Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

Petição inicial, fase inicial: Notas sobre a ação declarativa portuguesa à luz do processo civil brasileiro

Agenda 22/01/2017 às 21:00

Breves apontamentos acerca do processo declarativo português, sob a ótica do NCPC

O “jovem” CPC português de 2013 funda-se em uma estrutura similar à do CPC brasileiro setentista, superado em março de 2016.

Não fosse a existência, no velho código do Brasil, de um livro IV autonomizador das cautelares típicas, poder-se-ia dizer que o revogado diploma era mesmo parelho ao atual Código português, já que este dedica também livros (III, IV e IV, respectivamente) ao processo de declaração (arts. 552 a 702), execução (arts. 703 a 877) e processos especiais (arts. 878 a 1.085). 

Como no fim de um ciclo, as cautelares no Brasil se converteram numa tutela acautelatória mais dispersa e instrumental, e não se sucedeu de modo diferente em Portugal, onde, desde 2013, admitem-se soluções práticas como a chamada inversão do contencioso  (art. 369 do CPC luso).

Dado que a natureza do processo de conhecimento brasileiro equivale à do declarativo português, ambos de vigoroso caráter  cognitivo, é de se imaginar que o livro III do CPC luso inaugura em seu art. 552 o regramento que dá substância à boa parte dos litígios em Tribunal.

Segundo boletim estatístico da Direcção-Geral da Política de Justiça de outubro de 2016, indicadores dos tribunais apontam que anualmente cerca de 160 mil ações declarativas são concluídas na instância inicial - em sua maioria, relativas a incumprimento contratual e obrigações -, traduzindo-se assim na base da atividade diária dos operadores judiciais.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

A ação comum declarativa desenvolve-se sob a cadência de duas audiências (prévia e final) e em torno de três manifestações das partes: petição inicial (art. 552), contestação (art. 569)  e réplica (art. 584). Esta última, em regra, restringe-se às hipóteses de reconvenção do réu e às ações de simples apreciação negativa (as meramente declaratórias, segundo a nomenclatura brasileira).

Sob o gatilho da petição inicial, o autor expõe os factos essenciais que dão corpo à causa de pedir, com as respectivas razões de direito e rol de testemunhas (art. 552, nº1, d, e nº 2), podendo valer-se de pedidos alternativos, subsidiários e cumulados, quando contra o mesmo coincidam pedidos compatíveis.

Na práxis judiciária, há uma sutil diferença entre Brasil e Portugal no tocante à redação da petição inicial.

Enquanto no país do samba os parágrafos costumam ter redação mais livre, contendo por vezes uma série de fatos e deduções concatenadas, na terra de Amália Rodrigues a petição inicial vem enumerada em “artigos”, contendo cada qual apenas um facto. Ou seja, a fim de facilitar a alusão a trechos da petição, os chamados factos essenciais que embasam a causa de pedir são expostos com subordinação a parágrafos numerados, tratados por “artigos”.

A contestação se apresenta no prazo de 30 dias (art. 569, nº 1), aparentemente mais generoso que a quinzena prevista no art. 335 do CPC brasileiro. Mas a diferença é mitigada pela contagem de prazo, já que em Portugal não se contam apenas os dias úteis como hoje sucede no Brasil (art. 219 do NCPC).

Até a réplica fala-se em uma fase inicial, a ser rompida quando do despacho pré-saneador (art. 590, nº 2), inaugurador da fase intermediária. A este despacho, obrigatório em certos casos, dedicaremos nosso próximo estudo.

Sobre o autor
Julian Henrique Dias Rodrigues

Advogado em exercício no Brasil, em Portugal e na União Europeia. Licenciado pela Faculdade de Direito de Curitiba desde 2008, é pós-graduado em Direito Constitucional pela Fundação Escola do Ministério Público do Paraná, em Direito do Desporto pela Universidade Castelo Branco, e em Direito da Medicina pela Universidade de Lisboa. Mestrando em Direito pela Universidade Nova de Lisboa. Integrou a Comissão de Direito do Desporto da Ordem dos Advogados do Brasil (PR), e diversos Tribunais de Justiça Desportiva. Atuou como assessor de magistrado junto ao Tribunal de Justiça do Paraná.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!