Capa da publicação Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos: educação e cidadania
Artigo Destaque dos editores

Educação e cidadania.

Exibindo página 2 de 2
Leia nesta página:

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Notoriamente, o PNEDH foi nosso referencial para a construção deste ensaio; pretendemos, a partir desse objeto, enveredar nossa pesquisa de forma concreta para as escolas de ensino fundamental e de ensino médio. Entendemos que a partir da divulgação e entendimento desse trabalho toda a sociedade terá conhecimento do mesmo e nos ajudará em sua compreensão.

Finalmente, podemos notar que esse trabalho é de vital importância por se tratar de um projeto sério que inicialmente fora oferecido a toda a sociedade em sua coletividade através do PNEDH. Desta forma, compete a cada cidadão, a cada autoridade, fazer sua parte, contribuindo com a Educação em Direitos Humanos, construindo uma sociedade justa, harmônica como postula um Estado Democrático de Direito, onde as pessoas possam expressar-se livremente destituídas de preconceitos como prega o Ordenamento Jurídico Brasileiro.


BIBLIOGRAFIA

ANDRADE, Marta Mega. A "cidade das mulheres": cidadania e alteridade feminina na Atenas clássica. Rio de Janeiro: LHIA, 2001. p. 62 ss.

ARENDT, Hannah. A condição humana; tradução de Roberto Raposo. 10ª ed. – Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001.

BALDI, César Augusto. Direitos humanos na sociedade cosmopolita. Rio de Janeiro: Renovar, 2004. 662p.

BARTHES, Roland. Mitologias. Paris: Éditions du Seuil, 1972. p. 137 ss.

BAUMAN, Zygmunt. A sociedade individualizada: vidas contadas e histórias vividas. Trad. José Gabriel. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2008. p. 12 e ss.

_____ Amor líquido: sobre a fragilidade dos laços humanos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2004.

BERNSTEINS, Basil. Relativização da Psicanálise: classe social, sistemas de fala e psicoterapia. In FIGUEIRA, Sérvulo Augusto (org). Psicanálise e Ciências Sociais. Rio de Janeiro: F. Alves, 1980.

CAMPOS, Flavio de. A escrita da História. Volume Único. São Paulo: Ed. Escala Educacional, 2005.

CHRISTAKIS, Nicolas A. O poder das Conexões: a importância do networking e como ele molda nossas vidas. Ed. Elsevier, 2010.

DI BIASI, Walter. O Homem, a civilização, a agressividade. Rio de Janeiro: Cátedra; Brasília, INL, 1977. p. 82 e ss.

HERKENHOFF, João Baptista. Direito e Utopia. 5ª ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado Editora, 2004. p.120.

KRETZ, Andrieta. Autonomia da vontade e eficácia dos direitos fundamentais. Florianópolis: Momento atual, 2005.

MARCUSE, Herbert. Eros e Civilização: uma interpretação filosófica do pensamento de Freud. Rio de Janeiro:JorgeZahar Ed., 2004.

MELLO, C. A.; SARMENTO, D; AMARAL, G et. al; Teoria dos Direitos Fundamentais. 2ª ed. Rio de Janeiro: Renovar, 2001. 400p.

MENDES, G.F.; COELHO, I. M.; BRANCO, P.G.G.. Hermenêutica Constitucional e Direitos Fundamentais. 2ª ed. Brasília: Brasília Jurídica, 2002, 322p.

MENDES, Gilmar Ferreira. Curso de Direito Constitucional. 5ª ed. São Paulo: Saraiva, 2010.

MORAES, Alexandre de. Direitos Humanos Fundamentais. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

PIAGET, Jean. Psicologia da inteligência. Rio de Janeiro: Ed. Fundo de Cultura, 1972.

RAMOS, Silvia. Mídia Violência : tendências na cobertura da criminalidade e segurança no Brasil. Rio de Janeiro: Ed. IUPERG, 2007.

THOMPSON,John B. A Mídia e a Modernidade: Uma teoria Social. Trad. Wagner de Oliveira Brandão. Petrópolis: Ed.Vozes, 2005.

TOLEDO, Cláudia. Direito Adquirido e Estado Democrático de Direito. São Paulo: Lady, 2003.

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Manual de Processo Penal. 9ª ed. São Paulo: Saraiva, 2007. p. 99-168.

Outras Publicações

Constituição da República Federativa do Brasil - 1988

Lei Federal nº. 9.394/1996

Monografia de Especialização. Mídia, Criança e Adolescente. Pobreza Cultural, UFJF,2005.

PNEDH – Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2007.

Sites consultados

https://pfdc.pgr.mpf.gov.br/

CARVALHO, Gilda Pereira de. Os novos desafios dos Direitos Humanos.Artigo apud. Publicado em 07/11/2008.

____. Palavras por ocasião da posse da PFDC e dos membros das câmaras.Discurso apud. Publicado em 06/05/2010.


Nota

1 João Baptista HERKENHOFF, mestre e professor de Direito defende a tese de que: "A utopia é o contrário do mito, ou seja, utopia é a representação daquilo que não existe ainda, mas que poderá existir se o homem lutar para sua concretização. A utopia é o contrário do mito, ou seja, utopia é a representação daquilo que não existe ainda, mas que poderá existir se o homem lutar para sua concretização". Na sua concepção a utopia é a consciência antecipadora do amanhã. E ainda: "O mito ilude o homem e retarda a História. A utopia alimenta o projeto de luta e faz a História". Herkenhoffdefende a idéia de que o pensamento utópico é o grande propulsor das revoluções, ou seja, a utopia torna-se viável à medida que possui o explícito desejo de ser realizada coletivamente.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Carlyle Leite Moreira

Graduado em História (Universidade Federal do Espírito Santo - UFES), Especialista em História Política e Social (UFES) e em Gestão Empresarial (Faculdade Machado Sobrinho/Juiz de Fora - MG); graduando em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (campus Juiz de Fora – MG).

Evania L. M. Paula

Graduada em Estudos Sócias (CES/Juiz de Fora - MG); Graduada em História (UFJF); Pós-graduada em Docência Superior (Centro Superior de Ensino de Valença - RJ); Pós-graduada em Gestão e Planejamento Social; Graduanda em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (campus Juiz de Fora - MG); Professora Coordenadora do Programa Poupança Jovem-(Período:2009-2011); Professora de Ensino Fundamental, Ensino Médio e Superior de História. Cidade: Juiz de Fora Endereço: Av dos Andradas, 731, Morro da Glória, Juiz de Fora MG - Tel 32-3311-9921 Email:

Simone Adelina Pacheco

Graduada em Letras (CES/JF); Especialista em Ensino de Língua Portuguesa (UFJF); Graduanda em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (campus Juiz de Fora - MG).

Monica Goretti

Graduada em Administração de Empresas (Faculdade Machado Sobrinho/Juiz de Fora - MG); Pós-graduada em Gestão Estratégica de Finanças (Faculdade Machado Sobrinho/Juiz de Fora - MG); Graduanda em Direito pela Universidade Salgado de Oliveira (campus Juiz de Fora - MG).

Fábio de Oliveira Vargas

advogado, mestre em Direito e Globalização pela UNINCOR/MG, professor de Direito Civil

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

MOREIRA, Carlyle Leite ; PAULA, Evania L. M. et al. Educação e cidadania.: PNEDH: Reconduzindo o múltiplo à unidade. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 16, n. 3035, 23 out. 2011. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/20181. Acesso em: 29 mar. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos