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Marketing jurídico e Código de Ética da OAB:

uma abordagem focada na publicidade dos escritórios de advocacia corporativos

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Notas

1 Rodrigo Bertozzi foi o pioneiro no Brasil a tratar sobre o marketing jurídico. Seu livro: Marketing Jurídico: A Nova Guerra dos Advogados, fora lançado no ano de 2003. Sua missão é auxiliar o advogado a raciocinar como um comunicador, aprimorando seu marketing pessoal e corporativo, sempre obedecendo-se aos preceitos do Código de ética da profissão.

2 BERTOZZI, Rodrigo. Marketing Jurídico: a nova guerra dos advogados. 1. ed. Curitiba: Juruá. 2003, p. 55.

3 Modificado de Op. Cit. BERTOZZI.

4 MERCANTIL, Gazeta. Panorama Setorial. [s.d.] apud BERTOZZI, Op. Cit. p. 54.

5 BERTOZZI, Op. Cit. p. 29.

6 DOMINGUEZ, Francesc. O Conceito de Marketing Jurídico. [on-line] Disponível na Internet via WWW.URL:< http://www.marketing-juridico.com/pt/modules.php>. Acesso em: 15 de janeiro de 2004.

7 BERTOZZI, Op. Cit. p. 25.

8 Modificado de Op. Cit BERTOZZI.

9 Segundo Kotler: "Talvez, a habilidade mais diferenciadora dos profissionais de marketing é sua habilidade para criar, manter, proteger e enriquecer marcas. A American Marketing Association define uma marca da seguinte forma: ‘ marca é um nome, termo, sinal, símbolo ou combinação dos mesmos, que tem o propósito de identificar bens ou serviços de um vendedor ou grupo de vendedores e de diferenciá-los de concorrentes’" (grifo nosso). Apud KOTLER, Philip. Administração de Marketing : análise, planejamento, implementação e controle. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1998, p. 393.

10 BERTOZZI, Rodrigo. A nova guerra dos advogados. [on-line] Disponível na Internet via www.jurua.com.br/outros_artigos/guerra2.asp>. Acesso em 15 de outubro de 2003.

11 ASSOCIATION, American Marketing, 2000. apud CHURCHILL, Gilbert A.; PETER, J. Paul. Marketing : criando valor para o cliente. 2. ed. Traduzida. São Paulo: Saraiva, 2000, p. 4.

12 CHURCHILL, Op. Cit. p. 5.

13 KOTLER, Op.Cit. p.37.

14 FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. 2. ed. Revista e Aumentada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986.

15 ______. Novo Dicionário Básico da Língua Portuguesa, Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1994.

16 CUNHA, A. G. Dicionário etimológico Nova Fronteira da língua portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1982.

17 Idem, p. 642.

18 PUBLICIDADE X PROPAGANDA. Disponível na Internet via URL em http://www.fortunecity.com/campus/study/42/publicxprop.htm. Acesso em 10 de janeiro de 2004.

18 CHURCHILL, Op. Cit. p. 472.

19 Idem, p. 496.

20 Os profissionais de Marketing tentam escolher as melhores mídias, ou uma mistura delas, para que possam alcançar sua audiência-alvo. Para selecionar diferentes veículos da mídia (jornais específicos, revistas, programas de tv, etc.), são aplicados certos critérios, como:

- Cobertura ou alcance – o número de pessoas ou domicílios expostos a um determinado veículo de propaganda ou a uma programação de mídia durante um certo período.

- Índice de audiência – o percentual da audiência potencial total exposta a um determinado veículo da mídia.

- Impacto – valor qualitativo da exposição a uma mensagem em um determinado veículo da mídia.

- Freqüência – o número médio de vezes que uma pessoa, domicílio ou membro de uma audiência-alvo são expostos a um veículo da mídia ou a uma programação da mídia de um anunciante dentro de determinado período.

- Custo por mil - o custo de se utilizar um veículo da mídia para atingir mil pessoas ou domicílios.

- GRP – a medida das exposições totais à propaganda produzida por um veículo específico da mídia ou uma combinação de veículos durante um tempo especificado.

21 CHURCHILL, Op. Cit. p. 293.

22 CASTRO, Rodrigo Pereira de. Propaganda, Publicidade e Marketing. Disponível na Internet via URL www.rodrigopereiradecastro.hpg.ig.com.br. Acesso em 15 de agosto de 2003.

23 Op. Cit. CASTRO. Propaganda, Publicidade e Marketing.

24 CASTRO, Op. Cit. Propaganda, Publicidade e Marketing.

25 PUBLICIDADE E PROPAGANDA. Op. Cit.

26 Compostos de marketing são aspectos que devem ser estudados para obter-se um sucesso organizacional. Subdivide-se em quatro: preço, promoção, produto ou serviço e pontos de distribuição. O escritório que conseguir administrar eficientemente esses compostos estarão mais propensos a um sucesso organizacional. Ver mais em: CHURCHILL, Op. Cit. p. 20.

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27 KOTLER, Op. Cit. p.159.

28 COBRA, Marcos. Marketing Essencial.: conceitos, estratégias e controle. 1. ed. São Paulo: Atlas, 1986, p. 75.

29 COBRA, Op. Cit. p. 90.

30 Idem, p. 91.

31CEGLIA, Paulo César N. Leite : Marketing Jurídico. Disponível na Internet via https://www.conjur.com.br/2003-jul-02/escritorios_podem_usar_estrategias_violar_etica>. Acesso em 12 de agosto de 2003.

32 Modificado de Op. Cit. CEGLIA.

33 "O mercado é o ponto focal para onde convergem e de onde se irradiam as atividades dos indivíduos O processo de mercado é o ajustamento das ações individuais dos vários membros da sociedade aos requisitos da cooperação mútua". (LUDWIG, Von Mieses. "O mercado". Rio de Janeiro, José Olympio/Instituto Liberal, 1987, 151, p. 16-8).

34 Op. Cit. BERTOZZI, Rodrigo. p. 131.

35 Idem, p. 132.

36 Idem, p. 132.

37 Press-releases são notícias veiculadas pela internet, por uma agência de notícia independente, objetivando levar ao leitor informações exatas e sem censura sobre determinados assuntos e temas. Um exemplo é a Amazonpress que pode ser encontrada no endereço eletrônico: WWW.AMAZONPRESS.COM.BR

38 BERTOZZI, Op. Cit. p. 132.

39 BERTOZZI, Op. Cit. p. 133.

40 BRASIL, Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de São Paulo. Proc. E-2.280/01. Rel. TRAMA, Benedito Édison. Presidente Dr. Robison Baroni. 439ª Sessão de 22 de novembro de 2001.

41 BERTOZZI, Op. Cit. p. 138.

42 BRASIL, Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de São Paulo. Proc. E-2.483/01. Rel. SOUZA, Carlos Aurélio Mota de. Presidente Dr. Robison Baroni. 440ª Sessão de 13 de dezembro de 2001.

43 BERTOZZI, Op. Cit. p. 140.

44 BRASIL, Tribunal de Ética e Disciplina da OAB de São Paulo. Proc. E-2376/01. Rel. POZZOLI, Lafayette. Presidente Robison Baroni. 435ª Sessão de 19 de agosto de 2001.

45 BERTOZZI, Op. Cit. p.144.

46 LANGARO, Luiz Lima. Curso de Deontologia Jurídica. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 1996. p. 3.

47 LANGARO, Op. Cit. p.51.

48 ADVOGADOS, O exemplo de outros países. Diário Econômico, [s.l.], 10 de março de 2004. Disponível na Internet via URL:<http://www.diarioeconomico.com/edicion/noticia. Acesso em 14 de março de 2004.

49 ADVOGADOS, O exemplo de Outros países. Op. Cit. Diário Econômico. Disponível na Internet via URL:<http://www.diarioeconomico.com/edicion/noticia>.

50 Idem. Disponível na Internet via URL:<http://www.diarioeconomico.com/edicion/noticia>.

51 ADVOGADOS, O exemplo de outros países, Op. Cit. Diário Econômico.

52 NALINI, José Renato (Org.). Uma Nova Ética para o Juiz. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1994.

53 Op. Cit. NALINI.

54 HUME, apud NALINI (Org.), Op. Cit. p. 18.

55 MAUGHAM, apud. Idem, p. 19.

56 BATISTA, Henrique Gomes. Advogados querem mudar as regras e investir em publicidade. Valor Econômico. São Paulo, 10 de agosto de 2001. Disponível na Internet via http:/www.cesa.org.br/Not_10_08_2001.htm. Acesso em 14 de outubro de 2003.

57 BATISTA, Op. Cit. Valor Econômico.

58 Idem, Valor Econômico.

59 BATISTA, Op. Cit. Valor Econômico.


LISTA DE ABREVIATURAS E SIGLAS

ART. – ARTIGO

CESA – CENTRO DE ESTUDOS DAS SOCIEDADES DE ADVOGADOS

EX. – EXEMPLO

NO. – NÚMERO

OAB – ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL

ORG – ORGANIZADOR

P. – POR

RJ – RIO DE JANEIRO

SP – SÃO PAULO

TED – TRIBUNAL DE ÉTICA E DISCIPLINA

Sobre o autor
Eugênio Eduardo Tavares de Melo de Sá Pereira

bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), bacharel em Administração de Empresas pela Universidade de Pernambuco (UPE)

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PEREIRA, Eugênio Eduardo Tavares Melo Sá. Marketing jurídico e Código de Ética da OAB:: uma abordagem focada na publicidade dos escritórios de advocacia corporativos. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 9, n. 434, 14 set. 2004. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/5688. Acesso em: 22 nov. 2024.

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