As graves inconstitucionalidades das Medidas Provisórias nº 664/2014 e 665/2014

25/01/2015 às 23:40
Leia nesta página:

Inconstitucionalidades das Medidas Provisórias ns. 664 e 665/2014. Vícios Formal e Material. Vedação do Retrocesso dos Direitos e Garantias Fundamentais Sociais.

Foram publicadas as MP’s ns. 664 e 665/2014, que já padecem do vício da inconstitucionalidade, sob as modalidades formal e material.

Primeiramente, padecem de inconstitucionalidade formal por usurpar competência privativa do Congresso Nacional, notadamente ao dispor sobre direito previdenciário e do trabalho, consoante art. 22, I, da CF/1988.

Quanto à inconstitucionalidade material, a primeira ofensa reside no princípio da dignidade da pessoa humana (art. 1º, III da CF/1988). Ora, inquestionável que a série requisitos infundados criados, como aumento do prazo para a obtenção do de seguro-desemprego, limitação de benefícios previdenciários como pensão por morte, com redução do valor inclusive, aumento do prazo da fixação do abono salarial e outras medidas puramente obstativas, ferem a olhos vistos a dignidade da pessoa humana, em especial, a de duas classes já bastante vilipendiadas no Brasil a dos trabalhadores e a dos aposentados e pensionistas.

No mais, e aí reside o argumento mais sólido, o princípio constitucional da vedação do retrocesso social proíbe o retrocesso dos direitos fundamentais sociais, tais quais se trata no presente caso. Esse princípio agasalha-se nos princípios já exaustivamente tutelados da segurança jurídica e da proporcionalidade, bem como encontra plena ressonância no texto constitucional, notadamente, no art. 5º, §2º, da CF/1988.

Ao fim, visualizadas as graves inconstitucionalidades elencadas nas medidas provisórias publicadas espera-se que toda a sociedade afaste o nefasto retrocesso dos direito sociais no Brasil, afirmando o conteúdo normativo do princípio em comento e que o Judiciário rechace o entendimento prejudicial aos trabalhadores e pensionistas, ao nome de equilibrar as contas, principia-se um ano de 2015 com batalhas sociais e jurídicas muitíssimo próximas.   

 
Assuntos relacionados
Sobre o autor
Thiago dos Santos Ratis

Pós-graduado em Direito e Processo do Trabalho. Bacharel em Direito.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos