idade? Ele já casou de novo? Se casou...Você vai ter uma madrasta. Geralmente, isso traz problemas. Eu falei: Geralmente! Não quer dizer sempre. Salvo as exceções. Em vez das regras da mamãe você terá as da madrasta. Falo com conhecimento de causa. Sou casada com um homem divorciado. Pai de duas filhas (17 e 18 anos). Logo que, casamos surgiu essa história de "morar com o pai". Só que, na realidade tudo caia sobre mim. Ele saia para trabalhar as 6 da manha e retornava as 8 da noite. Então, é morar com a madrasta! Aí, começam os problemas, porque os filhos acham que somados ao pai são maioria e só querem fazer o que eles querem. Essa era a idéia das filhas do meu marido, fugir das regras da mãe, achando que na casa do pai não haveria! Pense bem. Boa sorte.

  • -3
    I

    Insula fênix Suspenso Domingo, 03 de fevereiro de 2013, 23h24min

    Gente, ela come 1kg de sal com a mãe, mas o pai só consegue ser pai 2x ao mês. Assim é fácil!!! Ele fica só com os momentos alegres, festivos (ôba! papai é tão divertido!! a gente vive saindo pra passear!).

    Mas quando ela estiver debaixo do mesmo teto, comendo 1kg de sal....a coisa vai mudar, ela vai "conhecer" o pai mais na intimidade, no convívio (ela "vive com" a mãe, mas só visita o pai). "Viver com" o pai irá mostrar a ela como ele é realmente no dia a dia. Ela ainda não sabe. Está só na fantasia. Ela só ouviu o lado B.

    A mãe é chata porque implica com as coisas, impõe regras, critica, reclama, cobra....já papai não faz isso (na visita!!!).

    Mas no "convivio" o pai vai começar a fazer o mesmo, dar ordem, impõr limites, cortar as asinhas dela. Então ela vai ver a porca torcer o rabo!!!

    Deixa ela!!!

    Se o pai de fato requerer a guarda, o juiz pode perfeitamente nem querer ouvir uma aborrecente que pretende fugir da disciplina imposta pela genitora e mandar o pai voltar pra casa de mãos abanando. Isso SE o pai quiser arrumar esse sanhaço!!!!

    C

    Carlos Eduardo W. Cardoso Quinta, 31 de julho de 2014, 18h33min

    Claro que o pai pode cuidar e muito bem de um filho ou de uma filha!!! que papagaiada eh essa, se vc tem ou teve vontade de ir morar com seu pai, vai sim que vc sera feliz.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    R

    Rogério Miranda Segunda, 11 de agosto de 2014, 19h40min

    Juliana, a sua opinião é levada adiante pelo juiz a partir dos 12 anos de idade. Somente você poderá avaliar o que é melhor pra você, quem te trata bem, com quem tem mais afinidade, etc.

    Meu marido (Rogério) é pai de 2 crianças que querem muito morar conosco. Fazemos festa, sim, nos divertimos aos finais de semana, saímos pra jantar, mas também cobramos banho, lição de casa, arrumação de quarto, sem gastos desnecessários, comer bem durante o dia e mais uma série de outras coisas...

    Tem muito pai que quer ser pai de verdade e só tem 2 finais de semana por mês pra tentar fazer isso e muita mãe que com todo o tempo disponível não faz nem metade. Aqui em casa não temos só o oba-oba de pai, como muitos dizem... e mãe tem que ser mãe de verdade e não bater no peito e dizer "mãe é mãe e acabou" pq não é assim. Aliás, tem muita mãe aí que só fica com a guarda pra receber uma pensãozinha todo mês - experiência própria.

    Você tem sentimentos e logo terá vontade de iniciar uma vida emocional e sexual com outras pessoas pra criar a sua própria família. Talvez você será mãe e entenderá inúmeras atitudes da sua mãe... assim como também irá procurar alguém próximo ao seu pai, por admirá-lo.

    Pensa com carinho, converse muito com o seu pai, peça pra conversar com um psicólogo do conselho tutelar... e tome atitudes sempre com segurança e carinho.

    Vaneide Soares

    Vaneide Soares Terça, 23 de dezembro de 2014, 12h43min

    Juliana ...
    Sou separada e este ano meu filho com 14 anos decidiu ir morar com seu pai, conversamos muito sobre isso, , até hoje e acredito que sempre sofrerei pela distância, pois ele sempre foi meu companheiro e meu "grude" .Portanto o que tenho em mente e objetivo que ele seja feliz , para mim só isto que importa. Procuro os direitos para fazer tudo como realmente é de fato e melhor para meu filho.

  • Removida

    Esta resposta foi removida.

