Artigo Destaque dos editores

Prescrição como causa de extinção da punibilidade no direito penal brasileiro

Leia nesta página:

O instituto da prescrição emerge com o objetivo de reprimir a inércia do Estado em punir os infratores, fixando um lapso temporal tanto para aplicar a punição como para executar o título punitivo aplicado ao agente.

Resumo: O presente artigo tem como enfoque a análise da prescrição como causa de extinção da punibilidade no ordenamento jurídico penal pátrio. O estudo consiste, portanto, em apurar quais as formas de prescrição existentes na legislação brasileira e como elas se operam. Num primeiro momento, proceder-se-á a uma aproximação conceitual acerca da extinção da punibilidade, bem como da prescrição penal. Em seguida, discorrer-se-á sobre as espécies de prescrição – prescrição da pretensão punitiva e prescrição da pretensão executória, tratando-se dos prazos, seu início e causas interruptivas. Por derradeiro, tratar-se-á sobre a comunicabilidade das causas de interrupção, suspensão e redução dos prazos prescricionais.

Palavras-chave: Punibilidade. Extinção. Prescrição.


INTRODUÇÃO

Existem diversas situações no ordenamento jurídico penal brasileiro em que ocorre a extinção da punibilidade do delito cometido. Nesse sentido, o presente estudo tem como enfoque principal a análise de uma dessas causas: a prescrição penal.

O instituto da prescrição emerge com o objetivo de reprimir a inércia do Estado em punir os infratores, fixando um lapso temporal para tanto. Assim, há prazo prescricional tanto para aplicar a punição como para, efetivamente, executar o título punitivo aplicado ao agente.

Para melhor compreender a temática abordada, faz-se necessária a análise da operabilidade dos prazos prescricionais, verificando quando se dá seu termo inicial, suas interrupções, suspensões, comunicabilidades, entre outros aspectos pertinentes.


1  EXTINÇÃO DA PUNIBILIDADE

A prática de um fato definido na lei como crime acarreta na punibilidade, que vem a ser a aplicabilidade da pena que lhe é cominada em abstrato na norma penal. Havendo o jus puniendi, concretizado com a prática do delito, podem ocorrer causas que geram um obstáculo na aplicação das sanções penais pela renúncia do Estado em punir o autor do crime, tratando-se, portanto, de causas de extinção da punibilidade[1].

No entendimento de Capez[2], as causas de extinção da punibilidade “[...] são aquelas que extinguem o direito de punir do Estado”. O autor ressalta ainda que tais causas estão mencionadas no art. 107 do Código Penal. No entanto, não se trata de um rol taxativo, tendo em vista a existência de outras causas no próprio Código Penal e em legislação especial, por exemplo, o ressarcimento do dano que, antes do trânsito em julgado da sentença, na hipótese do delito de peculato culposo, extingue a punibilidade.


2  PRESCRIÇÃO

Segundo Capez[3], a prescrição é a “perda do direito-poder-dever de punir pelo Estado em face do não-exercício da pretensão punitiva  (interesse em aplicar a pena) ou da pretensão executória (interesse em executá-la) durante certo tempo”.

O verbo prescrever, no sentido jurídico, quer dizer ficar sem efeito um direito por decorrido certo prazo legal. Prescrição significa a perda de um direito em face de seu não exercício dentro de certo prazo. A prescrição no âmbito penal é a extinção do direito que o Estado tem de punir pelo decurso do tempo[4].

O instituto da prescrição pode ser justificado pelo desaparecimento do interesse estatal na repressão do crime, em virtude do tempo decorrido, que gera o esquecimento do delito e a superação do temor social causado pela infração penal. A sanção perde ainda sua finalidade quando o infrator não reincide, adaptando-se à vida social[5].

Conforme explica Damásio de Jesus[6], o transcorrido tempo tem efeitos no ordenamento jurídico, operando nascimento, alteração, transmissão ou perda de direitos. No tocante ao Direito Penal, o transcurso do tempo se dá sobre a conveniência política de ser mantida a persecução criminal contra o autor de uma infração ou de ser executada a sanção em face de lapso temporal determinado minuciosamente pela norma.

Para o mesmo autor, a prescrição é uma das causas de extinção da punibilidade elencadas no art. 107 do Código Penal. A prescrição faz desaparecer o direito de o Estado exercer o jus persequendi in juditio ou o jus punitionis, subsistindo o crime em todos os seus requisitos.


3  PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO PUNITIVA

A prescrição da pretensão punitiva (chamada erroneamente de prescrição da ação) vem a ser a perda do direito que o Estado tinha de punir, no que tange à pretensão de o Poder Judiciário julgar a punição. Nesse sentido, distingue-se da perempção e da decadência, que primeiro atingem o direito de ação, para posteriormente atacar o direito de punir[7].

Na mesma esteira de entendimento, Capez[8] conceitua a prescrição da pretensão punitiva, de forma mais sucinta, como sendo a “perda do poder-dever de punir, em face da inércia do Estado durante determinado lapso de tempo”.

A prescrição da pretensão punitiva se dá quando se verifica escoado o prazo para que o Estado exerça a pretensão de punir o autor do fato criminoso. Esta hipótese ocorre sempre antes de transitar em julgado a sentença condenatória[9].

3.1 Prazos da prescrição da pretensão punitiva

Os prazos da prescrição da pretensão punitiva estão elencados no art. 109 do Código Penal[10], dispondo que “a prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, salvo o disposto no § 1º do art. 110 deste Código, regula-se pelo máximo da pena privativa de liberdade cominada ao crime [...]”.

Nesse sentido, o aludido artigo traz em seus incisos uma relação de prazos prescricionais, observando-se o máximo da pena:

I - em vinte anos, se o máximo da pena é superior a doze;

II - em dezesseis anos, se o máximo da pena é superior a oito anos e não excede a doze;

III - em doze anos, se o máximo da pena é superior a quatro anos e não excede a oito;

IV - em oito anos, se o máximo da pena é superior a dois anos e não excede a quatro;

V - em quatro anos, se o máximo da pena é igual a um ano ou, sendo superior, não excede a dois;

VI - em 3 (três) anos, se o máximo da pena é inferior a 1 (um) ano.

Nota-se que a prescrição da pretensão punitiva é regulada pela pena abstrata cominada na lei penal incriminadora, não importando se é simples ou qualificado o delito. O prazo da prescrição vai variar de acordo com o máximo da sanção abstrata privativa da liberdade, desprezando a pena de multa, quando cominada cumulativamente ou alternadamente. Para verificar qual o prazo da prescrição da pretensão punitiva, deve-se observar o limite máximo da pena imposta in abstracto no preceito sancionador e enquadra-lo em um dos incisos do art. 109 do Código Penal[11].

Consoante este aspecto, explica Capez[12] que, no instante em que se inicia a contagem da prescrição, não se sabe qual a pena que será fixada pelo magistrado na sentença. Tendo isso em mente, a única forma de se calcular o prazo prescricional é pela maior pena possível que o juiz poderia fixar (máximo cominado abstratamente).

Ressalta Mirabete[13] que são levadas em consideração as causas de aumento e de diminuição de pena para o cálculo do prazo prescricional, quando sejam compulsórias e sejam expressamente enquadradas na acusação, incluindo-se ainda o agravamento inerente à forma qualificada.

3.2 Início do prazo da prescrição da pretensão punitiva

Em que pese o Código Penal considerar que o crime é praticado no momento da ação ou da omissão, ainda que seja outro o do resultado (art. 4º), adotando portanto a teoria da atividade, no tocante ao início do prazo prescricional adota-se a teoria do resultado. Assim, a prescrição começa a correr com a consumação do delito. Porém, em se tratando de tentativa, não há consumação, sendo que o termo inicial é outro, qual seja o dia em que cessou a atividade[14].

Segundo Damásio de Jesus[15], o primeiro termo a quo é a data da consumação do delito. Por exemplo, um homicídio em que a atividade do sujeito tenha sido realizada em janeiro. Ocorrendo a morte da vítima no dia 5 de maio, a prescrição da pretensão punitiva começa a correr a partir de 5 de maio, dia da consumação. Constitui exceção à teoria da atividade no problema do tempus delicti. Em regra, o tempo do crime é o momento da conduta do sujeito. Excepcionalmente, na prescrição, adota-se a teoria do resultado.

As disposições sobre o início do prazo da prescrição da pretensão punitiva estão no art. 111 do Código Penal[16], transcrito a seguir:

Art. 111 - A prescrição, antes de transitar em julgado a sentença final, começa a correr:

I - do dia em que o crime se consumou;

II - no caso de tentativa, do dia em que cessou a atividade criminosa;

III - nos crimes permanentes, do dia em que cessou a permanência;

IV - nos de bigamia e nos de falsificação ou alteração de assentamento do registro civil, da data em que o fato se tornou conhecido.

V - nos crimes contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes, previstos neste Código ou em legislação especial, da data em que a vítima completar 18 (dezoito) anos, salvo se a esse tempo já houver sido proposta a ação penal.

Conforme salienta Capez[17], a contagem do prazo prescricional é feita de acordo com a regra do art. 10 do CP, computando-se o dia do começo e contando os meses e anos pelo calendário comum.

3.3 Interrupção do prazo da prescrição da pretensão punitiva

A prescrição da pretensão punitiva, estando em curso, pode ser obstada pela superveniência de certas causas, elencadas no art. 117 do Código Penal. Na hipótese de ocorrer uma delas, o prazo anteriormente vencido perde sua eficácia, passando a fluir, da interrupção, novo e independente prazo prescricional[18].

Nesse sentido, é mister a verificação do que dispõe o mencionado dispositivo do Código Penal[19]:

Art. 117 - O curso da prescrição interrompe-se:

I - pelo recebimento da denúncia ou da queixa;

II - pela pronúncia;

III - pela decisão confirmatória da pronúncia;

IV - pela publicação da sentença ou acórdão condenatórios recorríveis;

V - pelo início ou continuação do cumprimento da pena;

VI - pela reincidência.

Estas causas são aquelas que obstam o curso da prescrição, ensejando o reinício da contagem, desprezando-se o tempo já decorrido. Desta feita, as referidas causas zeram o prazo prescricional[20].


4  PRESCRIÇÃO DA PRETENSÃO EXECUTÓRIA

Segundo entendimento de Damásio de Jesus[21], a prescrição da pretensão executória se dá quando o Estado perde o seu direito de executar a sanção imposta na sentença condenatória.

No mesmo sentido, afirma Capez[22] que a prescrição da pretensão executória vem a ser a “perda do poder-dever de executar a sanção imposta, em face da inércia do Estado, durante determinado lapso”.

A prescrição da pretensão executória, também chamada de prescrição da pena, da condenação, ou da execução da pena, ocorre quando, transitada em julgado a sentença condenatória para ambas as partes, o título penal a ser executado pelos órgãos estatais não é exercido dentro de um certo lapso temporal[23].

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

De maneira diversa da prescrição da pretensão punitiva, “essa espécie de prescrição só extingue a pena principal, permanecendo inalterados todos os demais efeitos secundários, penais e extrapenais, da condenação”[24].

4.1 Prazos da prescrição da pretensão executória

O prazo de prescrição da pretensão executória é regulado pela quantidade da pena imposta na sentença condenatória, aumentando-se em um terço se o condenado for reincidente. Regula-se pela pena imposta e verifica-se nos prazos fixados no art. 109[25].

A PPE é sempre calculada pela pena concretamente fixada. O prazo é de Direito Penal, computando-se o dia do começo e não se prorrogando quando terminar em sábado, domingo ou feriado. A pena aplicada deve corresponder ao prazo prescricional fixado na tabela do art. 109 do CP[26].

Segundo explica Mirabete[27], aumenta-se de um terço o prazo se o condenado for reconhecido como reincidente na sentença que aplicou a pena a ser considerada para efeito de prescrição. É vedado o aumento se a reincidência não foi reconhecida na decisão.

4.2 Início do prazo da prescrição da pretensão executória

O Código Penal traz a previsão expressa de que o termo inicial da prescrição da pretensão executória não é o trânsito em julgado para ambas as partes, mas para a acusação, isso porque o tempo da pena não pode mais ser aumentado quando passada em julgado, tendo em vista a impossibilidade da revisão pro societate[28].

No entendimento de Damásio de Jesus[29], enquanto a pena não é executada, a prescrição está correndo, tendo o seu termo a quo a partir da data do trânsito em julgado da sentença revocatória. Interrompida a execução da pena pela fuga do condenado, começa-se a contagem do prazo prescricional da pretensão executória.

4.3 Interrupção do prazo da prescrição da pretensão executória

Segundo Capez[30], as causas que obstam o curso da prescrição, ensejando o reinício do zero, são: a) início do cumprimento da pena; b) continuação do cumprimento da pena; e c) reincidência. Despreza-se, portanto, o tempo já decorrido.

A prescrição também é interrompida pela reincidência (art. 117, inciso VI do CP). Nesse sentido, o momento da interrupção não é determinado pela prática do segundo crime, mas pela sentença condenatória irrecorrível que reconhece a prática do ilícito, em que pese possa se encontrar decisões em sentido oposto[31].


5  COMUNICABILIDADE DAS CAUSAS DE INTERRUPÇÃO

Dispõe o Código Penal[32], em seu art. 117, § 1º que “excetuados os casos dos incisos V e VI deste artigo, a interrupção da prescrição produz efeitos relativamente a todos os autores do crime. Nos crimes conexos, que sejam objeto do mesmo processo, estende-se aos demais a interrupção relativa a qualquer deles”.

Excetuadas as condições de cunho personalíssimo (reincidência e prisão), as causas interruptivas estendem-se a todos os autores do delito e o mesmo ocorre no caso de concurso de crimes, quando ocorre conexão, desde que sejam eles objetos do mesmo processo. Assim, por exemplo, a pronúncia de um réu estende o efeito da interrupção ao co-réu no processo ainda que acusado de crime que, em regra, não é de competência do Júri, mesmo que aquele seja absolvido do homicídio[33].

Ressalta Capez[34] que, diferentemente da PPP, a interrupção da PPE, no tocante a um dos autores, não se estende aos demais. Além disso, em se tratando de reincidência, ocorre a interrupção da prescrição quando o novo crime é praticado, e não na data do trânsito em julgado da sentença condenatória desse novo crime.


6  SUSPENSÃO DO PRAZO

Dispõe o art. 116 do Código Penal[35] acerca das causas impeditivas da prescrição, elencadas a seguir:

Art. 116 - Antes de passar em julgado a sentença final, a prescrição não corre:

I - enquanto não resolvida, em outro processo, questão de que dependa o reconhecimento da existência do crime;

II - enquanto o agente cumpre pena no estrangeiro.

Explica Mirabete[36] que, ocorrendo tais hipóteses, ocorre uma parada momentânea do curso da prescrição, isto é, suspende-se para recomeçar a correr depois de cessada a causa impeditiva.


7  REDUÇÃO DOS PRAZOS

Com relação à redução de prazos prescricionais, é mister verificar o que está insculpido no art. 115 do Código Penal[37]: “são reduzidos de metade os prazos de prescrição quando o criminoso era, ao tempo do crime, menor de 21 (vinte e um) anos, ou, na data da sentença, maior de 70 (setenta) anos”.

Em comentário ao artigo em tela, Mirabete[38] explica que a referida disposição aplica-se a qualquer espécie de prescrição, ou seja, tanto para a prescrição da pretensão punitiva quanto para a executória.


CONSIDERAÇÕES FINAIS

Com relação aos aspectos tratados no decorrer deste artigo, observou-se que a prescrição, em se tratando de matéria penal, vem a ser a extinção do direito que o Estado tem de punir pelo decurso do tempo. Nesse sentido, existe a prescrição da pretensão punitiva (PPP), sendo o prazo para que o Estado exerça a pretensão de punir o autor do fato criminoso; e a prescrição da pretensão executória (PPE), sendo o lapso temporal para o Estado exercer seu direito de executar a sanção imposta na sentença condenatória do agente.

Ademais, verificou-se ainda que há distinção no critério de definição do prazo prescricional. No tocante à prescrição da pretensão punitiva, usa-se o máximo da pena abstrata cominada ao delito, enquanto que na prescrição da pretensão executória se utiliza a quantidade da pena imposta na sentença para se determinar o referido prazo. Com relação ao início da contagem da prescrição, também há distinções, pois no caso da PPP, a prescrição corre a partir da consumação do delito, enquanto que na PPE o termo a quo seria o trânsito em julgado da sentença condenatória para a acusação.

Foram observados ainda outros aspectos, como as situações que interrompem a contagem do prazo prescricional, enquanto outras suspendem. Há ainda a comunicabilidade das causas de interrupção, além da possibilidade dos prazos sofrerem redução, tendo em vista a idade do agente. O estudo permitiu, portanto, uma análise de como se operam as formas de prescrição, conforme disposições do ordenamento jurídico pátrio.


REFERÊNCIA DAS FONTES CITADAS

BRASIL. Código Penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em 28 dez. 2013.

CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2013.

JESUS, Damásio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. 28. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2005.

MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. 24 ed. rev. e atual. até 31 de dezembro de 2006. São Paulo: Atlas, 2007.


Notas

[1] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. 24 ed. rev. e atual. até 31 de dezembro de 2006. São Paulo: Atlas, 2007. p. 399-400.

[2] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). 17. ed. São Paulo: Saraiva, 2013. p. 597.

[3] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 623.

[4] JESUS, Damasio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. 28. ed. rev. São Paulo: Saraiva, 2005. p. 717.

[5] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 424.

[6] JESUS, Damasio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. p. 717-718.

[7] JESUS, Damasio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. p. 718.

[8] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 625.

[9] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 424.

[10] BRASIL. Código Penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em 28 dez. 2013.

[11] JESUS, Damasio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. p. 720.

[12] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 628.

[13] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 426.

[14] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 626.

[15] JESUS, Damasio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. p. 734.

[16] BRASIL. Código Penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em 28 dez. 2013.

[17] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 627.

[18] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 432.

[19] BRASIL. Código Penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em 28 dez. 2013.

[20] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 630.

[21] JESUS, Damasio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. p. 719.

[22] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 642.

[23] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 424.

[24] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 642.

[25] JESUS, Damasio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. p. 723.

[26] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 642.

[27] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 427.

[28] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 431.

[29] JESUS, Damasio E. de. Direito penal. 1 volume: parte geral. p. 736.

[30] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 642.

[31] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 435.

[32] BRASIL. Código Penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em 28 dez. 2013.

[33] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 436.

[34] CAPEZ, Fernando. Curso de Direito Penal, volume 1: parte geral (arts. 1º a 120). p. 643.

[35] BRASIL. Código Penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em 28 dez. 2013.

[36] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 437.

[37] BRASIL. Código Penal. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del2848compilado.htm> Acesso em 28 dez. 2013.

[38] MIRABETE, Julio Fabbrini. Manual de direito penal, volume 1: parte geral, arts. 1º ao 120 do CP. p. 429.

Assuntos relacionados
Sobre os autores
Felipe Concatto

Advogado. Graduado em Direito e em Administração pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI. Atualmente é Servidor Público na Câmara de Vereadores de Balneário Camboriú.

Fátima Patrícia Moreira da Silva

Acadêmica de Direito pela Universidade do Vale do Itajaí - UNIVALI.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

CONCATTO, Felipe ; SILVA, Fátima Patrícia Moreira. Prescrição como causa de extinção da punibilidade no direito penal brasileiro. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4000, 14 jun. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/29483. Acesso em: 19 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos