Proteção demais desprotege

22/07/2014 às 18:40
Leia nesta página:

Trata o presente artigo da aplicação dos princípios da proporcionalidade, necessidade e adequação pelo delegado de polícia nos casos de prisão em flagrante.

Para muitos, o bom delegado de polícia é aquele que autua em flagrante delito todos os casos que lhe são apresentados nesta condição, desde um simples furto de uma barra de chocolate até um estupro repugnante. Basta apenas o estado flagrancial.

Não há distinção. É o chamado delegado de estatística. Já trabalhei com muitos. Entretanto, a meu ver, o bom delegado de polícia é aquele que antes de decidir pela prisão, analisa as conseqüências do delito perante a sociedade, suas circunstâncias, a motivação do infrator e, finalmente, se o encarceramento é a medida justa com base nos princípios da proporcionalidade, necessidade e adequação. 

É preciso que se diga que nem sempre a prisão de um infrator protege a sociedade, vez que aquele inofensivo ladrãozinho de barras de chocolate poderá, quando em contato com outros de vida criminosa dilatada, tornar-se um assaltante a mão armada irrecuperável. É necessário que se tente sua recuperação ainda fora dos presídios, pois a chance de sucesso é bem maior. Temos que ter em mente que a prisão é destinada a marginais perigosos que, senão encarcerados, voltarão a delinqüir, expondo a sociedade ao perigo, porque longe da ressocialização.

Deve-se dar, ao menos, uma vez, a chance para que se recupere. Sempre ouvimos dizer: "fulano se desencaminhou na vida por causa das companhias". Imaginemos, então, as companhias que o ladrãozinho de chocolate terá na prisão. 

A prova de que a prisão nestes casos é desnecessária, é a própria legislação que prevê a substituição da pena privativa de liberdade por restritiva de direitos ou multa para os pequenos delitos. A Polícia também tem a sua função social.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Carlos Benedetti Lopes

Formado pela Universidade São Francisco de Bragança Paulista/SP. Está na carreira policial há 24 anos. Atualmente é Delegado de Polícia no Estado de Minas Gerais.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos