3. CONCLUSÃO
A socialização do saber jurídico é o caminho que proporcionará a consciência jurídica para uma cultura da prática da cidadania e participação democrática no seio da sociedade.
REFERÊNCIAS
AZEVEDO, Plauto Faraco de. Aplicação do direito e contexto social. 2ª ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2000.
ANDRADE, Vera Regina Pereira de. CIDADANIA: do direito aos direitos humanos. São Paulo: Acadêmica, 1993
BENEVIDES, Maria Vitória de Mesquita. A Cidadania Ativa – Referendo, Plebiscito e Iniciativa Popular. 3ª ed. São Paulo: Editora Ática, 2003.
BITTAR, Eduardo C. B. Doutrina e filosofias políticas: contribuições para a história das idéias políticas. São Paulo: Atlas, 2002.
BONAVIDES, Paulo. Ciência Política. 10ª ed. São Paulo: Malheiros, 1998.
______. Política e Constituição: os caminhos da democracia. Rio de Janeiro: Forense, 1985.
CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil: o longo caminho. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002.
______. Quatro autores em busca do Brasil. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.
CASTILHO, Ricardo. Direito nas escolas: construção de pessoas e de uma sociedade democrática, Publicado em 15.11.2007. Disponível em: <https://www.partes.com.br/educacao/direitonasescolas.asp> Acesso em: 15 jul 2011.
DAGNINO, Evelina. Cultura e política nos movimentos sociais latino-americanos. Belo Horizonte: UFMG, 2000.
DALLARI, Dalmo de Abreu. O que são direitos da pessoa. 10ª ed. São Paulo: Brasiliense, 1994.
FEIX, Virgínia. Educação e acesso à justiça: capacitação legal como condição de construção da diversidade de sujeitos de direitos. In: RIO GRANDE DO SUL. ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA. COMISSÃO DE CIDADANIA E DIREITOS HUMANOS. Garantias e violações dos direitos humanos. 10. anos, edição comemorativa. Porto Alegre: CORAG, 2004.
FERREIRA, Nilda Tevês. Cidadania: uma questão para a educação. 4ª ed. Nova Fronteira. Rio de Janeiro, 1993.
FREIRE, Aline Lima. A inserção de matérias jurídicas nas escolas de ensino básico. Publicado 16.05.2011. Disponível em: https://www.abcdodireito.com.br/2011/05/insercaomateriasjuridicasescolasensinob.html Acesso em: 08 agos 2011.
GALVÃO, Roberto Carlos Simões. Educação para a cidadania: o conhecimento como instrumento político de libertação. 2010. Disponível em: <https://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0050> Acesso em: 29 jul 2011.
GRECO, Leonardo. O acesso ao Direito e à Justiça. Publicado em 10.09.2005. Disponível em :<https://www.mundojuridico.adv.br/sis_artigos/artigos.asp?codigo=420> Acesso em: 28 mai 2011.
GRYSPAN, Mário. Acesso e recurso à Justiça no Brasil: algumas questões. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
MACHADO, Raphael Amorim. A (des)construção da cidadania no neoliberalismo: um estudo sobre os discursos o instituto ethos de responsabilidade social empresarial. RET. 2010. Disponível em: <https://www.estudosdotrabalho.org/anais-vii-7-seminario-trabalho-ret-2010/raphael_machado_a%20desconstrucao_cidadania_neoliberalismo.pdf> Acesso em: 05 mai 2011.
MACHADO, Antonio Alberto. Ensino jurídico e mudança social. 2ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2009.
MARSHALL, Thomas Humprey. Cidadania, classe social e status. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
MICHAEL, Raphael. A quarta onda. Publicado em 21.04.2007. Disponível em: <https://raphaelmichael.blog.com/1705469/>. Acesso em: 02 junho 2011.
PANDOLFI, Dulce C. “Percepção dos direitos participação social”. In Carvalho, J. M. de (org.). Cidadania, justiça e violência. Rio de Janeiro: FGV, 1999.
PINSKY, Jaime. Cidadania e Educação. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 1998.
______. Por uma escola de cidadãos. IN: Cadernos de Educação Básica Série institucional 9, MEC/FNUAP, 1993.
ROCHA SOBRINHO, João. Uma história do exercício da cidadania no Brasil. 1ª ed. Salvador, 2010.
SANTANA, Marcos Silvio de. O que é cidadania. Disponível em: <https://www.advogado.adv.br/estudantesdireito/fadipa/marcossilviodesantana/cidadania.htm> Acesso em: 25 jul 2011.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Pela mão de Alice: O social e o político na pós-modernidade. 12ª ed. São Paulo: Corteza, 2008.
SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 27ª. ed. São Paulo: Malheiros, 2006.
SOARES, Laura Tavares. Os custos sociais do ajuste neoliberal na América Latina. São Paulo: Cortez, 2000.
VALENTE, Sergio Ruy David Polimeno. Ensino do Direito nas escolas. Publicado em 18.07.2007. Disponível em: https://www.valente.adv.br/index.php?option=com_content&view=article&id=59%3Aensino-do-direito-nas-escolas&catid=36%3Ainternos&Itemid=58&lang=pt> Acesso em: 10 jun 2011.
Abstract: Whereas the legal relations are inescapable to everyday reality of all Brazilians and in compliance with art. 205. of the Federal Constitution , which assigns to education the responsibility for preparing for citizenship , this work aims to critical analysis about the importance of socialization of legal knowledge to form participative citizens in Brazilian society , making certain knowable rights and minimally necessary duties to the experience within the parameters of democracy , mainly through the primary and secondary educational institutions.
Key words : active citizenship ; Popular legal education ; Democratic state