Capa da publicação 12/01/2015: o dia em que a imprensa marchou para a França olhando o Brasil pelo retrovisor

12/01/2015: o dia em que a imprensa marchou para a França olhando o Brasil pelo retrovisor

12/01/2015 às 21:56
Leia nesta página:

Por que há uma diferença no tratamento dado pela imprensa brasileira a fatos que ocorrem em outros países e os que ocorrem aqui e que nos afetam diretamente?

A imprensa noticiou com ávido interesse a marcha contra o terrorismo em País. A irracionalidade dos jornalistas foi tão grande, que eles se esqueceram de dizer que os presidentes da Ucrânia e de Israel, que estavam presentes no evento, são acusados de terrorismo em razão de bombardearem civis com fósforo branco (produto incendiário cujo uso militar é vedado por convenções internacionais em vigor).

Hoje ocorreu uma marcha bem mais importante para os brasileiros. Refiro-me à manifestação de operários que correm o risco de perder o emprego no ABC http://economia.ig.com.br/2015-01-12/protesto-de-metalurgicos-interdita-parcialmente-a-rodovia-anchieta.html .  A imprensa, que lucra com os anúncios publicitários das fábricas que aterrorizam seus empregados com o desemprego, parece se interessar mais pelo terrorismo religioso “made in France” do que pelo seu congênere laico e empresarial “made in Brazil”.

Na imprensa, o mundo é apresentado sempre de ponta cabeça. O que é menos importante para os brasileiros (o terrorismo que ocorre na França) é apresentado com mais espaço, estardalhaço e ênfase do que aquilo que realmente nos interessa.  O tratamento dispensado pelo IG às duas marchas evidencia isto. A matéria sobre a marcha que ocorreu na França http://ultimosegundo.ig.com.br/mundo/2015-01-11/marchas-ao-redor-do-mundo-homenageiam-vitimas-de-ataque-terrorista-em-paris.html tem mais de 60 linhas e é ilustrada com 7 fotos. Com os futuros desempregados brasileiros o IG gastou apenas 21 linhas e as ilustrou com 1 foto.

Se consultarmos o Google veremos como esta distorção é realmente colossal. A expressão “marcha contra o terrorismo na França” resulta em 1.260.000 resultados (existem 316.000 notícias sobre este assunto). Para a expressão "protesto de metalúrgicos no ABC, janeiro 2015" existem apenas 55.700 referências (são 7.900 notícias sobre o assunto). Qual das duas questões tem mais probabilidade de despertar o interesse dos brasileiros? Não seria difícil encontrar alguém durante o protesto no ABC consultando notícias no Smartphone sobre o atentado na França. Não creio porém que algum francês estivesse consultando notícias sobre o desemprego no Brasil durante a marcha contra o terrorismo em Paris.

A morte de 12 chargistas num país distante provoca intensa comoção nos jornalistas brasileiros. Os mesmos, porém, não ficam tão comovidos com o desemprego de milhares de brasileiros que em alguns meses podem estar do outro do lado da rua pedindo esmolas. Se alguns destes brasileiros morrerem de fome a culpa da tragédia será atribuída aos empresários (que pagam anúncios nos veículos de comunicação) ou ao governo que não ampliou o prazo do Seguro Desemprego?  

Humanismo e jornalismo parecem ser coisas absolutamente distintas. O tratamento distinto dispensado aos dois grupos de vítimas (chargistas franceses x operários brasileiros) indica que há uma espécie de hierarquia no imaginário jornalístico. O fundamento desta é o racismo? Como e porque a vida de um francês é melhor que a de um brasileiro? Não somos todos homens? Não gozamos todos dos mesmos direitos prescritos pela Declaração Universal dos Direitos do Homem?

O terror é repugnante e deve ser combatido na forma da Lei. Mas há outra espécie de terror bem mais insidioso, silencioso e letal que não desperta muito interesse jornalístico. Refiro-me ao terrorismo empresarial que faz as pessoas marchar porque tem medo de morrer de fome aqui e agora. Estes operários do ABC são nossos conterrâneos, são nossos vizinhos. Eles não merecem o mesmo respeito humano e a mesma atenção jornalística que os franceses?

Assuntos relacionados
Sobre o autor
Fábio de Oliveira Ribeiro

advogado em Osasco (SP)

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos