O inquérito policial e a garantia dos direitos fundamentais

10/02/2015 às 09:45
Leia nesta página:

Garantia dos direitos constitucionais no Inquérito Policial.

O Inquérito policial é um procedimento de natureza administrativa, realizado pela Policia Judiciária, sob a presidência de um Delegado de Policia, e sua finalidade é angariar indícios de autoria e materialidade de um crime para que o Ministério Publico possa embasar uma eventual ação penal.

 De mera peça informativa, após a promulgação da Constituição federal  de 1988 o inquérito passou a ser um instrumento de garantia dos direitos fundamentais da pessoa.

Outrora visto como procedimento de exercício do poder autoritário do Estado, propenso a violar os direitos e garantias do investigado, deu origem a correntes pleiteando a sua extinção.

No entanto os argumentos apresentados tratavam se apenas de falácias.

O Inquérito policial de hoje é peça administrativa, e também um instrumento garantidor da ordem publica e das garantias fundamentais, previstas na Constituição Federal .  

A Portaria do Diretor Geral de Policia nº18, de 25 de novembro de 1988, do Estado de São Paulo, dispõe sobre medidas e cautelas a serem adotadas na elaboração de inquéritos policiais de forma a resguardar a garantia dos direitos da pessoa humana.

O IP garante ao investigado direito de não ser submetido a um processo criminal infundado. Trata se de uma arma contra as ações penais temerárias atendendo aos mandamentos constitucionais do art. 5º e incisos da Constituição Federal de 1988, caracterizando se desse modo como instrumento essencial no Estado De Direito Democrático.

O direito a integridade física e moral destina se a todos aqueles presos em flagrante delito, prisões cautelares ou já condenados.

Exemplo elucidativo deste direito é a determinação da Autoridade Policial para a realização de um exame de corpo de delito , no qual , o perito atesta as condições físicas em que se encontra o autuado em flagrante, juntando o laudo aos autos do inquérito.

O defensor do autuado em flagrante também  poderá requerer a Autoridade a realização deste exame.

O exame de corpo de delito é uma garantia a ambas as partes.

De um lado preserva a integridade do preso em flagrante servindo de prova de eventual abuso praticado pelos agentes da policia, ao mesmo tempo que resguarda a autoridade de não ser responsável por qualquer pratica de tortura ou abuso .

  O titulo II, Dos Direitos e Garantias Fundamentais, art. 5º, inciso III, da Constituição, estabelece que ninguém será submetido á tortura nem a tratamento desumano ou degradante.

O artigo 5º, inciso XLIX assegura ao preso o respeito a integridade física e moral , assim como o artigo 38 do Código Penal Brasileiro.

O segundo direito garantido constitucionalmente é a comunicação da prisão ao Juiz, Defensoria Publica e Família. Tal direito também diz respeito a Prisão em flagrante, e se não forem observados na lavratura do flagrante podem levar ao relaxamento da prisão.

Com advento da atual Constituição Federal houve a necessidade do artigo 306 do Código de Processo Penal passar por uma pequena alteração em seu texto, na antiga redação após a prisão em flagrante a Autoridade Policial teria prazo de 24 horas para entrega de nota de culpa ao preso.

O  Art. 5  da CF , incisos LXI e LXII garante ao preso que sua prisão , bem como , o lugar onde ele se encontra sejam comunicados imediatamente ao juiz competente, a sua família ou a pessoa por ele indicada e garante que sejam informados seus direitos.

A redação atual do artigo 306 do CPP diz  que a prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicadas imediatamente ao juiz competente, ao Ministério Publico e a família do preso ou a pessoa por ele indicada......

                                                               Art. 306. A prisão de qualquer pessoa e o local onde se encontre serão comunicados imediatamente ao juiz competente e à família do preso ou a pessoa por ele indicada. (Redação dada pela Lei nº 11.449, de 2007).

                                                            § 1o Dentro em 24h (vinte e quatro horas) depois da prisão, será encaminhado ao juiz competente o auto de prisão em flagrante acompanhado de todas as oitivas colhidas e, caso o autuado não informe o nome de seu advogado, cópia integral para a Defensoria Pública. (Redação dada pela Lei nº 11.449, de 2007).

                                                            § 2o No mesmo prazo, será entregue ao preso, mediante recibo, a nota de culpa, assinada pela autoridade, com o motivo da prisão, o nome do condutor e o das testemunhas. (Incluído pela Lei nº 11.449, de 2007).

Tal garantia da ao preso o direito de não ser mantido em cárcere se não nas hipóteses previstas em lei. O IP torna se assim um instrumento contra a privação desnecessária da liberdade.

Direito de permanecer em silencio, também previsto no art. 5º da CF , LXIII,  tal  previsão fundamenta se no direito do investigado de não produzir provas contra si mesmo, e de que seu silencio não pode ser revertido em prejuízo próprio.

A redação do art. 186 do CPP, após 2003 diz

                                                  Art. 186. Depois de devidamente qualificado e cientificado do inteiro teor da acusação, o acusado será informado pelo juiz, antes de iniciar o interrogatório, do seu direito de permanecer calado e de não responder perguntas que lhe forem formuladas. (Redação dada pela Lei nº 10.792, de 1º.12.2003)

Assine a nossa newsletter! Seja o primeiro a receber nossas novidades exclusivas e recentes diretamente em sua caixa de entrada.
Publique seus artigos

Parágrafo único. O silêncio, que não importará em confissão, não  poderá ser interpretado em prejuízo da defesa. (Incluído pela Lei nº 10.792, de 1º.12.2003)

Ainda no art. 5º da CF, o inciso LXIV dá ao preso, no ato do interrogatório policial, o direito a identificação dos responsáveis por sua prisão ou por seu interrogatório.

A norma constitucional dirige se a prevenir prisões arbitrarias, bem como interrogatórios com emprego de métodos condenáveis, como a tortura.

Ao começar o interrogatório o Delegado de Policia deve identificar se ao interrogado e informa lo sobre os demais direitos previstos na Constituição.  O objetivo é evitar os interrogatórios secretos, sigilosos, que visam extrair uma confissão forçada mediante violência física ou psicológica.

O Inquérito Policial, principalmente após a promulgação da Constituição Federal de 1988 é um instrumento essencial ao Estado Democrático de Direito e deve se visto como uma ferramenta de defesa dos direitos e garantias fundamentais da pessoa humana.

Assuntos relacionados
Sobre a autora
Michele S. Biagi

Bacharel em Direito. Pós graduando em Direito Processual Penal

Informações sobre o texto

Este texto foi publicado diretamente pelos autores. Sua divulgação não depende de prévia aprovação pelo conselho editorial do site. Quando selecionados, os textos são divulgados na Revista Jus Navigandi

Publique seus artigos Compartilhe conhecimento e ganhe reconhecimento. É fácil e rápido!
Publique seus artigos