Artigo Destaque dos editores

A comunicabilidade das elementares pessoais no crime de infanticídio

Exibindo página 3 de 3
10/07/2014 às 15:15
Leia nesta página:

CONCLUSÃO

O infanticídio é delito previsto no art. 123 do Código Penal Brasileiro, punido com pena de 02 a 06 anos de detenção. Conforme demonstrado, trata-se de crime próprio, material, instantâneo, comissivo ou omissivo impróprio e de forma livre. É um crime privilegiado por envolver alterações fisiológicas que se refletem como incapacidade do executor em avaliar a intensidade do delito que se está cometendo, alterações essas que compõem o chamado estado puerperal.

O infanticídio é crime que, em face dos argumentos esboçados no curso deste trabalho, causa grande celeuma no mundo jurídico. A polêmica maior, contudo, é levantada quando o crime em questão é praticado em concurso de pessoas. Em face da comunicabilidade das circunstâncias pessoais, na forma do art. 30 do Código Penal, renomados penalistas se digladiam, manifestando concepções bastante divergentes.

O presente estudo tomou por foco essa controvérsia, razão pela qual foram dedicadas mais páginas à relação entre o art. 30 e o crime em questão. Buscou-se defender, aqui, em face das peculiaridades de que é cercado o crime de infanticídio, a tese da incomunicabilidade das circunstâncias pessoais descritas no art. 123 do CP aos terceiros que porventura se envolvam em tal prática delitiva, de modo que somente a mãe da vítima do citado crime pode nele figurar como sujeito ativo.

Tal entendimento, em que pese a sabedoria dos inúmeros e renomados juristas que defendem o posicionamento contrário, que constituem, inclusive, maioria, se mostra mais próximo dos critérios de razoabilidade e proporcionalidade que devem nortear o Estado Democrático de Direito, tendo em vista que soluciona, com o necessário rigor, a situação daqueles que cometem tal ato ilícito sem, contudo, estarem sob a influência do chamado estado puerperal, que, conforme se sabe, caracteriza-se por alterações fisiológicas da mãe que acabou de conceber.

Ressalta-se, porém, conforme já enfatizado nas páginas dedicadas à análise da comunicabilidade, que não se buscou, aqui, a utilização dos princípios da proporcionalidade, razoabilidade e igualdade como sustentáculo a um entendimento meramente subjetivo, despido de justificativas objetivas, situação esta que iria de encontro à proposta de qualquer trabalho científico. O exercício realizado neste estudo foi o de apresentar razões objetivas que, no mínimo, nos levem a voltar maior atenção à tese da incomunicabilidade. Como consequência, espera-se que este trabalho torne ainda mais robusta a corrente daqueles que defendem a incomunicabilidade das circunstâncias pessoais no crime de infanticídio.


BIBLIOGRAFIA

ALCÂNTARA, HR: Perícia Médica Judicial - Editora Guanabara.

ÁVILA, Humberto. Teoria dos princípios. Da definição à aplicação dos princípios jurídicos. 6ª ed. São Paulo: Malheiros, 2006.

BASTOS, João José Caldeira. Artigo: Crimes contra a Vida: a Mágica do Intérprete. Disponível no sítio http://jus.com.br/artigos/11274.

BATISTA, Nilo. Concurso de Agentes, Editora Liber Júris.

BECCARIA, Cesare. Dos delitos e das penas, tradução de Torrieri Guimarães. São Paulo: Editora Martin Claret, 2002.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Tratado de direito penal: parte especial. Dos Crimes Contra a Pessoa. 7ª edição. São Paulo: Saraiva, 2007.

BITENCOURT, Cezar Roberto. Manual de direito penal: parte geral. 6ª ed. São Paulo: Saraiva, 2000. v. 1.

BRUNO, Aníbal. Direito penal: parte especial, crimes contra a pessoa. Rio de Janeiro: Forense, 1966. t. 4.

BRUNO, Aníbal. Direito penal: parte especial, crimes contra a pessoa. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense, 1967. t. 2.

BUENO, Francisco da Silveira. Dicionário Escolar da Língua Portuguesa. 11ª edição. Rio de Janeiro: FAE, 1986.

CAPEZ, Fernando. Curso de direito penal: parte especial: dos crimes contra a pessoa, dos crimes contra o sentimento religioso e contra o respeito aos mortos (arts. 121 a 212), volume 2. São Paulo: Saraiva, 2003.

FRAGOSO, Heleno Cláudio. Lições de direito penal. São Paulo: Livros Jurídicos Edições Próprias e Alheias, 1958, v. 1.

FRAGOSO, Heleno Cláudio. Nelson Hungria e o concurso de pessoas no crime de infanticídio. São Paulo, 2002.

FRANÇA, Genival Veloso: Medicina Legal- 5ª Edição Guanabara Koogan, 1998.

FREITAS, Juarez. O controle dos atos administrativos e os princípios fundamentais. São Paulo: Malheiros, 1997.

GOMES, Hélio. Medicina Legal, 27ª ed., Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1989.

GUIMARÃES, Roberson. O crime infanticídio e a perícia médico-legal. Uma análise crítica. Jus Navigandi, Teresina, a. 7, n. 65, mai. 2003. Disponível em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto.asp?id=4066.

HUNGRIA, Nelson; FRAGOSO, Heleno Cláudio. Comentários ao Código Penal. volume V. arts. 121 a 136. 6.ed. Rio de Janeiro: Forense, 1981.

HUNGRIA, Nélson. Comentários ao código penal. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1955. v. 5.

_________________________. 4ª ed., Rio de Janeiro, Forense, 1958, v. 5.

MAGGIO, Vicente de Paula Rodrigues. Infanticídio. Bauru: EDIPRO, 2001.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de direito penal. Parte Geral. 19ª ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MIRABETE, Júlio Fabbrini. Manual de direito penal. 21. ed. São Paulo: Atlas, 2003. v. 2.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional, 11° edição, Editora Atlas, 2002.

NORONHA, Edgar Magalhães. Direito Penal, Parte Geral, 28ª ed. São Paulo: Saraiva.

________________________. 33. ed. São Paulo: Saraiva, 2003. v. 2.

PEDROSO, Fernando Almeida. Homicídio - Participação Em Suicídio, Infanticídio e Aborto,  Aide, 1995.

PRADO, Luiz Regis. Curso de Direito Penal Brasileiro. 7ª edição. Editora Revista dos Tribunais, 2008. v. 2.

REALE, Miguel. Lições preliminares de direito. 24ª ed. 3.tir. São Paulo: Saraiva, 1999.

DUQUE, Flávio Granado. Medicina legal à luz do direito penal e processual penal: teoria resumida e questões. 4ª ed. Rio de Janeiro: Impetus, 2003.

SIQUEIRA, Galdino. Tratado de Direito Penal: parte especial. Rio de Janeiro: José Konfino, 1947. t. 3.

TELES, Ney Moura. Direito penal. São Paulo: Atlas, 2006. v. 2.


Nota

[1]           BASTOS, João José Caldeira. Artigo: Crimes contra a Vida: a Mágica do Intérprete. Disponível no sítio http://jus.com.br/artigos/11274

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Bruno Júnio Bicalho Zica

Graduado em Administração pelo Centro Universitário Newton Paiva e em Direito pela Faculdade Estácio de Sá de Belo Horizonte. Especialista em Direito Público pela Universidade Católica Dom Bosco. Mestrando em Direito pela Fundação Mineira de Cultura - FUMEC. Advogado. Analista Administrativo do Departamento Nacional de Produção Mineral. Atuou na docência em Cursos Preparatórios para Concursos Públicos.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

ZICA, Bruno Júnio Bicalho. A comunicabilidade das elementares pessoais no crime de infanticídio. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4026, 10 jul. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/30152. Acesso em: 18 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos