Delação e delação premiada

04/01/2015 às 19:26
Leia nesta página:

Delação e colaboração premiada: conceito e aspectos gerais.

De acordo com o Dicionário Compacto Jurídico, de Deocleciano Torrieri Guimarães, delação é a “denúncia de um fato ilícito, reprovável, criminoso, feita por um particular, em geral anônima, envolvendo um crime impune ou preparativos para a sua execução, com a nomeação dos implicados”.

De forma mais específica, Rodrigo Murad do Prado esclarece que “delação é a responsabilização de terceiro, feita por um suspeito, investigado, indiciado ou réu, realizada no bojo de seu interrogatório ou outro ato.”

Assim, fala-se em delação premiada, que nada mais é que dar um prêmio ao delator. A Lei 12.850, de 02 de agosto de 2013, que trata das “organizações criminosas”, fala em “colaboração premiada”.

Marcelo de Freitas Gimenez explica que a delação premiada foi uma forma que o legislador encontrou de incentivar o associado ou partícipe a entregar seus companheiros, tendo como prêmio a diminuição de sua pena. Rodrigo Murad do Prado defende que “o instituto da delação premiada, ao mesmo tempo, representa um importante mecanismo de combate à criminalidade organizada e traduz-se num incentivo legal à traição e, até mesmo, à possível margem para acomodação das investigações criminais”.

Rogério Tadeu Romano elenca quatro importância da delação premiada: “a uma, na identificação dos demais coautores ou partícipes da organização criminosa e das infrações penais praticas; a duas, na revelação da estrutura hierárquica e sua divisão de tarefas na organização criminosa; a três, na recuperação total ou parcial do produto ou proveito das infrações penais praticadas pela organização criminosa; a quatro, na localização de eventual vítima com sua a sua identidade física preservada.”

Delação, portanto, é a denúncia/esclarecimento de fatos ilícitos, sendo incentivada através de “prêmios”, previstos em lei, com o objetivo de elucidar crimes.


Texto elaborado por Bruna Ibiapina

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jus.com.br

O site com tudo de Direito e Justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos