Artigo Destaque dos editores

Políticas públicas: atuações estatais essenciais à efetivação da cidadania plena

Exibindo página 2 de 2
06/06/2011 às 18:19
Leia nesta página:

4 Conclusão

Ciente de que políticas públicas sociais e direitos fundamentais representam um importante fator, tanto com relação ao desenvolvimento sustentável das famílias brasileiras quanto com relação ao crescimento econômico do País, este artigo concentrou-se na análise das políticas sociais como expressão da atuação do Estado, sob o aspecto da promoção dos direitos fundamentais, bem como da participação popular para a máxima realização da cidadania plena perquerida pela Magna Carta de 1988.

Diante de todo o exposto, constata-se que ações de inclusão social, tais como o PBF, a despeito das críticas recebidas em relação ao pouco alcance que ele possui no processo de emancipação do indíviduo na consquista da cidadania, atua como uma ação reparatória, na medida em que possibilita a restituição a acesso a direitos básicos como alimentação, antes de tudo, saúde e educação. Neste sentido, a ampliação de direitos sociais ajudam a consolidar a democracia (inclusive, como valor), e um regime político mais responsável (accountable) num contexto de desigualdade social extrema (RODRIGUES, 2008, p.5).

Ainda, apesar dos resultados obtidos em pesquisas técnicas que comprovam que o Programa de transferência de renda desenvolvido pelo governo Lula alterou as condições de existência das famílias beneficiadas, retirando-as da pobreza absoluta, há que se ponderar sobre os seus efeitos a médio e londo prazo, já que não estando o programa associado a mudanças estruturais, afinal os determinantes da pobreza não foram alterados, é provável que não novos contingentes nessa situação surjam.

Resta claro que fórmulas messiânicas que prometem acabar com os maiores males do Brasil de uma só vez não são a saída para um país com 55 milhões de pessoas vivendo em situação de pobreza. Mas, certamente, um caminho é dotar o país de um sistema eficiente e democrático de proteção social o que, diga-se, é tarefa complexa que não se esgota nas responsabilidades fundamentais do governo federal e que não se realiza de uma hora para outra. Exige a ação responsável dos três poderes da República, o envolvimento empenhado dos demais setores de governo, a participação ativa e responsável da sociedade civil e de suas organizações, a colaboração de empresas, universidades, igrejas e sindicatos. Sobretudo, não é tarefa única do Governo, mas de toda a nação.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

ALEXY, Robert. Teoria dos Direitos Fundamentais. Tradução Virgílio Afonso da Silva. São Paulo: Malheiros, 2008.

BANCO MUNDIAL. Disponível em: <http://web.worldbank.org >. Acesso em 07 jan.2011.

BARROS, R.P. de; HENRIQUES, R.; MENDONÇA, R. Texto para discussão n.° 800 - A Estabilidade Inaceitável:Desigualdade e pobreza no Brasil. Rio de Janeiro: IPEA, Marc 2001. Texto para discussão n.° 800 - Disponível em: <http://www.agende.org.br .pdf.> Acesso em 14 nov. 2010.

BARROSO, Luis Roberto. Neoconstitucionalismo e Constitucionalização do Direito (O triunfo tardio do direito constitucional no Brasil). Revista RERE. Disponível em: <http://www.direitodoestado.com/revista/RERE_9_MAR%C70_2007_LUIZ%20ROBERTO%20BARROSO.pdf>. Acesso em 08 dez. 2010.

BONAVIDES, Paulo. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Malheiros, 2003.

BRASIL. Relatório de Acompanhamento do Programa Bolsa Família. Tribunal de Contas da União. Ubiratan Aguiar (Ministro relator) TCU. Brasília. Disponível em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/programas_governo/areas_atuacao/assistencia_social/Relat%C3%B3rio%20de%20Acompanhamento%20do%20PBF_janeiro_0.pdf>. Acesso em 23 mar. 2011.

________. Relatório de Acompanhamento do Programa Bolsa Família. Tribunal de Contas da União. Ubiratan Aguiar (Ministro relator) TCU. Brasília. Disponível em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/programas_governo/areas_atuacao/assistencia_social/Relat%C3%B3rio%20de%20Acompanhamento%20do%20PBF_janeiro_0.pdf>. Acesso em 23 mar. 2011.

________. Sobre a recente queda da desigualdade de renda no Brasil. Nota Técnica. Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas. IPEA. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/NTquedaatualizada pdf>. Acesso em 15 mar. 2011.

_________. Sobre a recente queda da desigualdade de renda no Brasil. Nota Técnica. Instituto de Pesquisas Econômicas e Aplicadas. IPEA. Rio de Janeiro. Disponível em: <http://www.ipea.gov.br/sites/000/2/publicacoes/NTquedaatualizada pdf> Acesso em 20 ago. 2010.

_________. Fiscalis n.º 12/2009. Relatório de Acompanhamento do Programa Bolsa Família. Tribunal de Contas da União. Ministro Benjamin Zymler (Ministro relator) TCU. Brasília. Secretaria de fiscalização e avaliação de programas de governo Disponível em: <http://portal2.tcu.gov.br/portal/page/portal/TCU/comunidades/programas_governo/areas_atuacao/assistencia_social/Relat%C3%B3rio%20de%20Acompanhamento%20do%20PBF_janeiro_0.pdf>. Acesso em 23 mar. 2011.

BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito Administrativo e Políticas Públicas. São Paulo: Saraiva, 2002.

CANOTILHO, José Joaquim Gomes. "Brancosos" e interconstitucionalidade: itinerários dos discursos sobre a historicidade constitucional. Almedina: 2e, 2008.

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

_________, José Joaquim Gomes. Constituição dirigente e vinculação do legislador. 2. ed. Coimbra: Coimbra Editora, 1994.

CARDOSO JR., José Celso; JACCOUD, Luciana. Política Social no Brasil: organização, abrangência e tensões da ação estatal. Questão social e políticas sociais no Brasil Contemporâneo. Brasília: IPEA -2005.

_________, Robert. Desigualdade e a questão social / orgs. Mariângela Belfiore-Wanderley, Lúcia Bórgus, Maria Carmelita Yazbek. – São Paulo : EDUC, 2000.

CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário; tradução de Iraci D. Poleti – Petrópolis, RJ, Vozes, 1998.

IBGE. Pesquisa Nacional por amostra de domicílio 2004. Disponível em <www.ibge.gov.br/home/estatistica/população/trabalhoerendimento/pnad2004>. .Acesso em 05 mar. 20111.

Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas - IBASE (2008). Repercussões do Programa Bolsa-Família na Segurança Alimentar e Nutricional das famílias beneficiadas. Disponível em:<http://www.ibase.br>. Acesso em 01 abr.2011.

KERSTENETZKY, C.L. Políticas Sociais: focalização ou universalização. Texto para discussão n°180 UFF/Economia. Disponível em: <http://www.desenvolvimentosocial.sp.gov.br/usr/ File/2006/imprensa/celialessa.pdf> acesso em 03 mar. 2011.

LAVINAS, Lena, Combinando compensatório e redistributivo: o desafio das políticas sociais no Brasil. Texto para discussão n. 748 Rio de Janeiro: Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. IPEA, 2000.

________, Lena. Programas de Garantia de Renda Mínima: Perspectivas Brasileiras. Texto para Discussão n. 596, IPEA, 1998. Disponível em <http://www.ipea.gov.br/pub/td/1998/td_0596.pdf>. Acesso em 18 abr. 2011.

MDS. MDS em números. Disponível em: <http://www.mds.gov.br/sites/mds-em-numeros>. Acesso em 06 nov. 2010.

MESQUITA, Camile Sahb. O programa Bolsa Família: uma análise de seu impacto e significado social, 2006. Brasília: Dissertação (mestrado), Universidade de Brasília; Programa de Pós Graduação em Política Social, 2007. Disponível em: <http://bdtd.bce.unb.br/tedessimplificado/ tde_busca/arquivo.php?codarquivo=1748>. Acesso em 03 nov. 2010.

NEVES, Marcelo. A constitucionalização simbólica. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2007.

PINSKY, Jaime; PINSKY, Carla Bassanezi. (org.). História da Cidadania. São Paulo: Contexto, 2008.

POCHMANN, Márcio et. al (Org.). Atlas da exclusão social, volume 4: A exclusão no mundo. São Paulo: Cortez, 2004.

RODRIGUES. Marta. Políticas Redistributiva e Direitos Civis e Sociais no Brasil. Disponível em <http://www.ipc-undp.org/publications/mds/42P.pdf>. Acesso em 10 mar.2011.

SANTIN, Valter Foleto. Controle judicial da segurança pública: eficiência do serviço na prevenção e repressão ao crime. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2004.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais. 2 ed. rev. e atual., Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. 22.ed. rev. e atual., São Paulo: Malheiros, 2003, p.178.

SUPLICY, Eduardo Matarazzo. Renda de cidadania: a saída é pela porta. São Paulo: Cortez: Editora da Fundação Perseu Abramo, 2002.

TORRES, Ricardo Lobo. A cidadania multidimensional na era dos direitos. In: TORRES, Ricardo Lobo (org) Teoria dos direitos fundamentais. Rio de Janeiro, 2009.

WEISSHEIMER, Marco Aurélio. Bolsa Família: Avanços, limites e possibilidades do programa que está transformando a vida de milhões de famílias no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2010.

YAZBEK, Maria Carmelita. O Programa Fome Zero no contexto das políticas sociais brasileiras. São Paulo. Perspec., São Paulo, v.18, n. 2, abr./jun. 2004. Disponível em:> <http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0102-88392004000200011&script=sci_arttext>. Acesso em 12 marc.2011.

ZIMMERMANN, C. R. Os Programas Sociais sob a ótica de Direitos Humanos: O caso do Bolsa Família do Governo Lula no Brasil. Revista Internacional de Direitos Humanos. nº 4, Ano 3, 2006.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Lidiane Rocha Abreu

Advogada, Mestranda em em Direito Político e Econômico.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ABREU, Lidiane Rocha. Políticas públicas: atuações estatais essenciais à efetivação da cidadania plena. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 2896, 6 jun. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/19260. Acesso em: 18 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos