Publicações de Luciana
Segurança Pública: a mídia como contribuinte na formação de políticas públicas.
A mídia embora exerça um caráter negativo em noticiar alguns acontecimentos de forma tendenciosa, também pode auxiliar na seara da Segurança Pública, uma vez que suas coberturas de reportagem trazem a luz problemas que precisam ser combatidos.
A mídia e o processo de estereotipação.
O artigo reflete sobre a contribuição negativa que a mídia exerce muitas vezes em relação a aumentar a cultura da estereotipação de determinadas classes socias.
Diagnósticos em Segurança Pública: efetividade de ações pautadas em pesquisas.
O artigo tenta mostrar ao leitor o motivo pelo qual os diagnóstticos produzidos na área da Segurança Pública podem contribuir com ações e medidas mais eficazes na seara de políticas públicas voltadas à tal área.
Covid-19 e as políticas públicas
O presente artigo traz algumas reflexões acerca das polítticas públicas adotadas pelo Brasil durante a crise sanitária de Covid-19, fazendo com que o leitor crie um senso crítico sobre as medidas adotadas pelo governo brasileiro.
A violência como construção social
O artigo apresenta as diferenças em apresentar a violência como prática, conceito ou representação, com a finalidade de criar um pensamento reflexivo em relação a essa questão tão comum na vida social.
Racismo velado nas condenações de negros por crimes sexuais
O presente artigo traz considerações sobre o racismo velado que ainda perpetua no meio social. Para corroborar com tal afirmativa faz um comparativo entre a maioria de condenações exaradas pelo judiciário que recaem sobre pessoas negras.
Reflexões acerca de Direitos Constitucionais Penais
O presente artigo traz uma breve reflexão sobre direitos da pessoa humana que vem sendo reiteradamente violados no presídio situado em Pedrinhas, cidade localizada no Estado do Maranhão, bem como tece uma crítica ao atual cenário do sistema prisional.
A reduzida aplicação da lei de tortura no Brasil
Este trabalho, realizado no ano de 2010, faz um breve apanhado sobre a Lei 9.455 de 07 de Abril de 1997, que definiu os crimes de tortura no Brasil e estabeleceu penas para eles. A análise demonstra o quão difícil é conseguir provas para a condenação.