O velho sistema recursal do “novo” Código de Processo Civil

15/04/2014 às 09:44
Leia nesta página:

Efeitos do recurso de apelação no projeto do novo CPC

O anseio social por uma justiça mais célere e eficaz não se coaduna com a proposta de manutenção do efeito suspensivo ao recurso de apelação, conforme consta da atual versão do respectivo projeto.  

Não há razões científicas que justifiquem a subsistência de tal sistemática processual.  

A experiência cotidiana dos juizados especiais demonstra que a supressão do efeito suspensivo, em regra, ao recurso que ataca a sentença judicial se mostrou de todo acertada, não havendo fundamento hábil, senão a falta de maior coragem, para sua efetiva adoção no processo civil comum.

Com efeito, a redação do art. 43 da Lei nº 9.099/95, in verbis: “O recurso terá somente efeito devolutivo, podendo o Juiz dar-lhe efeito suspensivo, para evitar dano irreparável para a parte”, merece ser incorporada ao projeto do novo CPC. 

Note-se que com o acolhimento da mencionada normatização, o argumento ad terrorem utilizado pelos defensores do efeito suspensivo se esvaziará, pois ao juízo de primeiro grau caberá conferir tal efeito quando do recebimento do recurso de apelação, caso entreveja a probabilidade de que a execução imediata do julgado possa ensejar dano irreparável ao vencido.

Mas não é só. Sempre restará à parte a faculdade de recorrer à instância superior via agravo de instrumento buscando obter do relator a concessão de efeito suspensivo à apelação interposta, de modo que o sistema possui mecanismos suficientes para, em casos realmente necessários, neutralizar os efeitos imediatos do provimento jurisdicional emanado do juízo singular.

Urge, portanto, a necessidade de correção do projeto normativo, para que a partir de sua vigência se possa dizer tratar-se verdadeiramente de um Novo Código de Processo Civil.  

Fabiano Moreno, Juiz de Direito Titular da 1ª Vara Cível da Comarca de Fernandópolis, SP. 

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos