Pátrio Poder X Poder Familiar

09/01/2015 às 23:59
Leia nesta página:

O que significa "pátrio poder"? O que significa "poder familiar"?

O Código Civil de 2002 optou por utilizar o termo “poder familiar” no lugar de “pátrio poder”, tendo em vista que este, etimologicamente, remete a “pai”. São termos utilizados para designar o complexo de direitos e deveres que compete aos pais em relação aos filhos menores de 18 anos.

Utilizar a expressão “poder familiar” deixa mais claro que a criação e a educação dos filhos competem ao pai e à mãe, em igualdade de condições, em respeito à Constituição Federal.

O Procurador do Estado, Guilherme Freire de Melo Barros (jusPodivm, 2012), ressalta, inclusive, que a doutrina mais vanguardista tem preferido utilizar o termo “autoridade parental”, utilizado por legislações estrangeiras.

Nesse sentido, Paulo Lôbo (Jus Navigandi, 2006) ressalta que antes mesmo do advento da Constituição Federal de 1988, houve uma implosão, social e jurídica, da família patriarcal, logo, não há porque manter um instituto apenas deslocando o poder do pai (Pátrio) para o poder compartilhado dos pais (familiar), “pois a mudança foi muito mais intensa, na medida em que o interesse dos pais está condicionado ao interesse do filho, ou melhor, no interesse de sua realização como pessoa em formação.”

         De toda sorte, “poder familiar”, como mencionado anteriormente, representa o conjunto de direitos e obrigações dos pais em relação aos filhos menores. Denise Damo Comel (Jus Navigandi, 2004) defende que o polo ativo do poder familiar corresponde aos pais, embora a locução possa dar a entender que seriam incluídos outros integrantes da família, por dois motivos: “primeiro, pela própria natureza do poder familiar, estabelecido em virtude do vínculo da paternidade e maternidade. Depois, porque eventual inclusão de terceiro não encontra qualquer amparo no ordenamento jurídico vigente (...)”.

Interessante conhecer o conceito apresentado por John Locke, na obra “Segundo Tratado sobre o Governo”, no século XVII. Explicava tal filósofo que o pátrio poder ou poder paterno é “aquele que os progenitores têm sobre os filhos para governo destes, visando ao bem deles até que atinjam o uso da razão ou um grau de conhecimento em que se possa supô-los aptos a entender a lei, quer a da natureza, quer a do próprio país (...)”.


Texto elaborado por Bruna Ibiapina

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Jus.com.br

O site com tudo de Direito e Justiça.

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos