Artigo Destaque dos editores

O termo de ajustamento de conduta ambiental e o princípio da obrigatoriedade

Exibindo página 4 de 4
07/12/2010 às 19:16
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

Este ensaio analisou os posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais acerca da existência ou não de obrigatoriedade de propositura de ação penal pública, quando a conduta do compromitente de um termo de ajustamento de conduta cumprido ou em cumprimento se amolda, em tese, nos tipos penais ambientais.

Concluiu-se, diante dos princípios basilares do Direito Ambiental de prevenção e reparação do dano da forma mais célere e efetiva possível, pela desnecessidade da intervenção do Direito Penal (que é a ultima ratio em matéria de responsabilização), em regra, nos casos de ajuste de conduta, anterior ao oferecimento da denúncia, integralmente cumprido pelo compromitente, sem que isso tenha o condão de mitigar o princípio da obrigatoriedade da ação penal pública no ordenamento brasileiro, na medida em que este não afasta a valoração jurídica dos fatos, pelo membro do Parquet, bem como se exige a presença dos pressupostos processuais e das condições da ação para seu exercício.

Quando não houver propriamente degradação, ressalvou-se a possibilidade de ausência de interesse processual mesmo em caso de cumprimento em curso do compromisso, além de ressaltar-se que a conduta poderia restar materialmente atípica.

Nos casos de degradação, propugnou-se pelo reconhecimento de uma causa supra legal de extinção da punibilidade da conduta delituosa, à luz da novel orientação jurisprudencial, e tal como ocorre com o Direito Penal Tributário, em havendo cumprimento integral. Se o cumprimento ainda estiver incompleto, propôs-se uma alteração legislativa que determinasse a suspensão da pretensão punitiva e da prescrição, para evitar casos de impunidade se o termo viesse a ser descumprido.

Para tornar referida conclusão mais evidente, delimitou-se, em um primeiro momento, o conceito de termo de ajustamento de conduta, sua natureza jurídica e suas características principais, demonstrando tratar-se de solução consensual que, além de proporcionar o desenvolvimento sustentável, contribui para desafogar a máquina judiciária, tanto em demandas cíveis quanto criminais, adotando-se a orientação acima proposta.

Consignou-se, pois, que o instrumento, previsto precipuamente na Lei n°. 7.347/1985, promove o ajuste entre o infrator ambiental e o órgão público legitimado à propositura da ação civil pública competente, que deve abranger tudo aquilo que for necessário à total e efetiva prevenção e/ou reparação do dano, formando-se título executivo extrajudicial (ou judicial).

Após, estudou-se o princípio da obrigatoriedade, evidenciando-se que o dever de agir do órgão de acusação em ações penais públicas surge quando presentes os pressupostos processuais e as condições da ação, bem como não exclui a valoração jurídica dos fatos. Nesse sentido, caso o Ministério Público entenda pelo não preenchimento dos requisitos expostos, deve requerer o arquivamento da investigação ao magistrado. Se proposta a ação penal, cabível, entrementes, sua impugnação pela defesa, com base nos argumentos transcritos anteriormente.

Teceu-se, ato contínuo, breves considerações acerca do princípio da oportunidade e da chamada oportunidade regrada e as interpretações de sua aplicabilidade na ordem jurídica brasileira, concluindo-se que a Lei n°. 9.099/1995 somente concedeu ao órgão ministerial a opção entre as sanções especiais previstas na lei para propor ao acusado por ocasião da transação penal, sendo esta direito subjetivo daquele, quando preenchidos os requisitos legais.

Na última seção que compõe este ensaio, foram estudados os diversos posicionamentos doutrinários e jurisprudenciais acerca da subsistência (ou não) do dever do Ministério Público de propor a denúncia quando celebrado ajuste de conduta ambiental, se abstratamente houver enquadramento típico, com a devida fundamentação.

Optou-se pelo entendimento que defende a interdependência entre as esferas de responsabilização, uma vez que é a forma mais conveniente e convincente de aproximar os ditames do Direito Ambiental, no que tange à reparação e prevenção do dano, e do Direito Penal, no que toca à intervenção mínima, bem como atende a demanda em descongestionar o Poder Judiciário, repensando-se o modelo clássico punitivo com a busca por soluções consensuais dos conflitos.


REFERÊNCIAS

AKAOUI, Fernando Reverendo Vidal. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. RHC – CRIME AMBIENTAL – ACEITAÇÃO DE SURSIS PROCESSUAL-INDICIAMENTO POSTERIOR AO OFERECIMENTO DA DENÚNCIA JÁ REALIZADO. POSSIBILIDADE DE SEU CANCELAMENTO. TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA QUE NÃO IMPEDE A INSTAURAÇÃO DA AÇÃO PENAL. ÁREAS DE ATUAÇÃO DIVERSAS. TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. FALTA DE JUSTA CAUSA – IMPOSSIBILIDADE – EXAME DA MATÉRIA DE MÉRITO. REVOLVIMENTO DE PROVAS – SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA – RECURSO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. Recurso Ordinário em Habeas Corpus n. 21.469 (2007.01.40555-3). Relatora: Desembargadora Convocada Jane Silva. Brasília, DF, 16 de outubro de 2007. Disponível em: <http://columbo2.cjf.jus.br/juris/unificada/Resposta>. Acesso em: 17 ago. 2010.

BRASIL. Supremo Tribunal Federal. PENAL. PROCESSUAL PENAL. CRIME AMBIENTAL. HABEAS CORPUS PARA TUTELAR PESSOA JURÍDICA ACUSADA EM AÇÃO PENAL. ADMISSIBILIDADE. INÉPCIA DA DENÚNCIA: INOCORRÊNCIA. DENÚNCIA QUE RELATOU a SUPOSTA AÇÃO CRIMINOSA DOS AGENTES, EM VÍNCULO DIRETO COM A PESSOA JURÍDICA CO-ACUSADA. CARACTERÍSTICA INTERESTADUAL DO RIO POLUÍDO QUE NÃO AFASTA DE TODO A COMPETÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. AUSÊNCIA DE JUSTA CAUSA E BIS IN IDEM. INOCORRÊNCIA. EXCEPCIONALIDADE DA ORDEM DE TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. ORDEM DENEGADA. Habeas Corpus n. 92.921. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Brasília, DF, 19 de agosto de 2008. Disponível em: <http://columbo2.cjf.jus.br/juris/unificada/Resposta>. Acesso em: 17 ago. 2010.

BRASIL. Tribunal de Justiça de Minas Gerais. APELAÇÃO CRIMINAL - CRIME AMBIENTAL - PRELIMINARES REJEITADAS - MÉRITO - ASSINATURA DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA ANTERIOR AO OFERECIMENTO DE DENÚNCIA - EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE. Apelação Criminal n. 1.0342.03.035062-9/001. Relator: Desembargador Paulo Cezar Dias. Belo Horizonte, MG, 19 de maio de 2009. Disponível em: <http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/>. Acesso em: 17 ago. 2010.

CINTRA, Antonio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria geral do processo. 25. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2009.

COSTA, Helena Regina Lobo da. Termo de ajustamento de conduta e crime ambiental. [S.l.: s.n.], 2008. Disponível em: <http://infodireito.blogspot.com/2008/10/artigo-termo-de-ajustamento-de-conduta.html>. Acesso em: 17 ago. 2010.

CRUZ, Alexandre Soares. TAC, reparação do dano e proteção deficiente ao meio ambiente. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: <http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=168&I temid=60>. Acesso em: 16 ago. 2010.

FERNANDES, Rodrigo. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental: fundamentos, natureza jurídica, limites e controle jurisdicional. São Paulo: Renovar, 2008.

FREITAS, Gilberto Passos de. Ilícito penal ambiental e reparação do dano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005.

GOMES, Luiz Flávio. Princípios constitucionais reitores do Direito penal e da Política criminal. Disponível em: <http://www.lfg.com.br>. Acesso em: Material da 1ª aula da Disciplina Princípios Constitucionais penais e teoria constitucionalista do delito, ministrada no Curso de Especialização Televirtual em Ciências Penais – UNIDERP – REDE LFG – IPAN.

JARDIM, Afrânio Silva. Ação penal pública: princípio da obrigatoriedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1994.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

LECEY, Eládio. Direito Ambiental Penal Reparador. [S.l.: s.n.], 2008. Disponível em: <http://www.esmarn.org.br/cursos/aperfeicoamentoMagistrados/2008/direitoAmbientalPenalReparador.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2010.

MARQUES, José Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. Campinas: Bookseller, 1997. v. 1.

MARQUES, José Roberto. Crime ambiental: reparação do dano e extinção da punibilidade. [S.l.: s.n.], 2007. Disponível em: <http://www.joserobertomarques.com.br/crime_ambiental.htm>. Acesso em: 17 ago. 2010.

MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo. 22. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009.

MAZZILLI, Hugo Nigro. As vedações do compromisso de ajustamento de conduta. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL, 12., 2008, São Paulo. Mudanças Climáticas, biodiversidade e uso sustentável de energia. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. v.1. p. 273-283.

MILARÉ, Édis. Direito do ambiente: a gestão ambiental em foco. 5. ed. ref., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007.

MILARÉ, Édis. O compromisso de ajustamento de conduta e a responsabilidade penal ambiental. In: FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de; RODRIGUES, Marcelo Abelha (Coord.). O novo processo civil coletivo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. p. 81-106.

MOREIRA, Rômulo de Andrade. O termo de ajustamento de conduta ambiental e os efeitos no exercício da ação penal pública. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: <http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=168&I temid=60>. Acesso em: 17 ago. 2010.

NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal comentado. 8. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008.

OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 11. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009.

OLIVEIRA JÚNIOR, Zedequias de. Composição e reparação dos danos ambientais. Curitiba: Juruá, 2009.

PROENÇA, Luis Roberto. Inquérito Civil: atuação investigativa do Ministério Público a serviço da ampliação do acesso à Justiça. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001.

RODRIGUES, Geisa de Assis. Ação civil pública e termo de ajustamento de conduta: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense, 2002.

SILVA, Edemilson Mendes da. Termo de ajustamento de conduta ambiental. [S.l.: s.n., 200-]. Disponível em: <http://www.oabjoinville.org.br/artigos/ Termo-de-Ajustamento-de-Conduta.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2010.

SILVA, Eduardo Araújo da. Ação penal pública: princípio da oportunidade regrada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000

SOUZA, Motauri Ciocchetti de. Ministério Público e o Princípio da Obrigatoriedade. São Paulo: Método, 2007.

TOLEDO, Francisco de Assis. Princípios básicos de Direito Penal. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002.

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009.

VALE, Ionilton Pereira do. Princípios Constitucionais do Processo Penal: na visão do Supremo Tribunal Federal. São Paulo: Método, 2009.


Notas

  1. FERNANDES, Rodrigo. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental: fundamentos, natureza jurídica, limites e controle jurisdicional. Rio de Janeiro: Renovar, 2008, p. 20-21.
  2. RODRIGUES, Geisa de Assis. Ação civil pública e termo de ajustamento de conduta: teoria e prática. Rio de Janeiro: Forense, 2002, p. 297.
  3. MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente: a gestão ambiental em foco. 5. ed. ref., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 977.
  4. AKAOUI, Fernando Reverendo Vidal. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p. 68.
  5. MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo. 22. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 408.
  6. FERNANDES, Rodrigo. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental: fundamentos, natureza jurídica, limites e controle jurisdicional. Rio de Janeiro: Renovar, 2008, p. 78.
  7. Ibid, p. 62.
  8. MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo. 22. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 405.
  9. MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo. 22. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 412.
  10. MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente: a gestão ambiental em foco. 5. ed. ref., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 981.
  11. FERNANDES, Rodrigo. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental: fundamentos, natureza jurídica, limites e controle jurisdicional. Rio de Janeiro: Renovar, 2008, p. 108-109.
  12. Ibid, p. 122.
  13. AKAOUI, Fernando Reverendo Vidal. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p. 120.
  14. Ibid, p. 131.
  15. FREITAS, Gilberto Passos de. Ilícito penal ambiental e reparação do dano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 95.
  16. PROENÇA, Luis Roberto. Inquérito civil: atuação investigativa do Ministério Público a serviço da ampliação do acesso à Justiça. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, p. 128.
  17. AKAOUI, Fernando Reverendo Vidal. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p. 83.
  18. MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente: a gestão ambiental em foco. 5. ed. ref., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 1040.
  19. MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo. 22. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 409.
  20. FREITAS, Gilberto Passos de. Ilícito penal ambiental e reparação do dano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 104.
  21. AKAOUI, Fernando Reverendo Vidal. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p. 146.
  22. MAZZILLI, Hugo Nigro. A defesa dos interesses difusos em juízo. 22. ed. rev., ampl. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 417.
  23. Ibid, p. 423.
  24. MILARÉ, Édis. Direito do Ambiente: a gestão ambiental em foco. 5. ed. ref., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2007, p. 984.
  25. NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. 8. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p. 47-48.
  26. JARDIM, Afrânio Silva. Ação penal pública: princípio da obrigatoriedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1994, p. 49.
  27. SOUZA, Motauri Ciocchetti de. Ministério Público e o Princípio da Obrigatoriedade. São Paulo: Método, 2007, p. 164.
  28. MARQUES, José Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. Campinas: Bookseller, 1997, v. 1, p. 311.
  29. JARDIM, Afrânio Silva. Ação penal pública: princípio da obrigatoriedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1994, p. 54.
  30. OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 11. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, p. 107.
  31. TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 11. ed. rev. e atual. São Paulo: Saraiva, 2009, p. 198.
  32. SOUZA, Motauri Ciocchetti de. Ministério Público e o Princípio da Obrigatoriedade. São Paulo: Método, 2007, p. 189.
  33. MARQUES, José Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. Campinas: Bookseller, 1997, v. 1, p. 308-309.
  34. SILVA, Eduardo Araújo da. Ação penal pública: princípio da oportunidade regrada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000, p. 23.
  35. VALE, Ionilton Pereira do. Princípios Constitucionais do Processo Penal: na visão do Supremo Tribunal Federal. São Paulo: Método, 2009, p. 436.
  36. NUCCI, Guilherme de Souza. Código de Processo Penal Comentado. 8. ed. rev., atual. e ampl. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p. 48.
  37. SILVA, Eduardo Araújo da. Ação penal pública: princípio da oportunidade regrada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000, p. 37.
  38. MARQUES, José Frederico. Elementos de Direito Processual Penal. Campinas: Bookseller, 1997, v. 1, p. 312.
  39. JARDIM, Afrânio Silva. Ação penal pública: princípio da obrigatoriedade. 2. ed. Rio de Janeiro: Companhia Editora Forense, 1994, p. 59.
  40. CINTRA, Antonio Carlos de Araújo; GRINOVER, Ada Pellegrini; DINAMARCO, Cândido Rangel. Teoria Geral do Processo. 25. ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2009, p. 67.
  41. OLIVEIRA, Eugênio Pacelli de. Curso de Processo Penal. 11. ed. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009, p. 119.
  42. VALE, Ionilton Pereira do. Princípios Constitucionais do Processo Penal: na visão do Supremo Tribunal Federal. São Paulo: Método, 2009, p. 422.
  43. SILVA, Eduardo Araújo da. Ação penal pública: princípio da oportunidade regrada. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2000, p. 91.
  44. CRUZ, Alexandre Soares. TAC, reparação do dano e proteção deficiente ao meio ambiente. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: <http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=168&I temid=60>. Acesso em: 16 ago. 2010. Não paginado.
  45. AKAOUI, Fernando Reverendo Vidal. Compromisso de Ajustamento de Conduta Ambiental. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2008, p. 137.
  46. LECEY, Eládio. Direito Ambiental Penal Reparador. [S.l.: s.n.], 2008. Disponível em: <http://www.esmarn.org.br/cursos/aperfeicoamentoMagistrados/2008/direitoAmbientalPenalReparador.pdf>. Acesso em: 16 ago. 2010. p. 8.
  47. BRASIL. Superior Tribunal de Justiça. RHC – CRIME AMBIENTAL – ACEITAÇÃO DE SURSIS PROCESSUAL-INDICIAMENTO POSTERIOR AO OFERECIMENTO DA DENÚNCIA JÁ REALIZADO. POSSIBILIDADE DE SEU CANCELAMENTO. TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA QUE NÃO IMPEDE A INSTAURAÇÃO DA AÇÃO PENAL. ÁREAS DE ATUAÇÃO DIVERSAS. TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. FALTA DE JUSTA CAUSA – IMPOSSIBILIDADE – EXAME DA MATÉRIA DE MÉRITO. REVOLVIMENTO DE PROVAS – SUPRESSÃO DE INSTÂNCIA – RECURSO A QUE SE NEGA PROVIMENTO. Recurso Ordinário em Habeas Corpus n. 21.469 (2007.01.40555-3). Relatora: Desembargadora Convocada Jane Silva. Brasília, DF, 16 de outubro de 2007. Disponível em: <http://columbo2.cjf.jus.br/juris/unificada/Resposta>. Acesso em: 17 ago. 2010.
  48. MAZZILLI, Hugo Nigro. As vedações do compromisso de ajustamento de conduta. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITO AMBIENTAL, 12., 2008, São Paulo. Mudanças Climáticas, biodiversidade e uso sustentável de energia. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2008. v.1, p. 283.
  49. PROENÇA, Luis Roberto. Inquérito civil: atuação investigativa do Ministério Público a serviço da ampliação do acesso à Justiça. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2001, p. 140.
  50. MARQUES, José Roberto. Crime ambiental: reparação do dano e extinção da punibilidade. [S.l.: s.n.], 2007. Disponível em: <http://www.joserobertomarques.com.br/crime_ambiental.htm>. Acesso em: 17 ago. 2010. Não paginado.
  51. MILARÉ, Édis. O compromisso de ajustamento de conduta e a responsabilidade penal ambiental. In: FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de; RODRIGUES, Marcelo Abelha (Coord.). O novo processo civil coletivo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. p. 85.
  52. COSTA, Helena Regina Lobo da. Termo de ajustamento de conduta e crime ambiental. [S.l.: s.n.], 2008. Disponível em: <http://infodireito.blogspot.com/2008/10/artigo-termo-de-ajustamento-de-conduta.html>. Acesso em: 17 ago. 2010. Não paginado.
  53. MOREIRA, Rômulo de Andrade. O termo de ajustamento de conduta ambiental e os efeitos no exercício da ação penal pública. [S.l.: s.n.], 2009. Disponível em: <http://mpnuma.ba.gov.br/index.php?option=com_docman&task=cat_view&gid=168&I temid=60>. Acesso em: 17 ago. 2010. Não paginado.
  54. GOMES, Luiz Flávio. Princípios constitucionais reitores do Direito penal e da Política criminal. Disponível em: <http://www.lfg.com.br>. Acesso em: Material da 1ª aula da Disciplina Princípios Constitucionais penais e teoria constitucionalista do delito, ministrada no Curso de Especialização Televirtual em Ciências Penais – UNIDERP – REDE LFG – IPAN, p. 13.
  55. COSTA, Helena Regina Lobo da. Termo de ajustamento de conduta e crime ambiental. [S.l.: s.n.], 2008. Disponível em: <http://infodireito.blogspot.com/2008/10/artigo-termo-de-ajustamento-de-conduta.html>. Acesso em: 17 ago. 2010. Não paginado.
  56. MILARÉ, Édis. O compromisso de ajustamento de conduta e a responsabilidade penal ambiental. In: FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de; RODRIGUES, Marcelo Abelha (Coord.). O novo processo civil coletivo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. p. 90.
  57. SILVA, Edemilson Mendes da. Termo de ajustamento de conduta ambiental. [S.l.: s.n., 200-]. Disponível em: <http://www.oabjoinville.org.br/artigos/ Termo-de-Ajustamento-de-Conduta.pdf>. Acesso em: 18 ago. 2010. Não paginado.
  58. FREITAS, Gilberto Passos de. Ilícito penal ambiental e reparação do dano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 170.
  59. BRASIL. Supremo Tribunal Federal. PENAL. PROCESSUAL PENAL. CRIME AMBIENTAL. HABEAS CORPUS PARA TUTELAR PESSOA JURÍDICA ACUSADA EM AÇÃO PENAL. ADMISSIBILIDADE. INÉPCIA DA DENÚNCIA: INOCORRÊNCIA. DENÚNCIA QUE RELATOU a SUPOSTA AÇÃO CRIMINOSA DOS AGENTES, EM VÍNCULO DIRETO COM A PESSOA JURÍDICA CO-ACUSADA. CARACTERÍSTICA INTERESTADUAL DO RIO POLUÍDO QUE NÃO AFASTA DE TODO A COMPETÊNCIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL. AUSÊNCIA DE JUSTA CAUSA E BIS IN IDEM. INOCORRÊNCIA. EXCEPCIONALIDADE DA ORDEM DE TRANCAMENTO DA AÇÃO PENAL. ORDEM DENEGADA. Habeas Corpus n. 92.921. Relator: Ministro Ricardo Lewandowski. Brasília, DF, 19 de agosto de 2008. Disponível em: <http://columbo2.cjf.jus.br/juris/unificada/Resposta>. Acesso em: 17 ago. 2010.
  60. BRASIL. Tribunal de Justiça de Minas Gerais. APELAÇÃO CRIMINAL - CRIME AMBIENTAL - PRELIMINARES REJEITADAS - MÉRITO - ASSINATURA DE TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTA ANTERIOR AO OFERECIMENTO DE DENÚNCIA - EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE. Apelação Criminal n. 1.0342.03.035062-9/001. Relator: Desembargador Paulo Cezar Dias. Belo Horizonte, MG, 19 de maio de 2009. Disponível em: <http://www.tjmg.jus.br/juridico/jt_/>. Acesso em: 17 ago. 2010.
  61. MILARÉ, Édis. O compromisso de ajustamento de conduta e a responsabilidade penal ambiental. In: FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de; RODRIGUES, Marcelo Abelha (Coord.). O novo processo civil coletivo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. p. 102.
  62. TOLEDO, Francisco de Assis. Princípios básicos de Direito Penal. 5. ed. São Paulo: Saraiva, 2002, p. 131-132.
  63. FREITAS, Gilberto Passos de. Ilícito penal ambiental e reparação do dano. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2005, p. 119.
  64. MILARÉ, Édis. O compromisso de ajustamento de conduta e a responsabilidade penal ambiental. In: FIGUEIREDO, Guilherme José Purvin de; RODRIGUES, Marcelo Abelha (Coord.). O novo processo civil coletivo. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2009. p. 94.
  65. OLIVEIRA JÚNIOR, Zedequias de. Composição e reparação dos danos ambientais. Curitiba: Juruá Editora, 2009, p. 154.
Assuntos relacionados
Sobre a autora
Ariane Maria Hasemann

Analista Judiciário - Área Judiciária

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

HASEMANN, Ariane Maria. O termo de ajustamento de conduta ambiental e o princípio da obrigatoriedade. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 15, n. 2715, 7 dez. 2010. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/17990. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos