Obstáculos à modernização da polícia

26/09/2014 às 08:04
Leia nesta página:

Tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 7.402/2014 que propõe um significativo avanço para a polícia investigativa brasileira. O presente artigo analisa as dificuldades oriundas da própria polícia.

O deputado Zequinha Marinho submeteu à apreciação do Congresso Nacional o Projeto de Lei nº 7.402/2014 que se encontra em tramitação. Trata-se de uma proposta de real avanço para o arcabouço da polícia investigativa brasileira, oferecendo-lhe um feição estruturada sobre sólidos alicerces onde aproveita os recursos humanos com total racionalidade, a exemplo das melhores polícias do planeta. Não tardaram as manifestações contrárias ao referido Projeto de Lei, oriundas dos opositores da evolução policial cuja meta é sustentar uma casta existente apenas no Brasil, os delegados de polícia, e que, comprovadamente, retarda a celeridade e o aprimoramento das investigações policiais. Como veremos a seguir, a perspectiva ortodoxa dos delegados contribui para a redução da eficácia policial.

O vigor da polícia reativa repousa nas modernas técnicas de investigação voltadas para o esclarecimento da ilicitude. Quanto ao crime em si, o investigador necessita apenas de conhecimentos pertinentes aos atos que a lei proíbe, isto é, a sua apreciação agrega-se tão-somente à identificação da violação culpável da lei penal a fim de reprimi-la através de técnica policial. Uma polícia integrada por juristas, cujos componentes são jurisperitos é uma ofensa à lógica, uma verdadeira agressão à coerência de raciocínio, até porque a análise do direito é atributo exclusivo do Ministério Público, do Poder Judiciário e dos advogados. Vejamos a definição do dicionarista Aurélio para o vocábulo "jurisconsulto", equivalente a jurista: "homem versado na ciência do direito e que faz profissão de dar pareceres acerca de questões jurídicas". Essa enunciação é esclarecedora, isto é, remete às atribuições de advogados, juízes e membros do Ministério Público, não se concilia com as atividades policiais, pelo contrário, exigir do policial a elaboração de pareceres jurídicos equivale a impor ao condutor de ambulância a formulação de diagnostico da doença, foge ao bom senso, quem avalia o estado clínico do paciente é o médico, tal qual o Ministério Público analisa a juridicidade do processo penal e, principalmente, não está adstrito à opinião ou parecer "jurídico" de delegado. Por outro lado, delegado é um cargo perdulário pelo fato de causar um dispêndio elevado aos cofres públicos em função de suas tarefas estarem associadas tão-somente à compilação da investigação realizada por outros policiais e discorrer sobre a conformidade dos princípios do direito, a injuridicidade ou a ilegalidade do ato investigado que é atribuição do Ministério Público. Essa redundância na qual o delegado perde um enorme tempo, pago pelos contribuintes, fazendo um trabalho inóxio que não lhe cabe, cuja elaboração será efetivamente procedida pelo Promotor de Justiça ou Procurador da República, encarece a metodologia em função do desvio de finalidade, da sobreposição de tarefas e pela dispensabilidade desse procedimento que, de fato, não tem qualquer significação ou senso jurídico, afora o afastamento do delegado da trilha policial investigativa.

A atual configuração da polícia brasileira na qual o policial versado em direito centraliza os procedimentos policiais, travestido de promotor de justiça, a fim de priorizar os "métodos e atos jurídicos", subverte a essência da natureza policial e aniquila o gosto pela investigação em função de relegar ao segundo plano os verdadeiros atributos de polícia. Nesse diapasão, os novos policiais são forçados a banir a primazia do esclarecimento do delito para darem preferência à utópica análise jurídica do crime, assim, divagam do objetivo primordial da polícia para aproximarem-se mais do direito adjetivo e focar menos na solução do crime a ser investigado. Sem dúvida, essa inversão de valores é um dos fatores que entravam a engrenagem policial no Brasil.

Encontram-se à disposição na Internet diversos artigos contendo análises comparativas entre o delegado de polícia brasileiro e o Special Agent do FBI, o Federal Bureau of Investigation, onde os autores imputam similitudes em ambas funções. Não sabemos se por inocência, entretanto os referidos artigos não estão em conformidade com o real. Na verdade, o FBI guarda pouca ou nenhuma proporção com a nossa polícia, a começar pelos requisitos de qualificação de formação profissional para o ingresso na carreira de Special Agent que consiste em uma diversificação muito grande de cursos superiores onde, na prática, qualquer disciplina ou curso superior é aceito (https://www.fbijobs.gov/111.asp). Em contrapartida, para o delegado brasileiro a exigência é tão-somente o curso de direito. Trata-se de marcante diferença. Para uma melhor compreensão,  imaginemos a ocorrência de uma ilicitude penal no âmbito contábil, por exemplo, neste caso o Special Agent designado para investigar o mencionado crime seria um contador, em lugar de um delegado brasileiro que nada sabe acerca de sistema contábil. Da mesma forma, se o crime relacionar-se com informática, o investigador será um Special Agent versado em Ciência da Computação ou Tecnologia da Informação e assim sucessivamente. Faz sentido. Trata-se da especialização voltada para a proficiência, otimizando os trabalhos de polícia. Não é à-toa que o Federal Bureau of Investigation é uma das melhores polícia do mundo. Como se vê, o FBI concilia a especialidade do investigante com a natureza do crime a ser investigado, nada mais lógico e sensato, ao contrário da polícia brasileira que dá prioridade ao caráter jurídico da ilicitude penal que em nada ajuda ao esclarecimento do crime. Portanto, no âmbito da investigação, poderíamos dizer que o delegado brasileiro é um investigador calça-curta.

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

O Projeto de Lei nº 7.402/2014 é um misto de simplicidade e evolução porque utiliza-se das leis já existentes para harmonizar-se com elas próprias e, também, dá caráter ou cunho de especialidade à polícia investigativa. Nesse PL, destaca-se o desenvolvimento para a organização policial contido nos seguintes artigos:

“Art. 16. Considera-se autoridade policial de investigação, para os efeitos desta lei, o servidor ocupante de cargo da carreira policial designado por ato do chefe da unidade policial para o exercício da função.

“Art. 17. São requisitos para o exercício da função de autoridade policial de investigação:

“I – Ser servidor estável;

“II – Possuir formação acadêmica superior;

“III – Possuir habilitação específica adquirida em curso ministrado pelas academias de polícia ou instituições congêneres.”

Os citados artigos firmam na polícia brasileira procedimentos investigativos análogos aos adotados pelo FBI, isto é, o policial encarregado da investigação será o especialista na metodologia empregada no crime em questão, tal qual o citado exemplo em que o investigador de um ilícito contábil seria um policial com formação superior em contabilidade. Trata-se, sem dúvida, de um passo de gigante para a eficácia policial no Brasil porque o campo de atuação do investigador irá harmoniza-se com a sua própria habilidade profissional. Por outro lado, elimina-se as excrescências na polícia que, assim como o condutor da ambulância não deve interferir nos trabalhos do médico, o policial também não deve ousar emitir diagnóstico jurídico, abstendo-se de ingerir-se nas atribuições do Ministério Público e do Poder Judiciário.

Dúvidas não persistem quanto à progressão estrutural da polícia contida no Projeto de Lei nº 7.402/2014, especialmente no campo técnico-científico onde haverá um elo entre a investigação criminal e a habilidade técnica do policial; outro benefício associa-se ao real aproveitamento dos recursos humanos, hoje mal distribuídos, causando uma significativa economia financeira para a Nação brasileira pelo fato de, no instante em que o PL tornar-se lei, ocorrer um aumento de efetivo funcional sem novas contratações à medida em que se redistribui a mão-de-obra de policiais já qualificados que hoje estão impedidos de investigar. Mas não é tão fácil, atrever-se a querer melhorar a polícia equivale a transformar-se em saco de pancada. É o que ocorre com o Projeto de Lei sob análise que está sofrendo ataques de delegados e da própria Associação dos Delegados da Polícia Federal, a ADPF. Fato curioso é que a aludida entidade classista não apresenta qualquer sugestão para melhorar a segurança pública, sugere apenas a elaboração de normas para aumentar o poder dos delegados. Por exemplo, querem para si as garantias inerentes ao Poder Judiciário e ao Ministério Público. Pretensão incompreensível, policiais não necessitam de tais garantias que poderiam gerar até procedimentos torpes de alguns policiais. 

Portanto, o forte obstáculo à modernização da polícia investigativa é encetado pelos delegados. A Associação de Delegados da Polícia Federal tornou-se uma entidade cuja função primordial é depreciar a evolução investigativa da polícia. Qualquer que seja a melhoria proposta, mesmo de interesse público, se não contiver um cunho corporativista a ADPF é contra. Essa associação especializou-se em hostilizar os que trabalham na persecução penal em prol da sociedade brasileira. Não faltam manifestações de delegados tratando como inimigos os promotores de justiça e os membros da Procuradoria da República. Para se ter uma idéia do desvario dos delegados, a Associação de Delegados da Polícia Federal, a ADPF, ferindo as regras da razão, recentemente publicou em seu "site" uma charge que associa o Ministério Público ao próprio diabo.

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos