Símbolo do Jus.com.br Jus.com.br

A aplicabilidade do Direito Internacional dos conflitos armados (DICA) no emprego das tropas do EB em missões de paz

Exibindo página 3 de 3
Agenda 14/05/2017 às 21:57

5.     CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como dito antes a ONU não possui tropas específicas para integrar as Missões de Paz, utilizando então de forças vindas de países contribuintes. Levanta-se então a questão: Qual seria o benefício em enviar tropas a outros Estados que vivem em crise e total situação de risco?

Respondendo o questionamento anterior pode-se afirmar que: o ganho em doutrina militar e estratégia pode trazer alto retorno. Integrar uma força de manutenção da paz possibilita que nossos militares participem ativamente de um teatro real de conflitos. Neste contexto é possível realizar a troca de experiências com militares de outros países, desenvolvimento e aplicação de novas doutrinas, operacionalização estratégica, emprego e aperfeiçoamento de novas tecnologias.

Devemos ter em mente que o “Combate Moderno” ocorre em um território predominantemente urbano como em regiões conflitantes do Iraque, Afeganistão, Sudão, Líbano entre outros mais. Visto isso, cresce de importância o pleno conhecimento e domínio em técnicas e táticas de combate neste tipo de ambiente.

As tropas brasileiras aprenderam bem o que têm de fazer em território hostil e crítico como o encontrado nas favelas de Porto Príncipe, nossas técnicas são tão eficientes que foram utilizadas para alicerçar operações de ocupação e pacificação de comunidades do Rio de Janeiro.

Uma Missão de Paz tem mais atribuições do que se imagina. Seu alcance vai desde a parte militar até trabalhos relacionados à religião, educação, saneamento básico, infraestrutura regional, saúde entre outros mais. Operações de Paz são imprescindíveis ao desenvolvimento mundial, tais operações são frutos da união de povos com o intuito de alcançar a paz.


6.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BENEVIDES, Maria Victória. CIDADANIA E JUSTIÇA. In revista da FDE. São Paulo, 1994;

COMPARATO, Fábio Konder. A AFIRMAÇÃO HISTÓRICA DOS DIREITOS HUMANOS – 4º. edição.. São Paulo: Saraiva, 2005.

CRETELA NETO, José. TERRORISMO INTERNACIONAL: INIMIGO SEM ROSTO, COMBATENTE SEM PÁTRIA. Campinas: Ed. Millenium. 2008.

MORAES, Alexandre de. DIREITOS HUMANOS FUNDAMENTAIS. 6ªed. São Paulo: Atlas.

PIOVESAN, Flávia. DIREITOS HUMANOS E O DIREITO CONSTITUCIONAL INTERNACIONAL. 13ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2012. 

RIZZATTO NUNES, Luiz Antonio. O PRINCÍPIO CONSTITUCIONAL DA DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA. DOUTRINA E JURISPRUDÊNCIA. São Paulo: Saraiva.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. DISCURSO SOBRE A ORIGEM DA DESIGUALDADE ENTRE OS HOMENS.

ATRIBUIÇÕES DO CONSELHO DE SEGURANÇA, disponível em: http://www.brasil-cs-onu.com/o-conselho/funcoes-e-competencias/.

BRASIL, ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS. HISTÓRIA DA ONU, disponível em: http://www.onu.org.br/conheca-a-onu/a-historia-da-organizacao/.

CARTA DAS NAÇÕES UNIDAS, disponível em:  http://unicrio.org.br/img/CartadaONU_

VersoInternet.pdf. 

CONSTITUIÇÃO FEDERAL DO BRASIL: disponível em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituicao.htm

Da Silva, Daniela Dionizio. OPERAÇÕES DE PAZ À BRASILEIRA – UMA REFLEXÃO TEÓRICA, CONTEXTUAL E HISTORIOGRÁFICA. Estudo de caso Minustah, disponível em : http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000100060&script=sci_arttext.

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DO HOMEM, disponível em: http://unicrio.org.br/img/DeclU_D_HumanosVersoInternet.pdf.

MANUAL DIREITO INTERNACIONAL DOS CONFLITOS ARMADOS disponível em  ttp://www.defesa.gov.br/arquivos/File/legislacao/emcfa/publicacoes/md34_m_03_dica_1aed2011.pdf

MONTANHA, Rafaela Mariano. A ATUAÇÃO DA ONU FRENTE AOS DIREITOS HUMANOS E OS LIMITES DA DIVERSIDADE CULTURAL.  Disponível em http://aberto.univem.edu.br/handle/11077/900 acesso em 17/04/2016.

POTTUMATI, Eduardo Carlos. DIREITOS HUMANOS, UNIVERSALISMO E RELATIVISMO: EM BUSCA DE DIÁLOGO E NOVOS PARADIGMAS. Disponível em seer.uenp.edu.br/index.php/argumenta/article/download/450/pdf_55 acesso em 17/04/2016.

Artigo Cientifico – A ONU E OS DIREITOS HUMANOS – Celso Lafer. Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-40141995000300014. Acesso em 09/03/2017

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Suhayla, Mohamed Khalil Viana, A MINUSTAH E A PARTICIPAÇÃO BRASILEIRA, disponível em: http://radius.tachanka.org/sensocomum/index.php/revista/article/viewFile/6/4.

Resolução 1529 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, disponivel em: http://www.brasil-cs-onu.com/resolucoes/.

Resolução 1542 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, disponivel em: http://www.brasil-cs-onu.com/resolucoes/.

http://www.esao.ensino.eb.br/giro_do_horizonte/anteriores/2009_v1/5_SantosDomingues.pdf - acesso em 10/03/2017.

http://www.itamaraty.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=4783&catid=218&Itemid=435&lang=pt-BR - acesso em 10/03/2017.

https://www.icrc.org/por/war-and-law/contemporary-challenges-for-ihl/overview-contemporary-challenges-for-ihl.htm - acesso em 10/03/2017.

http://cdn.peaceopstraining.org/course_promos/international_humanitarian_law/international_humanitarian_law_portuguese.pdf - acesso em 10/03/2017.

http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=1679 - acesso em 10/03/2017.

https://www.icrc.org/por/assets/files/other/rev-definicao-de-conflitos-armados.pdf - acesso em 10/03/2017.


Notas

[1] http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:YtozrBknbk0J:www.artigos.com/index.php%3Foption%3Dcom_mtree%26task%3Datt_download%26link_id%3D9511%26cf_id%3D24+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br

[2] Carta das Nações Unidas, disponível em:  http://unicrio.org.br/img/CartadaONU_VersoInternet.pdf.

[3] Atribuições do Conselho de Segurança, disponível em: http://www.brasil-cs-onu.com/o-conselho/funcoes-e-competencias/.

[4] Carta das Nações Unidas, disponível em: http://unicrio.org.br/img/CartadaONU_VersoInternet.pdf.

[5] A/47/277- S/24111, 17 de junho de 1992. “An Agenda for Peace: Preventive diplomacy, peacemaking and peacekeeping”. Report of the Secretary-General pursuant adopted by the Summit Meeting of the Security Council on 31 January 1992, Disponível em <http://www.un.org/docs/SG/>

[6] Estatutos do Movimento Internacional da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho, art. 5º, par. 2(g).

[7] Protocolo Adicional I, art. 1º, par. 4: "conflitos armados nos quais os povos lutam contra a dominação colonial e a ocupação estrangeira e contra os regimes racistas, no exercício do direito de livre determinação dos povos, consagrado na Carta das Nações Unidas e na Declaração sobre os Princípios

de Direito Internacional referente às Relações de Amizade e Cooperação entre os Estados, em conformidade com a Carta das Nações Unidas.”

[8] TPI para Ex-Iugoslávia, The Prosecutor v. Dusko Tadic, Decisão sobre a Moção de Defesa ao Recurso

Interlocutório sobre Jurisdição, IT-94-1-A, 2 de outubro de 1995, par. 70.

[9] http://www.defesa.gov.br/arquivos/File/legislacao/emcfa/publicacoes/md34_m_03_dica_1aed2011.pdf

[10] Idem.

[11] Carta das Nações Unidas, disponível em: http://unicrio.org.br/img/CartadaONU_VersoInternet.pdf

[12] Idem anterior

[13] Declaração Universal dos Direitos do Homem, disponível em: http://unicrio.org.br/img/DeclU_D_HumanosVersoInternet.pdf

[14] Brasil, Constituição da Republica Federativa do Brasil, disponível em:  http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm

[15] http://funag.gov.br/loja/download/8-Brasil_nas_Operacoes_de_manutencao_das_Nacoes_Unidas_O.pdf

[16] http://www.defesa.gov.br/arquivos/File/legislacao/emcfa/publicacoes/md34_m_03_dica_1aed2011.pdf

[17] Goulart Sueli. Contextualização Histórica do Haiti, disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/contextualizacao_historica_haiti.pdf.

[18] Idem.

[19] Sérgio Luiz Cruz Aguilar. Mainá Domingues Moratori. Algumas Considerações sobre o envolvimento do Brasil no processo de Paz do Haiti, Disponível em: www.cih.uem.br/anais/2011/trabalhos/18.pdf

[20] Brasil, De Souza, Wanderson Fernandes – Estudo Prospectivo do Impacto da Violencia na saúde Mental das Tropas de paz brasileiras no Haiti,bvssp.icict.fiocruz.br/lildbi/docsonline/get.php?id=2423

[21] Resolução 1529 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, disponivel em: http://www.brasil-cs-onu.com/resolucoes/.

[22] Resolução 1542 do Conselho de Segurança das Nações Unidas, disponivel em: http://www.brasil-cs-onu.com/resolucoes/

[23] https://www.un.org/en/peacekeeping/

[24] Suhayla Mohamed Khalil Viana, A Minustah e a Participação Brasileira, disponível em:  http://radius.tachanka.org/sensocomum/index.php/revista/article/viewFile/6/4. 

[25] Da Silva Daniela Dionizio. Operações de Paz à Brasileira – uma reflexão teórica, contextual e historiográfica. Estudo de caso Minustah, disponível em : http://www.proceedings.scielo.br/scielo.php?pid=MSC0000000122011000100060&script=sci_arttext

[26] Suhayla Mohamed Khalil Viana, A Minustah e a Participação Brasileira, disponível em: http://radius.tachanka.org/sensocomum/index.php/revista/article/viewFile/6/4

[27] Goulart Sueli. Contextualização Histórica do Haiti, disponível em: http://portalsaude.saude.gov.br/portalsaude/arquivos/contextualizacao_historica_haiti.pdf.

Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Mais informações

Produção executada em meio a um Curso de Aperfeiçoamento Militar

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!