    P

    Paulino Terça, 13 de janeiro de 2015, 18h54min

    Juliana
    Hoje a legislação dá direitos iguais a mães e pais.
    Talvez o que você passa poderia ser resolvido se no ato de determinação da guarda fosse escolhida a de forma compartilhada, onde você ficaria o mesmo período com os dois e eles teriam as mesmas responsabilidades para com você em todos os aspectos, seja financeiro, educação, vestuário, laser, viagens, etc. E você iria ponderar melhor, isso facilitaria hoje a sua decisão, mais ainda.
    Vejo que tem afinidade, ao relatar, mais com seu pai que sua mãe. Isso é normal, e deve ser encarado por todos com naturalidade. Afinal de contas, a justiça considera a criança o objetivo principal, e permeia o seu direito em primeiro lugar antes de qualquer outro.
    A idade de escolha da guarda é relativa, depende da maturidade e emancipação de cada criança quando se tem seu próprio discernimento. Porém, quando não se tem, dar-se o direito aos pais solicitarem revisão da guarda, e o juiz poderá ouvi-la ou não, e caso não exista consenso entre as partes (pai e mãe), é o juiz o autor principal da escolha.
    Tanto pais como mães podem sim cuidar e educar bem seus filhos sozinhos, cada um com suas limitações e peculiaridades.
    Quanto ao caso de pais e mães que trabalham o dia todo, hoje podem dispor de escolas e colégios com tempo integral das 06:00 às 19:00h, onde as crianças podem estudar, se alimentarem, praticar atividades e o melhor socializarem-se com educadores, coleguinhas, mestres, funcionários, o que gera um vínculo saudável.
    Como no trabalho para os pais e mães, a escola pode ser a extensão da família.
    Eu agora falo como Pai que compartilho a guarda de meu filho, hoje ele com 5 anos.
    Deve-se entender que o filho não é propriedade dos pais ou mães, e os pais e mães devem zelar pela sua felicidade.
    Os pais devem ser aconselhadores para as suas escolhas, mas os filhos é quem decidem para onde trilhar a sua vida.
    Criamos os filhos para a vida, e não para nós.
    Portanto Juliano se é um desejo seu de ir morar com seu pai, você tem todo o direito. Só precisa analisar os prós e contras, e assim que tiver segurança e decidida da sua escolha vá em frente.
    Boa Sorte

    D

    Desconhecido Quinta, 26 de fevereiro de 2015, 23h11min

    gente q absurdo...agora o pai não pode ter a guarda pq trabalha ( homem de bem), se ele não tivesse emprego e passasse a maior parte do tempo em casa seria um pai presente então? mas que exemplo estaria dando p filha...ensinando a malandragem de viver desempregado.

    Dom Cristiano Dias

    Dom Cristiano Dias Quinta, 12 de março de 2015, 12h19min

    nossa me da revolta em ver pessoas dizer que MÃE EO MELHOR PRO FILHO . QUE PAI NAO PODE SER PAI . tenho um filho de 4 anos quando vem pra minha casa nao quer voltar ama a minha esposa e minha esposa a ele. sempre com alegações sao de arrepiar o cabelo. quando fala que tem que ir embora cai no choro solta muita coisa que ele passa . mae nem sempre nasceu para SER MAE Diferença de criar um filho e diferente de bater colocar do lado de fora pa nao sujar a casa ou chama lo de menino da cara de C... AGORA SRA . VOS PERGUNTO MEU FILHO E AMADO NA MINHA CASA E RESPEITADO NAO E AMEAÇADO . . ISSO E SER MAE ? ESPONHO A ELE QUE ELE TEM QUE RESPEITAR MINHA ESPOSA PORQUE ASSIM E MELHOR PRA TODOS ( ELE TEM 4 ANOS ) E ELE ME ENTENDE.. AGORA EU SOU UM PAI PRESENTE ATIVO PARTICIPANTE POSSO SIM TRABALHAR E AINDA CUIDAR DO MEU FILHO E NUNCA ESCONDI A MINHA ESPOSA QUE UN DIA PODERIA SER QUE ELE VIESSE MORAR COMIGO EM ESPECIAL A VANEIDE SOARES PARABÉNS PELA SUA ATITUDE A FELICIDADE DOS FILHOS E O QUE IMPORTA

    S

    se ligaxx Sexta, 17 de abril de 2015, 22h53min

    oi, eu tenho 14 anos , vejo o meu pai filnal de semna sim e um final de semana nao , o que eu acho é que nao ou um objeto pra ficarem decidindo a onde e vou , acho que temos que ir para o lugar onde se sentimos mais felizes , nao quero maguar minha mae mas a coisa que eu mais queria nesse mundo e morrar com meu pai , com ele é tudo melhor entao eu acho sim que deve ir pra onde voce gosta ! nao deixe os outros mandarem em voce nesse sentido pois voce tem seus direitos , eu estou tentando procurar como eu faço para trocarem a guarda para o meu pai pois minha mae nunca vai aceitar isso

    R

    Rafael F Solano Segunda, 20 de abril de 2015, 22h32min

    Se liga, converse com seu pai sobre isso. Não tema magoar sua mãe, vc não sabe quanto tempo ainda tem com seu pai, a vida é inesperada, explique a ela que vcs já passaram bastante tempo juntos e que vc agora PRECISA passar mais tempo com seu pai, que isso é coisa sua, nada tem haver com nenhum deles.

    Ela até pode ficar chateada no começo, mas depois ela se adapta, pior será saber que o fez infeliz por tanto tempo por ter sido motivo para vc não buscar sua felicidade com seu pai.

    R

    Rafael F Solano Segunda, 20 de abril de 2015, 22h33min

    Se seu pai topar lutar na justiça pela sua guarda o advogado dele poderá pedir que vc seja ouvido pelo juiz. Alerte sua mãe para isso, assim ela acaba desistindo de brigar e entra logo num entendimento.

  • -1
    P

    patricia Terça, 05 de maio de 2015, 13h50min

    é dificil ,mas quando se mora com a mãe as vezes acham que é chato etc..... mas na casa do pai é tudo o maximo só esquecem que é o maximo porque vão a cada 15 dias .

    R

    Rafael F Solano Terça, 05 de maio de 2015, 14h19min

    Pois é, a pracinha, o parque, a festa, as férias....é tudo o máximo porque tem curta duração, é só por aquele momento, mas quando vira rotina, a coisa muda de figura.