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Os clássicos da sociologia, a modernidade e a educação como processo de socialização

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Agenda 29/05/2021 às 16:50

Referências Bibliográficas

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[1] A ordem é da idade cronológica.

[2] O Professor Carlos Eduardo Sell descreve o pensamento dos pioneiros da sociologia a partir desse esquema na obra Sociologia clássica: Marx, Durkheim e Weber. 4ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013 (Coleção Sociologia).

[3] O saudoso professor Alberto Tosi Rodrigues abre seu curso de sociologia da educação informando que é dessa forma que a sociologia vê a educação, na visão do sociólogo brasileiro Florestan Fernandes.

[4] A legislação trabalhista inglesa anterior a 1844 permitia a contratação de crianças para trabalhar nas fábricas, com a condição de que os patrões apresentassem um atestado de que os meninos frequentavam a escola. Depois de 1844 a legislação trabalhista mudou e passou a permitir somente a contratação de crianças que já tivessem pelo menos a instrução primária. Marx considerava isso um avanço importante, pois acreditava que todas as crianças deveriam combinar, em sua formação como pessoa, a educação formal escolar e o trabalho manual nas fábricas (RODRIGUES, 2011).

Sobre o autor
Roberto Carlos Fernandes de Oliveira

Bacharel em Direito - UFC; Especialista em Direito Público - PUC/MINAS; MBA Executivo em Gestão Pública - FGV; Especialista em Filosofia e Teoria do Direito - PUC/MINAS; Mestre em Sociologia - UECE; Procurador Federal; Professor

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

OLIVEIRA, Roberto Carlos Fernandes. Os clássicos da sociologia, a modernidade e a educação como processo de socialização. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 26, n. 6541, 29 mai. 2021. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/90571. Acesso em: 22 dez. 2024.

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