Termo de parceria entre organização da sociedade civil de interesse público (OSCIP) e o poder público municipal

08/08/2014 às 16:52
Leia nesta página:

RESUMO: O presente artigo traz as diretrizes e peculiaridades existentes nas parcerias firmadas entre o Poder Público Municipal e as OSCIP, dando ênfase às principais características desse compromisso bem como trazendo diferenças entre sua aplicação no âmbito Municipal e no âmbito Federal.

PALAVRAS-CHAVE: Termo de Parceria. OSCIP. Âmbito Municipal. Peculiaridades.


INTRODUÇÃO

O Termo de Parceria é a materialização do vínculo de cooperação entre o Poder Público e a entidade do Terceiro Setor qualificada como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP).

Essas OSCIPs são uma qualificação outorgada pelo Ministério da Justiça às entidades que comprovem a execução de atividades de interesse público nos campos da assistência social, cultura, educação, saúde, voluntariado, desenvolvimento econômico e social, valores como ética, paz, cidadania, direitos humanos, democracia, defesa, preservação e conservação do meio ambiente.

Desse modo, encontram-se regulamentadas pela Lei n.º 9.790/99 e pelo Decreto n.º 3.100/99, os quais instituíram e disciplinaram o Termo de Parceria - um instrumento de contratualização entre o poder público e a sociedade civil para o fomento e execução de atividades de interesse público, vejamos:

 Art. 9o Fica instituído o Termo de Parceria, assim considerado o instrumento passível de ser firmado entre o Poder Público e as entidades qualificadas como Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público destinado à formação de vínculo de cooperação entre as partes, para o fomento e a execução das atividades de interesse público previstas no art. 3o desta Lei.

A Parceria, portanto, significa a reunião de indivíduos para alcançar um objetivo comum. Para Maria Silvia Zanella Di Pietro “o vocábulo parceria é utilizado para designar todas as formas de sociedade que, sem formar uma nova pessoa jurídica, são organizadas entre setores públicos e privados, nos âmbitos social e econômico, para a satisfação de interesses públicos.”


 

II- CARÁTER NACIONAL DA LEI 9.790/99 E A INAPLICABILIDADE DO DECRETO FEDERAL 3.100/99 E 7.568/2011 NO ÂMBITO DOS MUNICÍPIOS.

Atente-se para o fato de que o termo de parceria previsto na Lei 9.790/99 tem caráter nacional, ou seja, é uma lei válida em todo o território nacional, não somente no âmbito da União.

Assim, uma vez qualificada na órbita do Ministério da Justiça, o título de OSCIP tem validade perante toda a estrutura federativa nacional, pelo que a celebração do termo de parceria, seja no âmbito Municipal, Estadual ou Federal, terá amparo na Lei 9.790/99, repita-se, reconhecida de caráter nacional.

Isso não significa, porém, que os Munícipios não possam regulamentar dentro do seu âmbito de competência normas pontuando quais requisitos necessários a que certas entidades obtenham a qualificação de OSCIP.

Pelo contrário, alguns autores expressam o entendimento de que a Lei 9.790/99 seria apenas uma Lei de normas gerais, a partir da qual os demais entes federativos poderão enumerar os pressupostos que se lhes assemelham necessários a que algumas entidades qualifiquem como OSCIP.

Já no que tange ao Decreto Regulamentar nº 3.100/99 não se pode dizer o mesmo.

Com efeito, trata-se de Decreto Federal, portanto de aplicação apenas no âmbito da União. È certo que, dentre outras coisas, tal decreto, em sua redação originária, previa em seu art. 23 a possibilidade de haver concurso de projetos, nas hipóteses de celebração do termo de parceria, vejamos:

Art. 23.  A escolha da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, para a celebração do Termo de Parceria, poderá ser feita por meio de publicação de edital de concursos de projetos pelo órgão estatal parceiro para obtenção de bens e serviços e para a realização de atividades, eventos, consultorias, cooperação técnica e assessoria.

Dessa forma, até o advento do novo decreto nº 7.568/2011, não havia qualquer dever de realizar concurso de projeto para a celebração do termo de parceria. Isso porque, com o novo decreto não houve qualquer dúvida acerca da obrigatoriedade se realizar o supramencionado concurso.

Assim segue sua atual redação:

Art. 23.  A escolha da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, para a celebração do Termo de Parceria, deverá ser feita por meio de publicação de edital de concursos de projetos pelo órgão estatal parceiro para obtenção de bens e serviços e para a realização de atividades, eventos, consultoria, cooperação técnica e assessoria. (Redação dada pelo Decreto nº 7.568, de 2011)

Ademais, é exatamente quanto a este ponto que surge a questão de saber se o decreto federal, ao exigir a realização de Concursos de Projetos, tem incidência nos Estados, Municípios e Distrito Federal.

A resposta é negativa, no sentido de ressaltar, que referido regulamento federal não obriga, e nem poderia, os demais entes da federação, a adotar igual procedimento no ajustamento de seus termos de Parceria.

Isso porque, o Estado Federal tem como uma de suas características a repartição constitucional de competências, por meio da qual se atribui parcela de poder aos entes federados para que exerçam atividades legislativas e/ou materiais, de modo a organizar o exercício desse poder em todo o território estatal.

Além disso, quanto aos Municípios, a Constituição Federal de 1988, conferiu-lhes a natureza de ente federativo autônomo, dotado de capacidade de auto organização e autolegislação, autogoverno e autoadministração.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Portanto, à União, consignou o texto constitucional, limites para se estabelecer normas gerais. E visando a regulamentação ou a colocação em execução dos objetivos gerais da lei, sem inovar na ordem jurídica, poderá a União expedir Decreto Regulamentar, o qual ficará adstrito a sua esfera, não vinculando, logo, os demais entes federativos.


III – CONCLUSÃO

O presente estudo, ainda que de forma sintética, buscou tratar acerca do termo de parceria firmados entre Poder Público, especialmente o municipal e as entidades do terceiro setor qualificadas como OSCIP.

Tal parceria se submete à Lei de caráter Nacional, nº 9.790/99, cabendo a cada ente federativo a titularidade da competência para regulamentar as normas gerais de acordo com seu interesse peculiar.

Logo, não se aplica a regulamentação federal, quais sejam Decretos nº 3100/99 e 7.568/2011, no âmbito dos Estados, Municípios e Distrito Federal, posto que Decretos Federais não têm Vigência no âmbito das demais esferas da Federação. 


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS    

DI PIETRO, Maria Sylvia Zanella. Parcerias na Administração Pública. São Paulo: Atlas, 4ª Edição, pág. 33/4

MORAES, Alexandre de, Constituição do Brasil Interpretada, São Paulo, Atlas, 2002.

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 6. ed. São Paulo: RT, 1990

SILVA, José Afonso da. Direito Constitucional Positivo. p. 623-624.

MORAES, Alexandre de. Direito Constitucional.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Livia Meira Toscano Pereira

Procuradora do Município de João Pessoa. Advogada da CEHAP (2012/2013). Graduação no Centro Universitário de João Pessoa – UNIPE. Pós Graduação em Direito Processual – Grandes Transformações pelo Centro de Ensino LFG.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos