Capa da publicação Moraes é suspeito para julgar Bolsonaro?
Capa: CNN/Reprodução

STF, Alexandre de Moraes e suspeição do magistrado no julgamento de Bolsonaro

31/03/2025 às 16:26

Resumo:


  • O ex-presidente Jair Bolsonaro está sendo julgado por golpe de Estado e atentado contra o Estado Democrático de Direito.

  • O Min. Rel. do caso, Alexandre de Moraes, foi alvo de um plano para seu assassinato, levantando questões sobre sua imparcialidade.

  • A suspeição de Moraes para julgar o caso é discutida com base nos princípios de imparcialidade e juiz natural do processo penal.

Resumo criado por JUSTICIA, o assistente de inteligência artificial do Jus.

Alexandre de Moraes pode julgar réu que planejou seu assassinato? A suspeição viola o princípio da imparcialidade do juiz.

1. O caso

O ex-presidente da República, Jair Messias Bolsonaro (PL), está sendo julgado pelo crime de golpe de Estado e atentado contra o Estado Democrático de Direito, tipificado no art. 359-M do Código Penal brasileiro.

O ministro relator do caso é Alexandre de Moraes, que tornou o ex-presidente réu. Ocorre que o ministro Alexandre de Moraes foi alvo de um plano para seu assassinato, segundo denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Pode o ministro Moraes ser relator do caso, mesmo sendo alvo de um planejamento de seu assassinato? Isso não caracterizaria a suspeição do magistrado para julgar o caso?


2. A suspeição no Processo Penal e no caso Bolsonaro

O juiz não pode exercer a jurisdição em alguns casos concretos no processo penal, visto que isso viola a imparcialidade do magistrado e o princípio do juiz natural, estatuído pela Constituição de 1988, em seu art. 5º, inciso LIII:

Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade, nos termos seguintes:

LIII - ninguém será processado nem sentenciado senão pela autoridade competente;

Tal princípio assegura ao réu que seja julgado por um juiz imparcial e competente para tanto, portanto, também livre de suspeição. A suspeição, no processo penal, é enunciada no art. 254, inciso I, do Código de Processo Penal, nos casos de amizade íntima ou inimizade capital:

 Art. 254.  O juiz dar-se-á por suspeito, e, se não o fizer, poderá ser recusado por qualquer das partes:

I - se for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer deles;

Como o ministro relator do caso, Alexandre de Moraes, foi alvo de uma trama golpista que visava sua morte, ele é suspeito para julgar o processo e ser o relator deste. O inciso I do art. 254 do Código de Processo Penal é claro: "se for amigo íntimo ou inimigo capital de qualquer deles". Dessa forma, a maneira mais ética de conduzir um caso de repercussão geral — e nacional — é o eminente ministro afastar-se do julgamento por suspeição, tendo em vista que possui interesse na causa, com o fito de não ferir a Carta Magna, os princípios processuais elementares e as normas infraconstitucionais federais brasileiras, como o Código de Processo Penal.


3. Conclusão

Conclui-se, diante do exposto, que o eminente ministro relator Alexandre de Moraes, no caso Bolsonaro, é evidentemente suspeito para julgar o processo, nos termos do art. 5º, inciso LIII, da Constituição Federal de 1988, e do art. 254, inciso I, do Código de Processo Penal. O ministro deve seguir os preceitos constitucionais e processuais penais vigentes no Brasil, a fim de evitar qualquer parcialidade, garantindo o princípio do juiz natural e imparcial no caso concreto.


Referências

DECRETO-LEI Nº 3.689, DE 3 DE OUTUBRO DE 1941. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del3689.htm. Acesso em: 31 de mar. 2025.

CONSTITUIÇÃO DA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL DE 1988. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 31 de mar. 2025.

G1. Denúncia do golpe: relator, Moraes vota para tornar réus Bolsonaro e mais sete. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/03/26/voto-moraes-julgamento-bolsonaro.ghtml. Acesso em: 31 de mar. 2025.

G1. Réu por golpe de Estado, alvo de outras investigações e inelegível: a situação jurídica de Bolsonaro. Disponível em: https://g1.globo.com/politica/noticia/2025/03/30/reu-por-golpe-de-estado-alvo-de-outras-investigacoes-e-inelegivel-a-situacao-juridica-de-bolsonaro.ghtml. Acesso em: 31 de mar. 2025.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Erick Labanca Garcia

Sou estudante de Direito do 5° Período UNIFAGOC, estagiou no Procon, estagiário da DPMG, monitor de Direito Civil Parte Geral e Teoria Geral do Direito e escritor de artigos científicos com enfoque em Direito Constitucional, Teoria do Direito e Filosofia do Direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Leia seus artigos favoritos sem distrações, em qualquer lugar e como quiser

Assine o JusPlus e tenha recursos exclusivos

  • Baixe arquivos PDF: imprima ou leia depois
  • Navegue sem anúncios: concentre-se mais
  • Esteja na frente: descubra novas ferramentas
Economize 17%
Logo JusPlus
JusPlus
de R$
29,50
por

R$ 2,95

No primeiro mês

Cobrança mensal, cancele quando quiser
Assinar
Já é assinante? Faça login
Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Colabore
Publique seus artigos
Fique sempre informado! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos