SUS

26/11/2014 às 16:55
Leia nesta página:

Afinal, o que significa "SUS"?

Em síntese, SUS é o sistema público de saúde no Brasil, que garante a todos o acesso aos serviços de saúde, independentemente do pagamento direto de consultas, exames, cirurgias ou tratamentos.

De acordo com a Constituição Federal, “a saúde é direito de todos e dever do Estado, garantindo mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação”.

A Defensora Pública Elisângela Santos de Moura, no artigo “O direito à saúde na Constituição Federal de 1988”, explica que a Constituição Federal atribuiu ao SUS a coordenação e execução das políticas para proteção e promoção da saúde no Brasil. Explica, ainda, que:

A Constituição Federal de 1988 não se limitou a prever a criação de uma estrutura organizacional para garantir o direito à saúde, indicou, ainda, como seria atuação desse órgão administrativo e os objetivos que deveria perseguir, conferindo o esboço do que seria o Sistema Único de Saúde. Mesmo com a previsão constitucional, os procedimentos para o adequado funcionamento do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como as atribuições específicas dos órgãos, só puderam ser concretizadas a partir da elaboração das Leis específicas da Saúde.

Nesse propósito, foi criada a Lei Federal 8080, de 19 de setembro de 1990, que dispõe sobre as atribuições e funcionamento do Sistema Único de Saúde, bem como a Lei Federal 8142, de 28 de dezembro de 1990, que trata sobre a participação da comunidade na gestão do Sistema Único de Saúde e sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde.

Sobre “o advento de uma política de saúde pública e universal” e outros detalhes interessantes do SUS, leia: "O SUS e a Defensoria Pública". 


Texto elaborado por Bruna Ibiapina

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jus.com.br

O site com tudo de Direito e Justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos