Artigo Destaque dos editores

Breve comentário sobre o tempo de estágio probatório na atual jurisprudência do STJ e STF

Leia nesta página:

O presente ensaio tem por objetivo tecer breve comentário acerca do mais atual posicionamento do STJ e STF sobre a vinculação ou não do prazo de estágio probatório ao período exigido para aquisição de estabilidade no serviço público, que foi estendido de 2 (dois) para 3 (três) anos com a reforma perpetrada pela Emenda Constitucional nº 19/98.

Importante destacar que o motivo da controvérsia reside, sobretudo, no fato de o prazo de estágio probatório também figurar nos estatutos infraconstitucionais como um dos requisitos para a concessão de progressão e promoção na carreira dos servidores.

Conforme sabido, a redação original do caput do art. 41 da Constituição Federal estabelecia o prazo de 2 (dois) anos para que os servidores adquirissem estabilidade. Àquela época, apesar de a Constituição não fazer menção em seu texto à expressão "estágio probatório", as leis orgânicas e estatutos do funcionalismo público restaram por utilizá-la para definir o período compreendido entre a nomeação e a aquisição da estabilidade, bem como marco para a concessão de vantagens na carreira.

Essa associação feita pelo legislador infraconstitucional tinha um fundamento lógico, já que o estágio probatório teria sido criado para servir de instrumento de aferição da assiduidade, aptidão, eficiência e idoneidade do servidor, para fins de verificar a conveniência da confirmação do mesmo no serviço público, isto é, a viabilidade de estabilizá-lo.

Entretanto, com a reforma administrativa imprimida pela Emenda Constitucional nº. 19/1998, o caput do art. 41 passou a exigir o transcurso de 3 (três) anos para a obtenção da estabilidade no serviço público, alteração esta que acabou não sendo reproduzida pelas normas infraconstitucionais.

A maioria das normas infraconstitucionais, a exemplo da Lei nº 8112/90 – Estatuto do Servidor Público Federal, permaneceu inalterada, isto é, continuou conferindo ao estágio probatório o prazo de 24 (vinte e quatro) meses.

Essa aparente dissociação entre a estabilidade e o estágio probatório deu azo a inúmeros questionamentos administrativos e judiciais, embora a melhor doutrina permanecesse afirmando que, mesmo após as alterações perpetradas pela Emenda Constitucional nº 19/98, o prazo de estágio probatório permaneceria vinculado ao prazo fixado na Constituição para o alcance da estabilidade. Veja-se:

"A estabilidade somente é alcançada pelo titular dessa espécie de cargo após três anos de seu efetivo exercício, conforme estabelece o art. 41 da Constituição Federal. Esse período, sempre continuado, é chamado, como dissemos, de estágio probatório. Nele se apura, conforme regulado em lei, sua capacidade(aptidão, disciplina, assiduidade, dedicação, idoneidade moral, eficiência) para a permanência." (Direito Administrativo, p.188. Diógenes Gasparini. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2002)

"O período de três anos para a aquisição da estabilidade pode ser desde logo aplicado. Com efeito, no caso de servidor nomeado por concurso, a estabilidade somente se adquire depois de três anos; o período compreendido entre o início do exercício e a aquisição da estabilidade é denominado de estágio probatório e tem por finalidade apurar se o funcionário apresenta condições para o exercício do cargo, referentes à moralidade, assiduidade, disciplina e eficiência. Pelo §4º, acrescentado ao artigo 41 pela Emenda 19, além do cumprimento do estágio probatório, deve o servidor, para adquirir estabilidade, submeter-se a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade." (Direito Administrativo, p.462. Maria Sylvia Zanella Di Pietro. 12 ed. São Paulo: Altas:2002)

"Esse período de três anos é definido nos estatutos dos servidores públicos como de estágio probatório (ou estágio confirmatório), durante o qual a administração apura a conveniência de sua confirmação no serviço, mediante a aferição dos requisitos de assiduidade, aptidão, eficiência, idoneidade moral etc."(Curso de Direito Constitucional, p.698. José Afonso da Silva. 29 ed. São Paulo: Malheiros: 2007)

Considerando que a Administração vinha adotando esta linha de raciocínio, que, entretanto, traduzia-se num maior ônus para os servidores públicos, várias demandas foram ajuizadas com o propósito de provocar o Judiciário a firmar entendimento contrário ao perfilhado pela doutrina.

Após o enfretamento de inúmeros recursos recebidos sobre a matéria, a Terceira Seção do Superior Tribunal de Justiça, num primeiro momento, firmou entendimento no sentido de que a estabilidade no serviço público e o estágio probatório seriam institutos distintos, razão pela qual seria incabível a exigência de cumprimento do prazo constitucional de três anos para que o servidor figurasse em lista de promoção na carreira.

Este primeiro posicionamento do STJ resta bem evidenciado no julgamento do Mandado de Segurança nº 12.389 – DF, impetrado por dois Procuradores Federais contra ato do Advogado Geral da União que indeferiu pedido em recurso hierárquico relativo à promoção à primeira categoria da carreira, sob o fundamento de que estariam, ainda, sob o estágio probatório, fixado em três anos. Este julgamento foi realizado em 25 de junho de 2008.

Os Procuradores Federais fundamentavam o seu argumento na regra do art. 20 da lei nº 8.112/90 – Estatuto dos Servidores Públicos Federais, que, malgrado o alargamento ocorrido no prazo de alcance da estabilidade pela Emenda Constitucional nº 19/98, permanecia com a sua redação originária que preconiza ser de 24 (vinte e quatro) meses e não de 03 (três) anos o período de estágio probatório.

Diante deste contexto, em meados do ano de 2008, a discussão sobre o prazo do estágio probatório foi levada ao Supremo Tribunal Federal, através de pedidos de Suspensão de Tutela Antecipada (STA) aviados pela União.

A provocação da manifestação do STF por meio da célere e excepcional via da Suspensão de Tutela Antecipada teve como pressuposto o fato de essa discussão, que estava sendo travada não apenas no STJ, mas nos juízos de primeira instância, ser de índole constitucional e de as liminares e as tutelas antecipadas concedidas nos processos relacionados estarem violando a ordem e economia pública.

Nas várias STAs ajuizadas desde o final do ano de 2008, o Ministro Gilmar Mendes, à época presidente do STF, declarou ser indissociável o prazo do estágio probatório do prazo da estabilidade. Além disso, declarou que a nova regra constitucional do art. 41 seria imediatamente aplicável e que as legislações estatutárias que estabeleciam prazo inferior a três anos para o estágio probatório estariam em desconformidade com o comando constitucional.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Pela importância da matéria, julgamos válido transcrever trecho da decisão proferida na STA nº 310, que evidencia os fundamentos utilizados pelo presidente da Suprema Corte para sustentar o seu posicionamento. O julgamento desta STA se deu em 12 de março de 2009. Vejamos:

"A nova norma constitucional do art. 41 é imediatamente aplicável. Logo, as legislações estatutárias que previam prazo inferior a três anos para o estágio probatório restaram em desconformidade com o comando constitucional. Isso porque, não há como se dissociar o prazo do estágio probatório do prazo da estabilidade.

A vinculação lógica entre os dois institutos restou muito bem demonstrada pelo Ministro Maurício Corrêa, ao analisar o Recurso Extraordinário nº. 170.665:

"3.1 A estabilidade é a garantia constitucional de permanência no serviço público outorgada ao servidor que, nomeado por concurso público em caráter efetivo, tenha transposto o estágio probatório de dois anos (art. 100, EC-01/69; art. 41 da CF/88). O estágio, pois, é o período de exercício do funcionário durante o qual é observada e apurada pela Administração a conveniência ou não de sua permanência no serviço público, mediante a verificação dos requisitos estabelecidos em lei para a aquisição da estabilidade." (RE 170.665, Ministro Maurício Correia, DJ 29.11.1996)

O art. 28 da Emenda Constitucional nº. 19/98, ao definir o prazo de dois anos para a aquisição da estabilidade pelos servidores que já estavam em estágio probatório quando de sua promulgação, reforça esse entendimento:

"Art. 28. É assegurado o prazo de dois anos de efetivo exercício para a aquisição da estabilidade aos atuais servidores em estágio probatório, sem prejuízo da avaliação a que se refere o art. 41 da Constituição Federal."

Esta, também, foi a interpretação adotada por esta Corte na Resolução Nº. 200, de 31 de maio de 2000, que, considerando a redação dada pela Emenda Constitucional nº. 19/98 ao art. 41, caput, § 1º, III e § 4º, da Constituição e o disposto no art. 20 da Lei nº. 8.112/90, dispôs que o estágio probatório compreende o período de três anos:

"Art. 1º Ao entrar em exercício, o servidor nomeado para cargo de provimento efetivo cumprirá estágio probatório pelo período de trinta e seis meses, durante o qual sua aptidão e sua capacidade para o desempenho das atribuições do cargo serão objeto de avaliação."

Em conformidade com este entendimento, o Conselho Nacional de Justiça, por unanimidade, conheceu a Consulta do Conselho Superior da Justiça do Trabalho e respondeu que o estágio probatório a ser observado para os servidores do Poder Judiciário foi ampliado de dois para três anos, consoante disposto no art. 41 da Constituição:

"Ementa: Pedido de Providências. Consulta sobre a vinculação do estágio probatório (art. 20 da Lei 8.112/90) ao período de três anos exigidos para a aquisição da estabilidade no serviço público (CF, art. 41). Pertinência dos questionamentos e definição do prazo de 03 anos para o estágio probatório, na forma do art. 41 da CF c/c a Resolução STF Nº. 200/2000." (PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS Nº. 822/2006, Conselheiro Douglas Alencar Rodrigues, DJ 12.9.2006)

Assim, a decisão liminar que, ao distinguir os prazos do estágio comprobatório e da estabilidade, permite a participação de Advogados da União com menos de três anos de efetivo exercício no concurso de promoção na carreira, contraria a norma do art. 41 da Constituição, acarretando, inclusive, grave lesão à economia pública, uma vez que a promoção desses servidores implicará majoração de seus vencimentos."

Possivelmente influenciada pelas últimas decisões do STF sobre a questão, a Terceira Seção do STJ, no julgamento do Mandado de Segurança nº 12.523-DF, decidiu rever o seu posicionamento para definir que, com a alteração promovida no art. 41 pela Emenda Constitucional nº 19/98, o prazo de estágio probatório dos servidores públicos teria passado para 3 (três) anos.

A Terceira Seção se baseou no voto do Ministro Relator Felix Fisher (RMS 9.373) que, ao rediscutir a questão, concluiu que o prazo de estágio probatório dos servidores públicos deve observar a alteração promovida pela EC nº 19/98, que aumentou para três anos o prazo para aquisição da estabilidade no serviço público. O Ministro Relator asseverou que, apesar de esses institutos jurídicos (estágio probatório e estabilidade) serem distintos entre si, de fato, não haveria como dissociá-los, porquanto ambos estariam pragmaticamente ligados.

O Ministro Relator observou que a finalidade do estágio seria fornecer subsídios para a estabilização ou não do servidor público. Assim, segundo ele, não faria sentido que o servidor público fosse considerado apto para o cargo num estágio probatório de dois anos e apenas depois de três anos de efetivo exercício fosse estabilizado.

O magistrado além de destacar que, segundo a doutrina, quando a EC nº 19/98 diz que os servidores são estáveis após três anos este prazo, só pode se referir ao estágio probatório, julgou por bem enfatizar que o STF, em recentes julgados, teria manifestado ser esta a nova ordem constitucional (art. 41). Oportuno salientar que o voto proferido pelo referido Ministro Relator foi acolhido, à unanimidade, pela Terceira Seção.

Tecidas essas considerações, inferimos que, diante da manifestação da Suprema Corte acerca da matéria e conseguinte adequação da jurisprudência do STJ, inexiste fundamento legal ou constitucional a justificar a dissociação entre as figuras do estágio probatório e da estabilidade. Assim, entendemos que o prazo do estágio probatório deverá ser interpretado à luz da nova redação constitucional, isto é, estendido para 3 (três) anos, de forma a permanecer vinculado ao prazo para a aquisição da estabilidade.


Bibliografia

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo, p.462. 12ª Edição. São Paulo: Altas: 2002, p.462.

GASPARINI, Diógenes. Direito Administrativo. 7ª Edição. São Paulo: Saraiva, 2002, p.188.

SILVA da José Afonso. Curso de Direito Constitucional. 29ª Edição. São Paulo: Malheiros: 2007, p.698.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

FERREIRA, Paula Fernanda Serravite. Breve comentário sobre o tempo de estágio probatório na atual jurisprudência do STJ e STF. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2548, 23 jun. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/15086. Acesso em: 26 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos