Artigo Destaque dos editores

O FUNRURAL após a EC 20/98

29/11/2014 às 08:28
Leia nesta página:

A decisão do STF nos autos do RE 363.852 declarou a inconstitucionalidade do FUNRURAL. No entanto, há tentativas da União de manter válida essa cobrança sob o argumento que não teria sido analisada a constitucionalidade da contribuição à luz da superveniência da Lei 11.256/01.

Com a decisão do Supremo Tribunal Federal, 03 de fevereiro de 2010, onde foi declarada a inconstitucionalidade da contribuição social incidente sobre a comercialização da produção rural, o chamado FUNRURAL, diversas foram as ações que chegaram ao poder judiciário, principalmente por parte dos produtores, empregadores, pessoa física, pretendendo não só a imediata paralisação da cobrança, como também a repetição dos valores pagos nos últimos anos.

Nos termos da decisão, foi declarada a inconstitucionalidade dos arts. 12, V e VII, 25, I e II, e 30, IV, da Lei n. 8.212/91, com as redações decorrentes das Leis 8.540/92 e 9.529/97, até que legislação nova, arrimada na Emenda Constitucional 20/98, que incluiu "receita" ao lado de "faturamento", viesse a instituir nova exação.

Mesmo após decisão da Corte Maior, a União, representada por suas procuradorias, vem buscando a cada dia, novos argumentos no intuito de desconsiderar a decisão do Supremo e manter válida a cobrança da citada contribuição.

Dentre os argumentos articulados pela Fazenda, o que toma a frente dos demais é o de que, no referido julgamento do RE 363.852, não teria sido analisada a constitucionalidade da contribuição à luz da superveniência da Lei 10.256/01, que modificou o caput do art. 25 da Lei 8.212/91, constando que a partir de então, a contribuição do empregador rural pessoa física se daria em substituição à contribuição sobre a folha de salários de que tratam o art. 22, I e II, da mesma lei.

Assim, seria inaplicável a decisão proferida pelo STF, uma vez que o mandado de segurança que deu origem a tal recurso foi distribuído antes da alteração procedida pela Lei 10.256/01, editada após a vigência da EC 20/98.

Contudo, ao nosso sentir, tal argumento embora engenhoso, não encontra grandes bases para se fundamentar. O legislador ordinário, à época, ao modificar a legislação então vigente, para criar nova contribuição e exigir do empregador rural - que já contribuía sobre a folha de salários - também a contribuição social incidente sobre a receita bruta proveniente da comercialização de sua produção, incorreu em inconstitucionalidade e isso ficou decidido pelo Supremo.

De fato, essa situação perdurou até o advento da Lei 10.256/2001, que deu nova redação ao caput do art. 25 da Lei 8.212/91 e ao art. 25 da Lei nº 8.870/94, para desonerar o empregador rural das contribuições de que cuidam os incisos I e II do art. 22 da mesma Lei 8.212/91, pois ao invés de ser cobrado por duas diferentes bases, passou-se a ser cobrado apenas pelo resultado de sua comercialização.

No entanto, o posterior advento da EC 20/98, não validou aquela norma, posto que referida base de cálculo (receita bruta proveniente da co­mercialização de sua produção) difere dos conceitos de faturamento e de receita, que constam na alínea "b" do inciso I do art. 195 da CF.

A questão foi levantada no voto do Ministro Marco Aurélio, quando mencionou a decisão proferida na Adin 1.103, onde foi declarada a inconstitucionalidade da contribuição social sobre o valor estimado da produção agrícola própria, considerado o seu preço de mercado, prevista no §2º do art. 25 da Lei 8.870/1994, em relação às pessoas jurídicas agroindustriais, exatamente porque usa uma base de cálculo não prevista na Constituição, assim suscitou o E. Ministro:

"Ora, como salientado no artigo de Hugo de Brito Machado e Hugo de Brito Machado Segundo, houvesse confusão, houvesse sinonímia entre o faturamento e o resultado da comercialização da produção, não haveria razão para a norma do § 8º do artigo 195 da Constituição Federal relativa ao produtor que não conta com empregados e exerça atividades em regime de economia familiar. Já estava ele alcançado pela previsão imediatamente anterior - do inciso I do artigo 195 da Constituição. Também sob esse prisma, procede a irresignação, entendendo-se que comercialização da produção é algo diverso de faturamento e este não se confunde com receita, tanto assim que a Emenda Constitucional nº 20/98 inseriu, ao lado do vocábulo 'faturamento', no inciso I do artigo 195, o vocábulo 'receita'."

 Já o Ministro Cezar Peluso, em seu voto-vista, corrobora o entendimento da impossibilidade de considerar de forma equiparada os conceitos de faturamento e receita bruta, nem tampouco estes com o conceito resultado da comercialização da produção, além da inegável necessidade de lei complementar ao caso, e também in verbis:

"Aparece evidente, como se disse, a necessidade de lei complementar para válida instituição da figura tributária. É falsa idéia de que seria mera sucessora do FUNRURAL, facilmente modificável por lei ordinária. É que a contribuição sobre a comercialização da produção rural não extrai fundamento de validade do art. 149, nem tampouco das fontes de custeio do art. 195, I.

Em última análise, a legislação impugnada pretendeu aplicar, diretamente, a previsão do art. 195, § 8º, a sujeitos passivos diversos daqueles em relação aos quais a Constituição autorizou a incidência. Sua válida instituição reclamaria, justamente por isso, lei complementar, nos termos do art. 195, § 4º, já que a contribuição social, tal como instituída, não pode sustentar-se quer no inciso I do art. 195, quer no seu § 8º. Mas não foi o que se deu.

A posição teórica invocada pela recorrida, segundo a qual faturamento e receita bruta seriam conceitos co-extensivos ou assimiláveis, foi categoricamente rechaçada pelo Tribunal por ocasião do julgamento da majoração da base de cálculo de PIS/Cofins."

Fique sempre informado com o Jus! Receba gratuitamente as atualizações jurídicas em sua caixa de entrada. Inscreva-se agora e não perca as novidades diárias essenciais!
Os boletins são gratuitos. Não enviamos spam. Privacidade Publique seus artigos

Pelas ponderações dos dois Eminentes Ministros, além da Ministra Ellen Gracie que foi voto vencido na proposta de modulação temporal, pois temia uma enxurrada de novas ações e isso ia de encontro com a reforma do judiciário, ficou claro que o Supremo não considerou que a EC 20/98 teria validado a citada contribuição, pelos novos ditames da Lei 10.256/01.

Restou claro o entendimento de que os conceitos de faturamento, receita e resultado da comercialização da produção não possuem significado equivalente.

O art. 25 da Lei 8.212/1991 considera receita como o valor recebido ou creditado pela comercialização da produção, sem permitir qualquer exclusão da base de cálculo e ainda que se entenda que faturamento ou receita como o total das receitas auferidas pelo produtor rural, deve-se notar que a legislação da COFINS admite uma série de exclusões da base de cálculo.

Assim, conclui-se que não há como identificar, na redação dada pela EC 20/98 ao art. 195, I da CF, a grandeza econômica que a Lei 8.212/91 quis atingir. Persistindo, a idéia de nova fonte de custeio criada, o que só se permite por meio de lei complementar.

Ademais, há de se notar que a Lei 10.256/01 apenas alterou dispositivo que trata dos sujeitos passivos da citada contribuição, permanecendo o fato gerador e a base de cálculo com a redação da Lei 9.528/97, esta anterior à EC 20/98.

Nessas circunstâncias, a alteração superveniente na Constituição não tem o condão de dar suporte de validade à lei já maculada por inconstitucionalidade. Não havendo como argumentar que a Lei 10.256/01 apenas substituiu a contribuição sobre a folha de salários, visto que a legitimidade dessa substituição condiciona-se aos mesmos requisitos formais e materiais impostos à instituição das contribuições previdenciárias, nos termos do art. 195, da Constituição Federal.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Guilherme Lopes de Oliveira

Advogado em São Paulo, sócio do escritório Parente Neto & Oliveira Advogados.

Como citar este texto (NBR 6023:2018 ABNT)

OLIVEIRA, Guilherme Lopes. O FUNRURAL após a EC 20/98. Revista Jus Navigandi, ISSN 1518-4862, Teresina, ano 19, n. 4168, 29 nov. 2014. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/30748. Acesso em: 18 abr. 2024.

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos