A Presidência da República assinou, em 3 de abril de 2018, Lei que insere na Lei Maria da Penha o crime de Descumprimento de Medida Protetiva.
Entrou em vigor a Lei 13.641 de 3 de Abril de 2018, a qual altera a Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha) para tipificar o crime de descumprimento de Medidas Protetivas de Urgência.
A pena para quem descumprir decisão judicial que concede medida protetiva em favor de vítimas de violência doméstica é de detenção de 3 meses a 2 anos. A configuração do crime independe da competência civil ou criminal do juízo que proferiu a decisão.
Caso haja o descumprimento de medida em vigor, a vítima protegida deve realizar um Boletim de Ocorrência, além de comunicar o juizado de Violência Doméstica que deferiu a MPU. Em casos de prisão em flagrante, a fiança poderá ser concedida apenas pela autoridade judicial.
Sócia do Carvalho & Schütte Advocacia. Já atuei como parecerista na Procuradoria Geral da República e como advogada perante a Defensoria Pública. Hoje, lido com diversas áreas do direito, principalmente Direito de Família, Direito do Consumidor, Direito Trabalhista e Direito Penal. Busco tratar os clientes com carinho e pessoalidade, me empenhado para dar a atenção necessária à solução de demandas judiciais de qualquer natureza.
Informações sobre o texto
Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo
conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi