Artigo Destaque dos editores

Os canais de parametrização de fiscalização aduaneira e o lançamento tributário

Exibindo página 3 de 3
10/11/2012 às 15:30
Leia nesta página:

3 CONCLUSÃO

Analisada a sistemática do comércio exterior, os canais de parametrização para o desembaraço das mercadorias e as hipóteses de lançamento, é possível chegar a diversas conclusões.

A primeira conclusão é que o lançamento é ato administrativo de aplicação da lei genérica e abstrata aos casos concretos, instaurando a obrigação e o crédito tributário.

O fato de o lançamento ser ato administrativo e assim privativo de agente público implica na conclusão de que todas as modalidades de lançamento, na verdade, são de ofício. Desta forma, ausente o ato da autoridade administrativa, ausente o lançamento.

Por outro lado, diante das modalidades de lançamento do CTN e de acordo com as características de cada uma dessas modalidades, o lançamento nas operações de comércio exterior ocorre, como regra geral, via lançamento por homologação; exceto quando for verificado o não recolhimento ou recolhimento incorreto dos tributos, hipótese em que o lançamento se converterá em lançamento de ofício; ou quando se tratar de alguns regimes aduaneiros especiais, casos em que ocorrerá o lançamento por declaração.

Além disso, pode-se concluir também que no desembaraço da mercadoria através do canal verde de parametrização não é possível falar que houve o lançamento, pois não houve ato administrativo de agente público com a finalidade de verificar a regularidade dos procedimentos que compõem o lançamento.

Finalmente, os canais de parametrização amarelo, vermelho e cinza, por sua via, ensejam atividade ativa do agente fiscal no sentido de verificar a regularidade de todos os procedimentos que ensejam o ato de lançamento, nos moldes do artigo 142 do CTN, que se caracterizará pelo despacho aduaneiro liberando a mercadoria.

Sendo assim, é possível afirmar que nos canais de parametrização amarelo, vermelho e cinza, o lançamento se completa após o desembaraço da mercadoria, gerando assim todos os efeitos do lançamento tributário.


REFERÊNCIAS

BALEEIRO, Aliomar. Direito tributário brasileiro. 11ª ed. Atualizada por Misabel Abreu Machado Derzi. Rio de Janeiro. Forense, 2006.

BIZELLI, João dos Santos. Importação: sistemática administrativa, cambial e fiscal. São Paulo: Aduaneiras, 2006.

BORDA, Alejandro – La teoria de losactosproprios, 3ª ed.. Buenos Aires, AbeledoPerrot, 2000.

BORGES, José Souto Maior. Lançamento Tributário. 2ª ed. revista e atualizada. São Paulo: Malheiros Editores, 1999.

BRASIL. Regulamento Aduaneiro – Decreto nº 6.759/09. 46ª Ed. São Paulo: Aduaneiras, 2010.

CARDOSO, Daniel Gatschnigg. Limites da tributação do comércio internacional e desenvolvimento econômico. São Paulo: QuartierLatin, 2010.

CARVALHO, Paulo de Barros. Curso de Direito Tributário, 6ª ed., São Paulo, Saraiva, 1993.

COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Curso de direito tributário brasileiro. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2003. v. 01.

________. Conteúdo e alcance do art. 129 da Lei nº 11.196/05 – norma de natureza interpretativa, dirigida à fiscalização, que não permite a desconsideração de situações jurídicas consolidadas. In: COÊLHO, Sacha Calmon Navarro. Direito Tributário – temas atuais. São Paulo: QuartierLatin, 2006.

CORTIÑAS LOPEZ, José Manoel; GAMA, Marilza. Comércio exterior competitivo. 3. ed. São Paulo: Aduaneiras, 2007.

DANTAS JÚNIOR. Aldemiro Rezende. Teoria dos Atos Próprios no Princípio da Boa-fé. Curitiba: Juruá, 2007.

DERZI, Misabel Abreu Machado. Modificações da jurisprudência no Direito Tributário. São Paulo: Noeses, 2009.

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Direito Administrativo. 13. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

FANUCCHI, Fábio. Curso de Direito Tributário Brasileiro. Volume I. 8ª Tiragem da 4. ed. de 1976. São Paulo: Ed. Resenha Tributária, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, 1983.

FANUCCHI, Fábio. Curso de Direito Tributário Brasileiro. Volume II. 7ª Tiragem da 4. ed. de 1976. São Paulo: Ed. Resenha Tributária, Instituto Brasileiro de Estudos Tributários, 1980.

FARIA, Luiz Alberto Gurgel de. Tributos Sobre o Comércio Exterior. In: FREITAS, Vladimir Passos de. Importação e exportação no Direito Brasileiro. Coordenador Vladimir Passos de Freitas - 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

HILÚ NETO, Miguel. Imposto sobre importações e imposto sobre exportações. São Paulo: QuartierLatin, 2003.

LACOMBE, Américo Lourenço Masset. Princípios Constitucionais Tributários. 2. ed. São Paulo, Malheiros Editores Ltda. 2000

LOPES FILHO, Osíris de Azevedo. Regimes Aduaneiros Especiais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 1983.

LUZ, Rodrigo. “Comércio Internacional e Legislação Aduaneira: Teoria e Questões”. 3ª Ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.

NOGUEIRA, Ruy Barbosa. Teoria do Lançamento Tributário. Reprodução Eletrofotostática do Original Impresso em 1965. São Paulo: Editora Resenha Tributária Ltda, 1973.

NOGUEIRA, Roberto Wagner Lima. Comentários ao Código Tributário Nacional - Artigos 147 a 150. In: FREITAS, Vladimir Passos de. Importação e exportação no Direito Brasileiro. Coordenador Vladimir Passos de Freitas - 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.

PINTO, Antônio Luiz de Toledo. WINDT, Márcia Cristina Vaz dos Santos. CÉSPEDES, Lívia. Códigos Tributário; Processo Civil, Constituição Federal e legislação complementar. 7ª ed. São Paulo: Saraiva, 2011.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

TORRES, Heleno Taveira. Direito Constitucional Tributário e Segurança Jurídica: metódica da Segurança Jurídica do sistema constitucional tributário. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2011.

VIEIRA, Aquiles. Importação: práticas, rotinas e procedimentos. 3ª Ed. São Paulo: Aduaneiras, 2008.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Pedro Delgado de Paula

Advogado, Despachante Aduaneiro, Diretor Jurídico da Atlas Comércio Exterior Ltda., Mestre em Direito do Trabalho pela PUC/MG, Mestrando em Direito Empresarial pela Faculdade de Direito Milton Campos, Pós-Graduado em Direito de Empresa e da Economia pela FGV.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

PAULA, Pedro Delgado. Os canais de parametrização de fiscalização aduaneira e o lançamento tributário. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 17, n. 3419, 10 nov. 2012. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/22991. Acesso em: 19 mai. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos